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Estudo da continuidade

Estudo da continuidade

Mensagempor Sherminator » Qua Nov 28, 2012 07:33

Bom dia.

Estou aqui com um problema que não consigo resolver, preciso de determinar o parâmetro k, de forma a que a função g, seja contínua em todo o seu domínio, alguém me ajuda se faz favor?

g(x) = \begin{cases} 
4(k+lnx), & \text{ se } x >1.\\
\frac{e^{x-1}-1}{4x-4}, & \text{ se } x \leq1
\end{cases}
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Re: Estudo da continuidade

Mensagempor Russman » Qua Nov 28, 2012 14:11

Para que a função seja contínua é necessário, nesse caso, que tenha o mesmo valor para x=1.

Aplique x=1 na equação para x>1 e x=1 na equação para x<1. Em seguida iguale as duas e isole o valor k.
"Ad astra per aspera."
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Re: Estudo da continuidade

Mensagempor Sherminator » Qua Nov 28, 2012 15:06

Sendo assim ficaria:

g(x) = \begin{cases} 
4(k+ln1), & \text{ se } x >1.\\
\frac{e^{1-1}-1}{4(1)-4}, & \text{ se } x \leq1
\end{cases}

g(x) = \begin{cases} 
4(k+0), & \text{ se } x >1.\\
\frac{e^{0}-1}{0}, & \text{ se } x \leq1
\end{cases}

g(x) = \begin{cases} 
4k, & \text{ se } x >1.\\
\frac{0}{0}, & \text{ se } x \leq1
\end{cases}

Será que resolvi bem até aqui? A de baixo é uma indeterminação, verdade? Sendo assim terei de resolver a sua indeterminação? O meu problema é mesmo trabalhar com o e, faz-me bastante confusão.
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Re: Estudo da continuidade

Mensagempor Sherminator » Qui Nov 29, 2012 14:00

Alguém me poderia dizer se o meu procedimento foi correto e ajudar-me a partir daí se faz favor?
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Re: Estudo da continuidade

Mensagempor Fabio Wanderley » Qui Nov 29, 2012 14:08

Olá, Sherminator,

Se você tiver acesso ao livro do Guidorizzi (vol. 1, 5 ed.), observando as páginas 134 e 135, imagino que você conseguirá resolver a função para x \leq 1.

Agora estou de saída. Logo que puder eu tentarei ajudá-lo, caso ninguém tenha o feito.

Até mais!
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Re: Estudo da continuidade

Mensagempor Fabio Wanderley » Sex Nov 30, 2012 09:23

Bom dia, Sherminator,

Eu fiz uma resolução aqui. Você tem a resposta? Encontrei que k=\frac{1}{16}. É isso?

Se for, postarei a resolução para que os colegas a analisem.

Até mais!
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Re: Estudo da continuidade

Mensagempor Sherminator » Sex Nov 30, 2012 12:35

Boa tarde, não tenho a resposta, este foi um exercício que saiu num exame que não consegui resolver.

Vou dar uma olhadela nesse livro que sugeriu, obrigado :y:

Pode postar a sua resolução se faz favor?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?