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função - unesp

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Mensagempor karen » Ter Nov 27, 2012 20:01

Uma cultura de bactérias cresce segundo a lei N\left(t \right) = a . {10}^{\lambda.t}, onde N(t) é o número de bactérias em t horas, t\geq0, e a e \lambda são constantes estritamente positivas. Se após 2 horas o número inicial de bactérias, N(0), é duplicado, após 6horas o número de bactérias será:

Primeiro eu fiz N\left(2 \right) = a . {10}^{2.\lambda} = 2 . N\left(0 \right) = 2 . a
e cheguei em {10}^{2.\lambda} = 2

Não sei continuar...
karen
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Re: função - unesp

Mensagempor e8group » Ter Nov 27, 2012 20:13

Aplique logaritmo em ambos lados . Vamos ter ,

log(10^{2\cdot \lambda} ) =  2\cdot \lambda =   log(2)       \leftrightarrow   2^{-1} ( 2\cdot \lambda )  = 2^{-1} log(2)  \leftrightarrow   \lambda  =  \frac{log(2)}{2} .Agora tente concluir o exercício .
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Re: função - unesp

Mensagempor karen » Ter Nov 27, 2012 20:31

Continuando...

N(6) = a . {10}^{6 . log2/2}
N(6) = a . {10}^{3 . log2}

E agora?
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Re: função - unesp

Mensagempor e8group » Ter Nov 27, 2012 20:43

n(6) =  a \cdot 10^{3log(2)}  = a \cdot 10^{log(8)}

Por definição ,

a^{log_a(b)}  = b .É fácil ver que , log_a(b) = log_a(b) aplicando a definição de logaritmo b = a^{log_a(b) } . Daí ,

n(6) =  a \cdot 10^{3log(2)}  = a \cdot 10^{log(8)} =   a \cdot 8  =  8a
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Re: função - unesp

Mensagempor karen » Ter Nov 27, 2012 20:47

bacana, vou dar uma revisada nessas propriedades....
Obrigadão!
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.