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[Equação quadrática]-UFLA-MG

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Mensagempor JU201015 » Dom Nov 18, 2012 21:28

Uma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?
Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.
Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.
Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a equação da quarta parábola. Me ajudem?
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Seg Nov 19, 2012 11:58

JU201015 escreveu:ma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?

Vamos avaliar seu desenvolvimento :

JU201015 escreveu:Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.


Levando em conta que em cada parábola , suas distâncias são proporcionais pela razão q  = 4/3 , Por definição de P.G , a altura máx.da última parábola , será : [Unparseable or potentially dangerous latex formula. Error 6 ] .

JU201015 escreveu:Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.


Correto .


JU201015 escreveu:Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a
equação da quarta parábola. Me ajudem?


Por favor , leia novamente o texto . E veja a definição de P.G .

Ressaltando que a parábola pode ser escrita na forma fatorada : a(x-r_1)(x-r_2) r_1 , r_2 são raízes .

Não tempo + p/ dar atenção .Prometo mais tarde voltar aq , p/ concluir algumas observações .
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor JU201015 » Seg Nov 19, 2012 13:27

santhiago escreveu:
JU201015 escreveu:ma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?

Vamos avaliar seu desenvolvimento :

JU201015 escreveu:Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.


Levando em conta que em cada parábola , suas distâncias são proporcionais pela razão q  = 4/3 , Por definição de P.G , a altura máx.da última parábola , será : [Unparseable or potentially dangerous latex formula. Error 6 ] .

JU201015 escreveu:Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.


Correto .


JU201015 escreveu:Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a
equação da quarta parábola. Me ajudem?


Por favor , leia novamente o texto . E veja a definição de P.G .

Ressaltando que a parábola pode ser escrita na forma fatorada : a(x-r_1)(x-r_2) r_1 , r_2 são raízes .

Não tempo + p/ dar atenção .Prometo mais tarde voltar aq , p/ concluir algumas observações .


Ok =D
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Seg Nov 19, 2012 20:01

JU201015 , boa tarde . hoje a caminho da faculdade , pensei nesta questão e há algumas observações a ser feita ,há uma possibilidade de erro na interpretação pela minha pessoa . Meu tempo etstar escasso mas gostaria de ajudar mis tarde , mas deixo a vontade os demais usuários do fórum ajudar .
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Seg Nov 19, 2012 21:40

Avaliei aqui . Seu raciocínio estar parcialmente certo .Vamos começa por aqui . Como vc disse , " Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8 . "

Isto é , as raízes da quarta parábola são 6 ,  8 .

Lembrando que podemos reescrever a equação na forma fatorada ,segue que :

p_4 :  y=  a (x-6)(x-8)   =   ax^2 - a14x + 48 .

Através do y_v sabemos que por um lado y_v  =  - \frac{\Delta}{4a}  =  \frac{4 \cdot 48 - (-14)^2 }{4a}  =  - \frac{1}{a} .

Entretanto , sabemos que o a altura máxima de cada parábola é 4/3 da anterior . Por P.G temos que ,

y_v = \left(\frac{4}{3} \right )^3 \cdot 4   =   \frac{-1}{a}  \implies  a  =  \frac{-27}{256} .


Assim, a quarta parabola será : y =  - \frac{27}{256}\left( x^2  - 14x + 48 \right) .


Se você tem recursos de ver isto geometricamente ,o geogebra é muito bom . Este exercício é interessante no ponto de vista físico a trajetória que a bola faz descrito ao longo das parábolas .

Comente qualquer coisa aí .
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor JU201015 » Ter Nov 20, 2012 11:13

santhiago escreveu:Avaliei aqui . Seu raciocínio estar parcialmente certo .Vamos começa por aqui . Como vc disse , " Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8 . "

Isto é , as raízes da quarta parábola são 6 ,  8 .

Lembrando que podemos reescrever a equação na forma fatorada ,segue que :

p_4 :  y=  a (x-6)(x-8)   =   ax^2 - a14x + 48 .

Através do y_v sabemos que por um lado y_v  =  - \frac{\Delta}{4a}  =  \frac{4 \cdot 48 - (-14)^2 }{4a}  =  - \frac{1}{a} .

Entretanto , sabemos que o a altura máxima de cada parábola é 4/3 da anterior . Por P.G temos que ,

y_v = \left(\frac{4}{3} \right )^3 \cdot 4   =   \frac{-1}{a}  \implies  a  =  \frac{-27}{256} .


Assim, a quarta parabola será : y =  - \frac{27}{256}\left( x^2  - 14x + 48 \right) .


Se você tem recursos de ver isto geometricamente ,o geogebra é muito bom . Este exercício é interessante no ponto de vista físico a trajetória que a bola faz descrito ao longo das parábolas .

Comente qualquer coisa aí .


Obrigada por responder e, sorry por tomar seu tempo rsrs Mas se der, me tira umas dúvidas?
Como eu chego no gabarito que é -27/16(x-6)(x-8)? De acordo com o que eu tinha feito sobre a altura máxima de cada parábola, a altura da quarta seria 27/16. Como eu poderia encontrar "a" com a altura máxima, que é 27/16? Eu tentei igualar com Yv assim:
\frac{27}{16}=\frac{-({b}^{2}-4ac)}{4a}
Se substituíssemos os valores da equação ax^2 - a14x + 48 daria certo?
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Ter Nov 20, 2012 17:35

Altura da primeira parábola :

4 u.c

Altura da segunda parábola :

4 \cdot \frac{4}{3}   =   \frac{16}{3}  u.c

Altura da terceira parábola :

\frac{16}{3}  \cdot \frac{4}{3}  =    \frac{64}{9}  u.c

Altura da quarta parábola :

\frac{64}{9}  \cdot  \frac{4}{3}   =    \frac{256}{27}  =  \frac{4^4}{3^3} .


Perceba que todo esse processo é oriundo de : a_n   =  \left(\frac{4}{3} \right)^{n-1} \cdot 4 .

Agora calculando o y_v por , \frac{- \Delta}{4a}   =    \frac{- ((-14a)^2 - 4\cdot a \cdot 48a}{4a} =  \frac{256}{27} .Calculando achará a =  \frac{256}{27} .

Desculpa , não estou conseguindo chegar no gabarito . Vou ficar te devendo esta ..
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor DanielFerreira » Ter Nov 20, 2012 21:47

Santhiago,
há um lapso no enunciado da Ju. O primeiro e o segundo toque no chão formam a primeira parábola, e ela é a maior. Então a próxima parábola (segunda) não poderá ter a altura maior que a anterior, mas de acordo com o enunciado é \frac{4}{3}.

\\ \begin{cases} \textup{parabola I}: h_1 = k \Rightarrow \boxed{h_1 = 4} \\\\ \textup{parabola II}: h_2 = \frac{3k}{4} \Rightarrow \boxed{h_2 = 3} \\\\ \textup{parabola III}: h_3 = \frac{9k}{16} \Rightarrow \boxed{h_3 = \frac{9}{4}} \\\\ \textup{parabola IV}: h_4 = \frac{27k}{64} \Rightarrow \boxed{h_4 = \frac{27}{16}} \end{cases}


A equação é dada por:
\\ a(x - 6)(x - 8) = 0 \\ a(x^2 - 14x + 48) = 0 \\ ax^2 - 14ax + 48a


Portanto,

\\ - \frac{\Delta }{4a} = \frac{27}{16} \\\\\\ - \frac{\Delta }{a} = \frac{27}{4} \\\\ - 4\Delta  = 27a \\\\ - 4(b^2 - 4ac) = 27a \\\\ - 4(196a^2 - 192a^2) = 27a \\\\ - 16a^2 = 27a \\\\ \boxed{a = - \frac{27}{16}}

Daí,

\\ \boxed{\boxed{- \frac{27}{16}(x - 8)(x - 6)}}
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: [Equação quadrática]-UFLA-MG

Mensagempor e8group » Qua Nov 21, 2012 06:51

Bom dia danjr5 , Muito obrigado . Realmente 4/3 > 1 , logo a da próxima parábola será maior que dá anterior . Isto não pode ser verdade .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?