por JU201015 » Dom Nov 18, 2012 21:28
Uma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?
Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.
Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.
Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a equação da quarta parábola. Me ajudem?
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por e8group » Seg Nov 19, 2012 11:58
JU201015 escreveu:ma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?
Vamos avaliar seu desenvolvimento :
JU201015 escreveu:Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.
Levando em conta que em cada parábola , suas distâncias são proporcionais pela razão

, Por definição de P.G , a altura máx.da última parábola , será : [Unparseable or potentially dangerous latex formula. Error 6 ] .
JU201015 escreveu:Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.
Correto .
JU201015 escreveu:Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a
equação da quarta parábola. Me ajudem?
Por favor , leia novamente o texto . E veja a definição de P.G .
Ressaltando que a parábola pode ser escrita na forma fatorada :

são raízes .
Não tempo + p/ dar atenção .Prometo mais tarde voltar aq , p/ concluir algumas observações .
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por JU201015 » Seg Nov 19, 2012 13:27
santhiago escreveu:JU201015 escreveu:ma bolinha de tênis, após se chocar com o solo, no ponto O, segue uma trajetória ao longo de quatro parábolas. A altura máxima atingida em cada uma das parábolas é 4/3 do valor da altura máxima da parábola anterior. Sabendo-se que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais e que a equação da primeira parábola é y=-4x²+8x, a equação da quarta parábola é?
Vamos avaliar seu desenvolvimento :
JU201015 escreveu:Bom, o Yv da primeira parábola, é 4 ou seja, a altura máxima atingida pela primeira parábola é 4. Se a altura da primeira é 4/3 da próxima, então a altura máxima da segunda será 3, da terceira 9/4 e da quarta 27/16.
Levando em conta que em cada parábola , suas distâncias são proporcionais pela razão

, Por definição de P.G , a altura máx.da última parábola , será : [Unparseable or potentially dangerous latex formula. Error 6 ] .
JU201015 escreveu:Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8.
Correto .
JU201015 escreveu:Concluindo, eu sei que o Yv da terceira função será 27/16 e as raízes 6 e 8. Mas não consigo montar a
equação da quarta parábola. Me ajudem?
Por favor , leia novamente o texto . E veja a definição de P.G .
Ressaltando que a parábola pode ser escrita na forma fatorada :

são raízes .
Não tempo + p/ dar atenção .Prometo mais tarde voltar aq , p/ concluir algumas observações .
Ok =D
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por e8group » Seg Nov 19, 2012 20:01
JU201015 , boa tarde . hoje a caminho da faculdade , pensei nesta questão e há algumas observações a ser feita ,há uma possibilidade de erro na interpretação pela minha pessoa . Meu tempo etstar escasso mas gostaria de ajudar mis tarde , mas deixo a vontade os demais usuários do fórum ajudar .
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por e8group » Seg Nov 19, 2012 21:40
Avaliei aqui . Seu raciocínio estar parcialmente certo .Vamos começa por aqui . Como vc disse , " Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8 . "
Isto é , as raízes da quarta parábola são

.
Lembrando que podemos reescrever a equação na forma fatorada ,segue que :

.
Através do

sabemos que por um lado

.
Entretanto , sabemos que o a altura máxima de cada parábola é 4/3 da anterior . Por P.G temos que ,

.
Assim, a quarta parabola será :

.
Se você tem recursos de ver isto geometricamente ,o geogebra é muito bom . Este exercício é interessante no ponto de vista físico a trajetória que a bola faz descrito ao longo das parábolas .
Comente qualquer coisa aí .
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por JU201015 » Ter Nov 20, 2012 11:13
santhiago escreveu:Avaliei aqui . Seu raciocínio estar parcialmente certo .Vamos começa por aqui . Como vc disse , " Eles disseram que as distâncias entre os pontos onde a bolinha toca o solo são iguais. Se a primeira é 0, e a segunda é 2(as raízes da função), a terceira será 4, o quarto ponto 6 e o último 8 . "
Isto é , as raízes da quarta parábola são

.
Lembrando que podemos reescrever a equação na forma fatorada ,segue que :

.
Através do

sabemos que por um lado

.
Entretanto , sabemos que o a altura máxima de cada parábola é 4/3 da anterior . Por P.G temos que ,

.
Assim, a quarta parabola será :

.
Se você tem recursos de ver isto geometricamente ,o geogebra é muito bom . Este exercício é interessante no ponto de vista físico a trajetória que a bola faz descrito ao longo das parábolas .
Comente qualquer coisa aí .
Obrigada por responder e, sorry por tomar seu tempo rsrs Mas se der, me tira umas dúvidas?
Como eu chego no gabarito que é -27/16(x-6)(x-8)? De acordo com o que eu tinha feito sobre a altura máxima de cada parábola, a altura da quarta seria 27/16. Como eu poderia encontrar "a" com a altura máxima, que é 27/16? Eu tentei igualar com Yv assim:

Se substituíssemos os valores da equação

daria certo?
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por e8group » Ter Nov 20, 2012 17:35
Altura da primeira parábola :
Altura da segunda parábola :
Altura da terceira parábola :
Altura da quarta parábola :

.
Perceba que todo esse processo é oriundo de :

.
Agora calculando o

por ,

.Calculando achará

.
Desculpa , não estou conseguindo chegar no gabarito . Vou ficar te devendo esta ..
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por DanielFerreira » Ter Nov 20, 2012 21:47
Santhiago,
há um lapso no enunciado da
Ju. O primeiro e o segundo toque no chão formam a primeira parábola, e ela é a maior. Então a próxima parábola (segunda) não poderá ter a altura maior que a anterior, mas de acordo com o enunciado é

.

A equação é dada por:

Portanto,

Daí,

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por e8group » Qua Nov 21, 2012 06:51
Bom dia danjr5 , Muito obrigado . Realmente

, logo a

da próxima parábola será maior que dá anterior . Isto não pode ser verdade .
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Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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