por Deronsi » Sex Nov 09, 2012 22:22
minha dúvida é o seguinte estou aprendendo ln e log na faculdade.
a primeira pergunta é :
01-qual tempo de duplicações de preços que estão crescendo a 5% ao ano? eu encontrei isso.
encontrei:
M=c.(1+i)^t
2c=C.(1+i)^t obs: C com C corta
______C
(1+i)^t=2 osb: aqui faz a regra do tombo porque ?
t(1+0,05)=2
t = log2 Obs: por que eu uso o log e não o ln?
___log1,05
resposta: 14,20 anos
e como que eu sei que preciso necessariamente usar o log pra resolver o exercicio inveis do ln? o que eu devo levar em consideração ?
______________________________________________________________________________________________________________
02- A quantidade de A, em mg, que permanece no corpo t horas após ter ingerido um remédio, é dada por A = 10.(0,82)^t
A) quanto tempo leva para permanece no corpo apenas 1 mg do remédio. Resposta: 11,60 horas.
Resolução:
A=10(0,82)^t=1mg
(0,82)^t= 1/10 obs: por que aqui fica 1 sobre 10? por que ta multiplicando e passa dividindo ?
portanto.
ln(0,82)^t=ln(1/10) obs: por que eu faço o ln? o que eu quero encontrar a função inversa?
t=(-0,1984)
_ (-2,3025)
t: 11,60 horas
fico um pouco intenso , mas caso alguém conseguir interpretar o que eu escrevi, vou agradecer muito.
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Deronsi
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por DanielFerreira » Sex Nov 09, 2012 22:52
Olá
Deronsi,
boa noite!
Procure postar uma pergunta por tópico, ok?!
Deronsi escreveu:01-qual tempo de duplicações de preços que estão crescendo a 5% ao ano? eu encontrei isso.
encontrei:
M=c.(1+i)^t
2c=C.(1+i)^t obs: C com C corta
______C
(1+i)^t=2 osb: aqui faz a regra do tombo porque ?
t(1+0,05)=2
t = log2 Obs: por que eu uso o log e não o ln?
___log1,05
resposta: 14,20 anos
e como que eu sei que preciso necessariamente usar o log pra resolver o exercicio inveis do ln? o que eu devo levar em consideração ?

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por Deronsi » Sex Nov 09, 2012 22:59
ok. me desculpe vou criar um outro tópico para a outra pergunta.
em relação a informação que voce me passou !
por que voce utilizou os dois log e ln ?
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por DanielFerreira » Sex Nov 09, 2012 23:09
Para mostrar que o resultado será o mesmo!
A diferença entre eles é a
base, poderá mudá-la quando quiser, para isso, deverá saber que

e fazer a mudança de base.
Sabe como mudar a base de um logaritmo?
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por Deronsi » Sáb Nov 10, 2012 00:00
danjr5 escreveu:Para mostrar que o resultado será o mesmo!
A diferença entre eles é a
base, poderá mudá-la quando quiser, para isso, deverá saber que

e fazer a mudança de base.
Sabe como mudar a base de um logaritmo?
com log eu sei, joga na base de 10 mas eu não seu se com o lgartimo neperiano é a mesma situação!
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por DanielFerreira » Sáb Nov 10, 2012 00:05
O logaritmo neperiano é na base

.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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