por Estudante13 » Sex Nov 09, 2012 23:30
TITULO: Fatoração por agrupamento
ax+bx+ay+by=
x(a+b)+y(a+b)=
(a+b)(x+y)
---------------------------------------------
mx-nx+2m-2n=
x(m-n)+2(m-n)=
(m-n).(x+2)
--------------------------------------------
a³+a²+a+1=
a².(a+1)+1.(a+1)=
(a+1).(a²+1)
-----------------------------------------------
2ax+bx-10a-5b=
x(2a+b)-5(2a+b)=
(2a+b).(x-5)
-------------------------
3ax+6a+b²x+2b²=
3a(x+2)+b²(x+2)=
(x+2).(3a+b²)
....................................................
Eu só queria uma explicação para saber como se chega a esse resultado, pode ser com ouro exemplos rsrs
recebi ajuda de outro professor aki do ajuda matemática , mas eu estava lendo a sua resposta e ela me ajudou muito, mas eu resolvi postar outra só por precaução rsrs

Obrigada pela atenção.
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por DanielFerreira » Sex Nov 09, 2012 23:55
Estudante13,
acredito que você tenha se referido ao
Cleyson007, né? Então, se você entendeu direitinho o que ele te explicou vai ficar mais fácil compreender o
agrupamento.
O
fator comum aos dois primeiros termos é o

, então vamos colocá-lo em
evidência; faça o mesmo com o 3º e o 4º termo, nesse caso, o fator comum é o

.

Note que

é o fator comum do "1º" e "2º" termos, portanto, podemos colocá-lo em evidência, veja:
![\\ (a + b)[x + y] = \\\\ \boxed{(a + b)(x + y)} \\ (a + b)[x + y] = \\\\ \boxed{(a + b)(x + y)}](/latexrender/pictures/ac83ee463b71cde006899cad281d12f1.png)
Siga o mesmo raciocínio para os outros exemplos.
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virtude é fazer."
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por Estudante13 » Sáb Nov 10, 2012 20:00
danjr5 escreveu:Estudante13,
acredito que você tenha se referido ao
Cleyson007, né? Então, se você entendeu direitinho o que ele te explicou vai ficar mais fácil compreender o
agrupamento.
O
fator comum aos dois primeiros termos é o

, então vamos colocá-lo em
evidência; faça o mesmo com o 3º e o 4º termo, nesse caso, o fator comum é o

.

Note que

é o fator comum do "1º" e "2º" termos, portanto, podemos colocá-lo em evidência, veja:
![\\ (a + b)[x + y] = \\\\ \boxed{(a + b)(x + y)} \\ (a + b)[x + y] = \\\\ \boxed{(a + b)(x + y)}](/latexrender/pictures/ac83ee463b71cde006899cad281d12f1.png)
Siga o mesmo raciocínio para os outros exemplos.
Ok, mas eu... sei la não to conseguindo entender fatoração de agrupamento, eu tava fazendo um exercício e não entendi o fator comum dele...
x³-x²+x-1=
x²(x-1)+1.(x-1)-------------- Porque o fator comum é "x²" porque??
(x-1).(x²+1)
--------------------------------------------------------------------------------------
outra pergunta rsrs,
nunca consigo chegar ao resultado final dessas 2 contas rsrs, de todas as contas desse tipo rsrsr
a) xy-y+rs-s=
b)2b²+ab²+2c³+ac3
c) 4y? - 6y? +8y -12=
...Por exemplo,
a letra:
c) 4y? - 6y? +8y -12=
2(y-3/2)(2y?+4)= ------------Pq o fator comum é 2? e uma explicação para chegar ao resultado
2(y-3/2)(y?+2)
b)2b²+ab²+2c³+ac3
b(2+a+b)+c(2+c)
o meu resultado dessa conta foi= (b+c)(2+a+b+c)---- sei que está errado o resultado mas não consigo botar o correto uma explicação pf pf pf ( sei que estou abusando aqui do ajuda matemática mas porfavor rsrs)
Obrigada pela atenção.
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por young_jedi » Sáb Nov 10, 2012 21:04

nos dois primeiros termos da expressão temos que o elemento em comum neles é

colocando em evidencia

nos dois ultimos termos temos que o elemento comum deles é

colocando em evidencia

temos agora uma expressão que é a soma de dois termos, e o elemento em comum entre eles é o (2+a) então colocando em evidencia

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por Cleyson007 » Sáb Nov 10, 2012 21:09
Olá, boa noite!

Foi escolhido o

porque ele é o maior divisor dos dois primeiros elementos simultaneamente.
Quanto ao terceiro e quarto elemento foi multiplicado por 1.
Quanto às outras dúvidas:
a)

Analisando os dois primeiros elementos (que tem elementos em comum y)..

Analisando o terceiro e o quarto elemento (que tem elementos em comum s)..

Resultado:

A segunda dúvida o Young_jedi já te ajudou

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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por Estudante13 » Sex Nov 09, 2012 22:52
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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