Ok, vamos por partes...
Sabemos que quando uma função

possui uma base definida e com a variável

restrita no conjunto dos números Naturais, ela é uma PG, exemplo:

.
Sabemos também que quando uma função

não tem base definida e a viarável

está restrita no cojunto dos números Naturias, ela é uma PA, exemplo:

.
Então, na minha ótica, assim como existe Somatório e Produtório, Média Aritmética e Geométrica,

e
![\sqrt[x]{y}=a\cdot \sqrt[x]{b} \sqrt[x]{y}=a\cdot \sqrt[x]{b}](/latexrender/pictures/4159994b867d4af09e0d60fb9fc6c1d8.png)
,

e

, deve existir também uma paralela para a tx de variação

, no caso:
![\sqrt[\frac{x_1}{x_0}]{\frac{f(x_1)}{f(x_0)}} \sqrt[\frac{x_1}{x_0}]{\frac{f(x_1)}{f(x_0)}}](/latexrender/pictures/f62910bdfff2304664d7fa47ccb825ab.png)
Ou seja, na minha ótica, a álgebra matemática ou é da classe aritmética ou é da classe geométrica. Ok, e o que isso tem haver com existir ou não uma base neutra?
Simples, se existir uma base neutra, então toda função polinomial, que é da classe aritmética, pode ser expressa com uma base de definida (no caso: a neutra) e, portanto, se possui base, é da classe geométrica. Mas como não existe tal base, então não é possível expressar uma função linear com uma base que não altere a linearidade, ou seja, toda função polinomial é estritamente aritmética.
Agora, uma função exponencial do tipo

, além de possui uma base

definida, que a classifica, no meu ponto de vista, como uma função do tipo geométrica, também possui um expoente

que é coeficente de da variável

.

é o que eu chamo de tx de variação geométrica, e essa tx eu descubro aplicando o limite que postei acima, ademais,

no contexto duma PG, se relaciona com a razão entre termos consecutivos, já o

é a tx de variação aritmética, como eu sei disso? Sei pq o Elon Lages Lima disse que é e pq eu já vi como esse coeficente

de comporta numa escala logaritmica, além disso, esse coeficente também se relaciona com a diferença entre termos consecutivos duma PA. Portanto, uma função exponencial possui duas taxas de variação, a aritmética e a geométrica, logo, toda PG também é uma PA.
O Limite que postei acima, descobri quando procurava uma forma de chegar sistematicamente numa PG de 2ª ordem. Eu percebi que o cálculo diferencial e integral cai como uma luva para alterar a ordem duma função que não possui base definida, ou seja, somente para funções do tipo do aritmética. Mas, como eu disse, o que eu queria era uma função cuja tx de variação é

e a primitiva, neste caso, é:

. Daí a necessidade de destinguir o conceito de taxa de variação aritmética e geométrica.
Se tudo é para os Reais ou para os Complexos eu não sei. Tudo o que fiz foi baseado no gosto de fazer, pensar e raciocinar sobre conceitos algébricos, e, depois, chegar a conclusões abrangentes e gerais. Sobre estudar, ultimamente não estou sendo muito fã disso, pq os livros sempre demonstram o assunto de forma fragmentada. Eu, por exemplo, estou analisando o conceito de proporcionalidade e já cheguei 4 equações fundamentais que delas decorrem 8 funções distintas, nenhum livro sobre proporção trata de todos os possiveis caso, estou analisando a possibilidade de grandezas proporcionais de 2ª ordem, teorema de tales para curvas, etc... e assim vou levando...