por renan_a » Sáb Out 20, 2012 12:13
Olá, galera!
Então, estou com certa dúvida para resolver alguns exerícios de distâncias , porém antes de postar os exercícios, gostaria de deixar claro que meu professor quer que , por exemplo, se eu quiser distância de ponto a plano, eu tenho que descobrir um ponto do plano(p'), e daí sim fazer a distância , através de distância entre pontos .
Vou dar um exemplo de cada, e se alguém puder me ajudar, fico muito grato, pois tenho prova que cairá isso também.
1 - ponto à reta:
P(2,3,-1) e r: X=3+t , y=-2t , z=1-2t
2 - de reta a plano:
r: x=3 , y=4 e

: y=0
3 - distância entre retas:
r: x=2 - t, y= 3+t, z= 1 - 2t / s: x= t , y= -1-3t , z= 2t
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por young_jedi » Sáb Out 20, 2012 13:21
exemplo 1)
a reta pode ser escrita como

sendo asssim o vetor diretor da reta é v=(1,-2,-2)
pegando um ponto A qualquer da reta podemos construir o vetor

, este vetor pode ser decomposto em dois vetores um na direção da reta e outro ortogonal a este, sendo que o modulo deste vetor ortogonal nos fornece a menor distancia entre o ponto e a reta.
seu modulo pode ser fornecido por

em que

é o angulo entre o vetor PA e o vetor direção da reta mais temos que

então a distancia pode ser calculada por

onde v é o vetor direção da reta, P é o ponto dado, e A é um ponto qualquer pertencente a reta.
B) se a reta é paralela ao plano, então o vertor diretor da reta tem que ser ortogonal ao vetor normal ao plano, isto tem que ser verificado antes de calcular, caos contrario a reta intercepta o plano e a distancia é igual a 0.
a distancia de uma reta a um plano pode ser calculada pegando um ponto qualquer da reta e calculando a distancia desse ponto até o plano.
primeiro encontramos um ponto P qualquer da e um ponto A qualquer do plano e assim temos um vetor PA
a distancia sera calculada como sendo a projeção deste vetor sobre o vetor normal ao plano ou seja:

em que

é o angulo entre o vetor normal e o vetor PA
temos que

então a distancia é dada por

C)
primeiro é necessaria encontrar o vetor que seja normal as duas retas, fazendo o produto vetorial entre os dois vetores diretores de cada reta.
escolhendo um ponto P em uma reta e um ponto A na outra reta temos o vetor PA, a distancia entre as retas pode ser calculada pela projeção desse vetor PA sobre o vetor normal as duas retas.

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por renan_a » Sáb Out 20, 2012 14:09
não sei se te eexpliquei bbem, mas o que meu professor quer é :
se for de ponto a reta, eu já tenho o ponto, e tenho que descobrir um ponto da reta que tenha a menor distância desse que eu já sei, ou seja, ortogonal...
daí após descobrir esse tal ponto, eu faço a distância entre eles:
![\sqrt[2]{(x2-x1)^2 + (y2-y1)^2 + (z2-z1)^2} \sqrt[2]{(x2-x1)^2 + (y2-y1)^2 + (z2-z1)^2}](/latexrender/pictures/5de41ab8e88d04047a429625e17d7b61.png)
------------
será que se eu fizer como abaixo, está certo?
Eu sei que o ponto de reta seria (3+t, -2t, 1-2t) e P(2,3,-1) , logo, PP'(1+t, -2t-3, 2-2t) e vetor da reta é (1,-2,-2)
então o produto escalar desses dois vetores será igual a zero:
1+t +4t +6 -4 +4t = 0]
9t = -3 ---> t= -1/3.
substituindo na reta , seria o P*(8/3, 2/3, 5/3)
d(P,P*) =
![\sqrt[2]{ 4/3 + 49/3 + 64/3} \sqrt[2]{ 4/3 + 49/3 + 64/3}](/latexrender/pictures/3874f94f7b0d636dcbb66f193c1e6c6b.png)
e achei a resposta:
que é a reposta do livro, porém não sei se minha resolução está correta
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por young_jedi » Sáb Out 20, 2012 14:41
Sua resolução, esta correta sim é isso mesmo
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por renan_a » Sáb Out 20, 2012 16:43
opa, beleza então =)
Mas e entre retas?
como descobrir os pontos de das duas retas de uma maneira ''alternativa'' como essa?
abraço
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por young_jedi » Sáb Out 20, 2012 17:02
então tomando como exemplo as duas retas que voce citou no item 3
voce vai ter um ponto P do tipo

e um ponto A

veja que eu troquei a variavel t da segunda reta por s para não "misturar" as duas
então voce tera um vetor PA

voce tem então que esse vetor deve ser ortogonal ao vetor diretor das duas retas
temos

e

então os dois produtos escalares tem que ser igual a zero


substituindo os dois vetores voce vai ter duas equações de duas incognitas, resolvendo voce encontra r e s ai substituindo nas equações das retas voce encontra os dois pontos.
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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