por danielrodrigues » Seg Out 08, 2012 12:35
Olá galera bom dia!! Procurei esse forum pois estou tendo duvidas com alguns exercicios, eu curso engenharia ambiental e um professor de introduçao a engenharia resolveu passar alguns exercicios que há muito tempo eu nao via... entao gostaria da ajuda do pessoal. ps; sou novo no forum.
Ai vai
1) Resolva a inequação:

2) Estude a variação do sinal da função y=(x+3) ² - (x-2) ².
____________________________________
Tentei fazer a numero 1 e gostaria de opiniao de vcs..
separarei A e B pra ficar mais facil de me expressar
1)A:

< B:

A -

MMC 7,3 = 21

B -

MMC 2,6,1 = 6

juntando novamente

dai tirei outrro MMC 21,6 = 42

Cancelei o 42
14x²+6x+54< 14x²-7x+91
14x²-14x² +6x+7x < 91-54
13x < 37
x < 37/13 ou x < 2,846
__________________________________
A numero 2 eu nao faço a minima ideia de como faz..o que eu fiz foi no chute mesmo, certamente está errada
2) y = (x+3)² - (x-2)²
0 = (x²+6x+9) - (x²-4x+4)
0 = x²+6x+9 -x²+4x-4
0 = 10x+5
10x = -5
x =

imagino que esteja completamente errada...gostaria da ajuda de vcs em ambas questões...
Obrigado
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danielrodrigues em Seg Out 08, 2012 17:57, em um total de 1 vez.
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por young_jedi » Seg Out 08, 2012 16:30
seu pensamento estar certo em ambos os exercicios
mais repare que no segundo ele quer que voce determine para quais valores de x a função é positiva e quais a função é negativa

desenvolvendo com voce fez

avalie para quais valores de x, y é positivo e quais valores y é negativo
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por danielrodrigues » Seg Out 08, 2012 17:11
seria assim?
y ou f(x) é positivo para x >

e y é negativo para x <

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por young_jedi » Seg Out 08, 2012 17:17
exatamente, é isto ai mesmo
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por danielrodrigues » Seg Out 08, 2012 17:39
vc viu a numero 1?
será que está correta?
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por young_jedi » Seg Out 08, 2012 17:46
sim esta correto
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por danielrodrigues » Seg Out 08, 2012 17:51
Obrigado meu caro!
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por DanielFerreira » Seg Out 08, 2012 20:50
Olá
xará,
boa noite!
Inicialmente, deverá passar os termos da inequação p/ a esquerda do símbolo < (>, <, =,...). Esse equívoco é muito comum em
Inequação Fracionária, deve ficar muito atento!
Há também um lapso em "B", veja:

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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