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[RETAS] equação vetorial

[RETAS] equação vetorial

Mensagempor renan_a » Qua Set 26, 2012 19:59

Sejam r e s retas reversas passando or A e B e por C e D, respectivamente. Obtenha uma equação vetorial para a reta l concorrente com r e s e que é paralela ao vetor v(1,-5,-1) onde A(0,1,0) , B(1,1,0) , C (-3,1,-4) e D(-1,2, -7)


Da reta r, o vetor diretor seria o AB=(1,0,0)
Da reta s, o vetor diretor seria o CD=(2,1,-3)

r: (0,1,0) + t(1,0,0)
s: (-3,1,-4) +s(2,1,-3)


Eu teria que achar um ponto de interseção entre r e l , e entre s e l para daí eu fazer um vetor (ex.: ponto M e N , fazer o vetor MN) e formar a equação??

Alguém tem ideia de como se faz? Não consigo achar um ponto em comum entre essas retas...
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor young_jedi » Qua Set 26, 2012 20:19

exatamente

pegando um ponto M(t,1,0) pertencente a reta r e um ponto N(2s-3,s+1,-3s-4)
o vetor MN(t-2s+3,1-s-1,3s+4)

tem que ser igual ao vetor diretor da reta l multiplicado por um valor, ou seja

(t-2s+3,1-s-1,3s+4)&=&l(1,-5,-1)

com isso voce tem um sistema de tres equação e tres incognitas resolvendo voce encontra os valor de s, r, l, e os pontos M e N e com isso a equação da reta l
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor renan_a » Qua Set 26, 2012 23:23

As 3 equações que tu diz, seriam: l= t-2s+3 , l= -s/-5 , l =3s + 4/-1 ??
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor young_jedi » Qui Set 27, 2012 11:24

exatamente, essas tres equações
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor renan_a » Qui Set 27, 2012 11:35

Consegui chegar numa matriz 3x3 com 3 incógnitas como tu havia dito.

Ficou:

2y - t -1\alpha =1
y + 0 +5\alpha=-1
-3y + 0 +1\alpha=7


acho que devo resover pelo método de cramer, correto?
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor young_jedi » Qui Set 27, 2012 12:06

a dica que eu dou é manter as variaveis originais então o sistema ficaria

\left\{ \begin{array}{c}t-2s-l=-3\\-s+5l=0\\3s+4l=-4\end{array}
o metodo voce escolhe o que vc achar melhor, pode ser cramer se voce esta mais familiarizado
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor renan_a » Sex Set 28, 2012 00:30

Eu tava lendo um pouco sobre definição de retas coplanares e não-coplanares, e surgiu uma dúvida quanto ao enunciado estar realmente correto. Pode retas que são reversas(em planos diferentes) terem uma reta concorrente a elas duas? Pois retas concorrentes nao têm que estar num mesmo plano? A não ser que no enunciado ele queira dizer que a reta l é uma reta que intercepta as outras duas retas. Espero que tenham me entendido
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor young_jedi » Sex Set 28, 2012 13:04

pode sim amigo. Se duas retas r e s por exemplo são reversas, mais existe uma reta t que intercepta as duas, existe um plano que contem r e t, e existe um outro plano que contem s e t, é exatamente isso que ele quer no exercicio, uma reta que intercepta as outras duas.
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor renan_a » Dom Set 30, 2012 12:13

Partindo da ideia que tenho duas retas r e s reversas, uma reta l que é concorrente à elas, tem que ter um ponto de interseção entre r e l, e s e l.
Supondo que um ponto M é o ponto de interseção entre r e l
e um ponto N é o ponto de interseção entre s e l

r:(x,y,z) = (0,1,0) + t(1,0,0)
s:(x,y,z) = (-3,1,-4) +h(2,1,-3)

Beleza...

Posso dizer que meu ponto M(t,1,0) e meu ponto N( -3 +2h, 1+h , -4-3h)

logo, o vetor MN será (-3 +2h -t, h , -4-3h)


Mas sei que o vetor MN é paralelo a V(1,-5,-1)

Então (-3 +2h -t, h , -4-3h) = \lambda(1,-5,-1)

-3 + 2h - t = \lambda
0 + h +0 =-5\lambda
-4 - 3h +0= -1\lambda

Abaixo, está uma foto com o cálculo por cramer.

snapshot.jpg


Só queria confirmar se está certo a regra de cramer.

Tendo o valor de t, lambda e h, é só substituir em um dos pontos e no vetor MN

l: (x,y,z) = (-23/4,1,0) + t( 1/4, -5/4 , -1/4)


É isso? Tem algum erro?

Abraços
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor young_jedi » Dom Set 30, 2012 12:51

amigo, perfeito seu raciocinio esta correto, é isso ai mesmo.
Abraço
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Re: [RETAS] equação vetorial

Mensagempor renan_a » Seg Out 01, 2012 20:16

Obrigado pela tua ajuda, amigo. Graças a você consegui entender o exercício. Abraço
renan_a
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?