por tuffy1 » Sáb Ago 25, 2012 18:35
Olá alguem poderia responder este exercicio eu estou com duvida e meu professor só enrola quando vou pergunta-ló.
Num triângulo retângulo um cateto mede 15cm e a hipotenusa mede 17 cm. Calcule o seno cosseno e a tangente do maior ângulo agudo desse triângulo.
Um avião levanta vôo de B e sobre fazendo um ângulo constante de 15º com a horízontal. A que altura estará e qual a distância percorrida, quando alcança a vertical que passa por uma igreja A situada a 2 km do ponto de partida?
-
tuffy1
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sáb Ago 25, 2012 18:25
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Andamento: cursando
por e8group » Sáb Ago 25, 2012 20:32
Vou postar as diretrizes ,com base nisso reflita e conclua o exercício .
Considere o triângulo ABC , onde :


Ângulos agudos opostos aos segmentos |AB| e |BC|

.
Soulução :
Aplicando Teorema de Pitágoras em ABC,

.
Utilizando relações triginometricas em ABC ,
Note que

.Logo o maior
ângulo agudo é

.
Tente concluir o exercício .
-
e8group
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1400
- Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por anfran1 » Dom Ago 26, 2012 10:24
Santhiago, acho que devemos simplificar a resolução de modo que o aluno entenda. Considerando que ele está do ensino fundamental, os conceitos de arcsin ainda não foram estudados e assim o menor ângulo de um triângulo é aquele que está oposto ao menor lado.
-
anfran1
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 35
- Registrado em: Qui Jun 28, 2012 18:41
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por e8group » Dom Ago 26, 2012 14:04
anfran1 escreveu:Santhiago, acho que devemos simplificar a resolução de modo que o aluno entenda. Considerando que ele está do ensino fundamental, os conceitos de arcsin ainda não foram estudados e assim o menor ângulo de um triângulo é aquele que está oposto ao menor lado.
É ,pode ser .Minha intenção foi ajudar .Peço desculpas se o conceito acima (post anterior ) pode confundir tal aluno .
-
e8group
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1400
- Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Dom Ago 26, 2012 15:57
O maior ângulo agudo vê o maior cateto do triângulo. Como Santhiago já encontrou o outro cateto, basta aplicar as definições de seno, cosseno e tangente.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por tuffy1 » Dom Ago 26, 2012 18:40
Irei responder o resto do exercício. Obrigado pelas respostas.
-
tuffy1
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sáb Ago 25, 2012 18:25
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Andamento: cursando
Voltar para Trigonometria
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- exercicio proposto-triangulo retangulo
por adauto martins » Ter Out 28, 2014 10:56
- 0 Respostas
- 898 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Ter Out 28, 2014 10:56
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Trigonometria] Dúvida... questão sobre triangulo retangulo
por rochadapesada » Qua Abr 24, 2013 17:57
- 5 Respostas
- 3036 Exibições
- Última mensagem por young_jedi

Qui Abr 25, 2013 23:26
Trigonometria
-
- Calculos envolvendo triângulo retângulo e retângulo
por andersontricordiano » Seg Abr 18, 2011 02:29
- 1 Respostas
- 3928 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Seg Abr 18, 2011 04:19
Progressões
-
- Dúvida em exercício {Área do triângulo}
por Danilo » Qua Jun 13, 2012 03:38
- 1 Respostas
- 1311 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Jun 13, 2012 11:04
Geometria Analítica
-
- Triangulo Retangulo
por ginrj » Qui Jun 04, 2009 18:56
- 1 Respostas
- 3331 Exibições
- Última mensagem por ginrj

Seg Jun 15, 2009 18:14
Geometria Plana
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
zig - Sex Set 23, 2011 13:57
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41
zig escreveu:![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo:
Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é

, ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja:
A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?
Espero ter ajudado.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.