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Teorema de pitágoras

Re: Teorema de pitágoras

Mensagempor Alane » Qui Ago 16, 2012 16:00

As bases de um trapézio medem 15 cm e 25 cm, e sua altura é de 16 cm. A que distância da base maior se interceptam as diagonais desse trapézio?

Fazendo uma analise, reparei que haviam dois dados nos quais eu poderia usufruir para achar a hipotenusa de um triângulo-retângulo. Então fiz: hip²= 16²+25², que deu aproximadamente 30; com isso eu dividi este resultado por 2, porque o x se encontra exatamente no meio. Contudo o resultado dessa questão é 10, não faço ideia do que fiz de errado. Alguém pode me ajudar?
Anexos
img025.jpg
desenho de um trapézio com seus valores e incógnita. Retirado da apostila do cursinho da Poli
img025.jpg (9.75 KiB) Exibido 933 vezes
Alane
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Re: Teorema de pitágoras

Mensagempor e8group » Qui Ago 16, 2012 16:30

Seja o trapézio ABCD .Considere o Ponto M que interceptar as diagonais do Trapézio .

Veja que no triângulo DMC sua altura é h e no Triângulo ABM sua altura é 16 - h .


Como as bases são paralelas e as alturas são proporcionais ,assim temos que :

\frac{25}{15}=\frac{h}{16-h} \implies 5[16-h] = 3h \implies 8h = 5(16) \implies h =10 u.c .

Qualquer dúvida comente .
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Re: Teorema de pitágoras

Mensagempor Cleyson007 » Qui Ago 16, 2012 16:32

Boa tarde Alane!

Obrigado por retirar o enunciado em anexo. Agora posso ajudar! Vamos lá?

O Santhiago apresentou uma resolução, vou apresentar outra!

Estou no serviço e não disponibilizo de recursos para desenhar para você, mas vou tentar explicá-la escrevendo. Ok?

Seja o trapézio ABCD (esse que você anexou). Temos: Base menor AB = 15cm e base maior CD = 25cm. Trace as diagonais AD e BC , que se cruzam em O. Perceba que os triângulos AOB e COD são semelhantes (dado que o ângulo do vértice O é oposto pelo vertice e os ângulos A*D*C = B*C*D, e os outros dois pares de ângulos também são iguais (por serem alternos internos).

Logo, temos que a altura do trapézio é igual a soma das alturas desses triângulos, relativas as bases AB e DC, então sendo elas h1 e h2, tem-se:

h1 + h2 = 16 ---> h1 = 16 - h2

AB/CD = K (em que K é uma constante de proporcionalidade) 15/25 = k --> k = 3/5

Então,

h1 / h2 = 3/5

16 - h2 / h2 = 3/5

80 -5h2 = 3h2

Resolvendo, h2 = 10cm (Relativa á base maior)

h1 = 6cm (Relativa à base menor)

Espero que tenha ajudado. :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?