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problemas básicos e sem solução...

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Mensagempor andrellhacker » Qua Ago 19, 2009 22:39

decompor 133 em 2 parcelas tais que a 1ª dividia por 6 dê resto 4, a 2º dividida por 8 dê resto 1 e a a soma dos quocientes seja 19. Qual a diferença entre as duas parcelas?(MÉDIO)

tentei dividir em partes proporcionais a 6 e 8 retirando o resto mas a soma dos quocientes não deu certo

Viajando a uma velocidade constante, um carro passa por um marco que contém 2 algarismos. 1 hora depois, passa por outro marco, contendo os mesmos algarismos em ordem inversa. 1 hora depois passa por um 3° mnarco, contendo os mesmos algarismos, separados por um 0. qual a velocidade do carro?(INDETERMINADO)

montei o algoritmo da soma e descobri que ele percorreu 10x km em duas horas, ou seja 5x por hora, mas não sei o que fazer em seguida

Um número n é formado por 2 algarismos cuja soma é 12. invertendo-se a ordem desses algarismos, obetém-se um número do qual subtrei-se n e o resultado é 54. Determine n.(FÁCIL)

Tentei por tentativa, não sei resolver este tipo de problema.

O algarismo das unidadesdo número N = 1,3,5,7,.....1999 é?(INDETERMINADO)

Sem idéia nenhuma, não entendi nem o enunciado.

Quantos são os possíveis valores inteiros de x para que x + 99 / x + 19 seja um número inteiro?(INDETERMINADO)

qualquer número que eu coloque ali não vai dar um número inteiro certo?
exemplo:

x = 1
x + 99 / x + 19 = x/x 99/19 = 99/19 (está certo? ou soma-se primeiro?)


Determine os números naturais maiores que zero que, ao serem divididos por 8 apresentem resto igual ao dobro do quociente.(INDETERMINADO)

Eu fiz uma fórmula:

N x 8 + 2 x N

Onde N = número natural.

Seja N o número de todos os retângulos, não congruentes, com 100.000cm² de área, cujas dimensões em cm são números inteiros. Determine N.(MÉDIO)

Prove que se t é um número par 2^t - 1 é um múltiplo de 3.(MÉDIO)

Determine o valor real que t deve assumir na equação (tx 264) . (tx - 408) . (312 tx) = 0 de modo que esta só tenha raízes inteiras.(MÉDIO)

1 pessoa fez uma doação em sacos de arroz com 5kg cada. uma 2ª pessoa fez uma doação de igual valor em sacos de feijão com 3kg cada. sabendo que 1kg de arroz custa 46 cr e 1kg de feijão custa 88 cro determine o valor mínimo doado.(FÁCIL)

multipliquei o valor de cada quilo pela quantidade de cada saco para determinar o valor de cada saco de arroz e de feijão, então fiz MMC mas não deu certo. esta questão era multipla escolha eu adaptei.

(INDETERMINADO) Não consegui fazer[não sei fazer]
(FÁCIL) consegui fazer, porém não sei a maneira correta.
(MÉDIO)sem noção nenhuma

Quem puder me ajudar, agradeço.
andrellhacker
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor Lucio Carvalho » Qui Ago 20, 2009 07:41

Olá andrellhacker,
Apresento agora uma possível resolução do 1º problema. Vamos considerar as seguintes incógnitas:
x - 1ª parcela; y - 2ª parcela; a - 1º quociente e b - 2º quociente. Então de acordo com o 1º problema temos:

(I) x + y = 133
(II) 6.a + 4 = x
(III) 8.b + 1 = y
(IV) a + b = 19
------------------------------------
Substituindo a (I) e a (IV) equações na (II) teremos: 6.(19 - b) + 4 = 133 - y <=> y = 6.b + 15 (V)

Substituindo depois a (V) equação na (III) teremos: 8.b + 1 = 6.b + 15 <=> b = 7 (o segundo quociente é 7)

logo: a = 19 - 7 = 12 (o primeiro quociente é 12)

x = 6.12 + 4 = 76 ( a primeira parcela é 76)

y = 8.7 + 1 = 57 (a segunda parcela é 57)

Finalmente, se desejamos saber a diferença das parcelas, fazemos: 76 - 57 = 19.

Espero ter ajudado e tentarei prestar a minha ajuda nos outros problemas!
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor andrellhacker » Qui Ago 20, 2009 07:52

Muito obrigado lúcio, a resposta está correta e o raciocínio foi perfeito! Deu para entender tudo!
andrellhacker
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor Lucio Carvalho » Qui Ago 20, 2009 08:17

Olá uma vez mais andrellhacker,
Quanto ao teu 3º problema, tens que lembrar que quando escreves, por exemplo 67, estás a escrever 6x10 + 7.
Então, vamos considerar duas incógnitas:
a - 1º algarismo do número que procuramos; b - 2º algarismo. Então de acordo com o problema teremos:

(I) a + b = 12
(II) (b.10 +a) - (a.10 + b) = 54
-----------------------------------
Agrupando os termos semelhantes na segunda equação teremos: 9.b - 9.a = 54

Depois substituimos a (I) equação na (II) e obtemos: 9.(12 - a) - 9.a = 54 <=> a = 3 (quer dizer que o 1º algarismo do nosso "n" é 3).

logo: b = 12 - 3 = 9 (o segundo algarismo de "n" é 9)

Finalmente, ficamos a saber que o número que procuramos é: 39

Continuarei a pensar nos outros problemas!
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor andrellhacker » Qui Ago 20, 2009 08:21

Faz tão sentido... O senhor explica muito bem. Obrigado!
Estou muito sem prática em matemática...
Vou continuar com os exercícios! agora tenho que ir à escola.
andrellhacker
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor Lucio Carvalho » Qui Ago 20, 2009 09:37

No teu 5º problema, realmente o x = 1 é uma das soluções. Mas, ao colocares x= 1 na expressão (x + 99)/(x + 19), deves ter o cuidado de efectuar primeiro as adições e só finalmente a divisão. Assim, teremos: (1 + 99)/(1 + 19) = 100/20 = 5.
Ok!
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor Lucio Carvalho » Sex Ago 21, 2009 03:56

Olá,
Achei o teu segundo problema interessante!
Os resultados são os seguintes:
- O 1º marco é 16 km
- O 2º marco é 61 km
- O 3º marco é 106 km
- A velocidade é 45 km/h
Note que: 16 + 45.1 = 61 e 61 + 45.1 = 106

Agora tentarei explicar!
Antes de mais, é importante lembrar que quando um corpo tem velocidade constante, por exemplo 45 km/h, isto significa que:
- em 1h ele percorre (45 km/h)x(1h) = 45 km
- em 2h ele percorre (45 km/h)x(2h) = 90 km
Então vamos começar, considerando as seguintes incógnitas:
a - 1º algarismo; b - 2º algarismo; M1 - nº do 1º marco; M2 - nº do 2º marco; M3 - nº do 3º marco; v - velocidade

Sendo assim, de acordo com o problema, teremos as seguintes equações:
(I) M1 = a.10 + b
(II) M2 = b.10 + a
(III) M3 = a.100 + b
(IV) M2 = M1 + v.1
(V) M3 = M2 + v.1 ou M3 = M1 + v.2

Substituindo as (I), (II), (III) equações nas (IV) e (V) equações, teremos:
(IV) (b.10 + a) = (a.10 + b) + v.1
(V) (a.100 + b) = (b.10 + a) + v.1

Agrupando os termos semelhante e simplificando, ficamos com:
(IV) v = 9.b - 9.a
(V) v = 99.a - 9.b

Substituindo (IV) em (V), obtemos: 9.b - 9.a = 99.a - 9.b <=> b = 6.a

Como "a" e "b" são algarismos, teremos obrigatoriamente: a = 1 e b = 6.1 = 6

Logo, usando a (IV) ou (V) equação, calculamos a velocidade: v = 9.6 - 9.1 = 54 - 9 = 45 <=> v = 45
Finalmente:
M1 = 1.10 + 6 = 16
M2 = 6.10 + 1 = 61
M3 = 1.100 + 6 = 106

Espero ter ajudado e até breve!
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor andrellhacker » Sex Ago 21, 2009 08:18

Percebi que em todos os problemas você usa um "método."
Cria equações de acordo com o problema, e substitui os valores de uma equação na outra.
simplifica e acha a solução.
Gostei dessa maneira de pensar, ela pode se usada com qualquer problema?( de álgebra elementar claro)
Pq eu não aprendi a resolver os problemas dessa maneira.
Vou pegar mais exercícios e tentar resolver desta maneira.

Edit:
Ajudou bastante, muito obrigado.
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor DanielFerreira » Dom Ago 23, 2009 11:56

Olá Andrel,
que tal colocar uma pergunta por tópico?!
:y:
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habilidade é saber como fazer;
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(David S. Jordan)
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Re: problemas básicos e sem solução...

Mensagempor bajinho » Sáb Jul 28, 2012 09:28

HM
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.