por Barbara » Ter Ago 18, 2009 15:26
Por favor eu preciso muito de ajuda!!!
Será que alguém poderia mu ajudar a resolver as seguintes matrizes, eh pra hj!!
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Barbara
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por Molina » Qua Ago 19, 2009 13:37
Barbara escreveu:Por favor eu preciso muito de ajuda!!!
Será que alguém poderia mu ajudar a resolver as seguintes matrizes, eh pra hj!!
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Não sei se minha ajuda vai ser útil ainda, já que hoje é quarta-feira. Mas vai lá:
![\begin{pmatrix}
\frac{2}{3} & 1 \\
0 & 3
\end{pmatrix}
\Rightarrow \frac{2}{3}*3-(1*0)=2 \begin{pmatrix}
\frac{2}{3} & 1 \\
0 & 3
\end{pmatrix}
\Rightarrow \frac{2}{3}*3-(1*0)=2](/latexrender/pictures/2c240f9c44bb2e778788e9831e2b1ae3.png)
![\begin{pmatrix}
-1 & 3 & x \\
5 & 0 & 0 \\
2 & 1 & 2
\end{pmatrix}
\Rightarrow (-1)*(0-0)-3*(10-0)+x*(5-0)\Rightarrow -30+5x \begin{pmatrix}
-1 & 3 & x \\
5 & 0 & 0 \\
2 & 1 & 2
\end{pmatrix}
\Rightarrow (-1)*(0-0)-3*(10-0)+x*(5-0)\Rightarrow -30+5x](/latexrender/pictures/4ffd2d928d086c7866dd08facbdf325a.png)
![\begin{pmatrix}
1 & x & 1 \\
-2 & -4 & 2 \\
4 & 8 & 3
\end{pmatrix}
\Rightarrow 1*(-12-16)-x*(-6-8)+1*(-16+16)\Rightarrow -28+14x \begin{pmatrix}
1 & x & 1 \\
-2 & -4 & 2 \\
4 & 8 & 3
\end{pmatrix}
\Rightarrow 1*(-12-16)-x*(-6-8)+1*(-16+16)\Rightarrow -28+14x](/latexrender/pictures/0e6dff66597c9d44e10192d4564428d4.png)
![\begin{pmatrix}
-1 & 3 \\
x & 9
\end{pmatrix}
\Rightarrow (-1)*9-(3*x)=-9-3x \begin{pmatrix}
-1 & 3 \\
x & 9
\end{pmatrix}
\Rightarrow (-1)*9-(3*x)=-9-3x](/latexrender/pictures/abb9595d2e28392dd3fc6bbb8c7e16c7.png)
Só achei estranho que normalmente quando aparece alguma variável dentro da matriz, o exercício informa quanto vale o determinante e pede pra descobrir o valor de x.
Bom estudo,
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por marciommuniz » Qua Ago 19, 2009 13:38
Olá Bárbara, para mais informações de como resolver determinantes de ordem 2 ou 3 entre em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Determinantelá tá bem explicadinho. Um abraço!
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por Cleyson007 » Qui Ago 20, 2009 17:32
Boa tarde Bárbara!
O determinante de uma matriz é calculado pela diferença do produto da diagonal principal pela diagonal secundária.
Em sua 2ª dúvida:
![\begin{vmatrix}
-3 & 4 & x \\
5 & 0 & 0 \\
2 & 1 & 2
\end{vmatrix} \begin{vmatrix}
-3 & 4 & x \\
5 & 0 & 0 \\
2 & 1 & 2
\end{vmatrix}](/latexrender/pictures/f34a4d383b395742281ddf7e91426f03.png)
Por ser um determinante de uma matriz de ordem 3, dobra-se a primeira e a segunda coluna.
![(-3)(0)(2)+(4)(0)(2)+(x)(5)(1)-(2)(0)(x)-(1)(0)(-3)-(2)(5)(4) (-3)(0)(2)+(4)(0)(2)+(x)(5)(1)-(2)(0)(x)-(1)(0)(-3)-(2)(5)(4)](/latexrender/pictures/903f83f850262d72b5f5ab9beeb4ed51.png)
Resolvendo:
![0+0+5x-0-0-40 0+0+5x-0-0-40](/latexrender/pictures/8e4ea57401ab79296fe94ceb26eae8b8.png)
Resultado:
![5x-40 5x-40](/latexrender/pictures/977780ee32f205b7c5ee69521848dcba.png)
O link que o Marcio Muniz lhe passou é muito bom. Vale a pena conferir.
Até mais.
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por Molina » Qui Ago 20, 2009 18:11
Agora que fui ver que passei a segunda questão errada por LaTeX,
Obrigado por fazê-la da forma certa, Cleyson,
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Matrizes e Determinantes
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
![x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N](/latexrender/pictures/34ad182f5e1968545df041f5ee1e1e5c.png)
} e B = {
![x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z](/latexrender/pictures/d38f6cf6d7ac2d243b89a739d9527eca.png)
}, então o número de elementos A
![\cap \cap](/latexrender/pictures/2198db912e7df085b4fbdff0c7f8f01c.png)
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
![x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N](/latexrender/pictures/34ad182f5e1968545df041f5ee1e1e5c.png)
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
![x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z](/latexrender/pictures/d38f6cf6d7ac2d243b89a739d9527eca.png)
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
![OK :y:](./images/smilies/thumbs_up.gif)
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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