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[teorema de Pitágoras]

[teorema de Pitágoras]

Mensagempor Alane » Qui Ago 02, 2012 09:45

Olá pessoal, gostaria muito da ajuda de vocês em uma questão da VUNESP. O enunciado diz o seguinte:
Uma escada tem 25 degraus iguais. A altura h de cada degrau está para a largura l assim como 2 está para 5. O desnível entre o quinto degrau e o pé da escada A é 1 metro. Qual a distância entre o pé da escada A e o topo da escada B?

Primeiramente tentei fazer uma semelhança de triângulos entre os primeiros 5 degraus com a altura 100 (por ser 1 metro) e um degrau de altura 2 e base 5. Com o resultado obtido que foi de 250 fiz o teorema de Pitágora para achar a hipotenusa. Achando está multipliquei por 25. O resultado deu um absurdo!! 135 metros entre A e B. Mas na verdade o resultado correto é 13m. Gostaria de saber o que fiz de errado e como chegar ao resultado correto!
Obrigada ^^
Alane
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Re: [teorema de Pitágoras]

Mensagempor Russman » Qui Ago 02, 2012 10:42

A resposta é exatamente 13?

Nos meus cálculos eu encontro 12,9 m. Aproximando dá pra pensar em 13.
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Re: [teorema de Pitágoras]

Mensagempor Russman » Qui Ago 02, 2012 10:53

Encontrei uma solução exata:

Nessa configuração a altura total da escada é n.h, onde n é o número de degraus e h a altura particular de cada um.

A distância entre o pé da escada e o todo do último degrau é dada por (n-1)l, pois temos de descontar um degrau que não contribui!

Assim, seja d a distãncia do pé ao topo temos

d^2 = (nh)^2 + ((n-1)l)^2

Como exite a proporção \frac{h}{l} = \frac{2}{5} e o desnível do quinto degrau é um metro, isto é, 5h=1\Rightarrow h=\frac{1}{5}, então l =\frac{1}{2}.

Portanto,

d^2 = (nh)^2 + ((n-1)l)^2\Rightarrow d^2 = 5^2 + 12^2 \Rightarrow d=13.
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Re: [teorema de Pitágoras]

Mensagempor Alane » Qui Ago 02, 2012 11:39

Nossa que olho de tandera!! kkkkkkkk
Muitissimooo obrigada, foi de muita utilidade sua ajuda!! ^^
Alane
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?