por Bielto » Sáb Jul 14, 2012 13:55
Alguém sabe me dizer como começar na matemática?
Tirando operações básicas como adição, multiplicação, soma e subtração.
Eu até tentei começar por potenciação mas, é muito difícil.
Alguém saberia uma lista correta? Ex: radiciação > trigonometria > função > polinômios e assim vai.
Abraço pessoal.
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por MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 14:15
Não necessariamente existe uma ordem correta de aprender matemática, porém é fato que dominar as quatro operações, potenciação e radiciação são fundamentais. Depois, diria que você pode começar com polinômios, trigonometria e partir para o caso mais geral, funções. Uma noção dos conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais) é bom ter, mas isso você pode fazer paralelamente.
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por Bielto » Sáb Jul 14, 2012 15:16
Mais o Marcelo, você não sabe + ou - a sequência? Ex: Trignometria > Conjuntos > Logaritmo > Geometria > Potenciação..
Seria de grande ajuda.
Abraço
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por MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 15:22
Muitos assuntos podem ser estudados ao mesmo tempo, com o básico de conjuntos e álgebra praticamente tudo pode ser feito paralelamente. Você pode estudar trigonometria, polinômios, geometria e logaritmos simultaneamente, até certo ponto, sem qualquer prejuízo ou buracos na formação. Depende também das suas facilidades, você disse que tem problemas com potenciação, então sugiro aprender melhor antes de passar para qualquer coisa. Repito, dominar as quatro operações, mais potenciação e radiciação são fundamentais antes de estudar qualquer outro assunto.
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por Bielto » Sáb Jul 14, 2012 17:05
Perdoe a minha ignorância mas, você cursando matemática ainda não ajudou em nada.
Só quero mesmo a sequência para que eu possa ir subindo aos poucos.
Não quero pegar tudo de uma só vez Trigonometria junto com log e mais polinômios, isso só irá acumular as coisas pra eu.
Então eu quero aprender uma matéria e fazer exercícios relacionados para fixar só assim passar para a próxima.
No mais, muito obrigado.
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por MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 18:00
Comece com potenciação e radiciação.
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por LuizAquino » Sáb Jul 14, 2012 18:34
Bielto escreveu:Alguém sabe me dizer como começar na matemática?
Tirando operações básicas como adição, multiplicação, soma e subtração.
Eu até tentei começar por potenciação mas, é muito difícil.
Alguém saberia uma lista correta? Ex: radiciação > trigonometria > função > polinômios e assim vai.
Abraço pessoal.
Uma sequência básica para começar seria a seguinte:
- Expressões numéricas com inteiros.
- Operações com frações.
- Operações com números irracionais.
- Potenciação.
- Radiciação.
- Equação polinomial do 1° grau.
- Sistema de equações lineares.
- Equação polinomial do 2° grau.
Se você desejar um lugar para assistir videoaulas sobre esses conteúdos (e muitos outros), eu recomendo o canal do Nerckie no YouTube:
http://www.youtube.com/nerckieAtualmente ele divide as videoaulas em dois grandes blocos: 1) Matemática Zero; 2) Matemática.
Pelo nome dos blocos, já fica evidente que o ideal é começar com as videoaulas do Matemática Zero.
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por Bielto » Sáb Jul 14, 2012 19:09
O que seria Equação polinomial do 1° grau ?
E o que é Expressões numéricas com inteiros ?
Abraço
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por LuizAquino » Dom Jul 15, 2012 13:18
Bielto escreveu:O que seria Equação polinomial do 1° grau ?
É equação do tipo:
ax + b = c
Por exemplo, a equação 2x + 1 = 9 é uma equação polinomial do 1° grau (ou simplesmente, equação do 1° grau).
Bielto escreveu:E o que é Expressões numéricas com inteiros ?
São expressões com operações aritméticas entre números inteiros. Por exemplo, a expressão abaixo é uma expressão numérica com números inteiros:
{-2 + 3[1 - (-2)]} + 5{(2 + 5) - 6[(-1) + 7]}
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Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
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