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Sequência - Treinamento OSCM

Sequência - Treinamento OSCM

Mensagempor anfran1 » Qua Jul 11, 2012 13:01

O exercício é o seguinte:
Considere a sequência {Q}_{n} dada por {Q}_{0}=123, {Q}_{1}=456 e {Q}_{n}=\frac{1+{Q}_{n-1}}{{Q}_{n-2}}, para n\geq2. Calcule {Q}_{2012}.

Eu tentei resolver o exercício mas consegui calcular apenas {Q}_{2}. Se eu continuasse a resolver dessa forma, subsituindo os valores, previ que demoraria uns 3 meses e meio para chegar no {Q}_{2012}. É possível simplificar essas sequência, de forma a encontrar os valores mais rapidamente?
Tentei substituir o {Q}_{n-2} na fórmula em função de {Q}_{n} mas só cheguei em {Q}_{n}={Q}_{n}.
Depois de certo tempo fui mais além(e percebi que estava ainda mais errado) quando supus que {Q}_{n-2}={Q}_{{Q}_{n-1}}.
Se alguém tiver alguma solução por favor me ajude.
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Re: Sequência - Treinamento OSCM

Mensagempor fraol » Qui Jul 12, 2012 22:19

Boa noite,

Essas questões de olimpíadas são interessantes e, muitas vezes, trabalhosas. Admiro essa moçada que participa desses certames.

Quanto à questão proposta, como você já gastou algum tempo trabalhando nela, você poderia trabalhar mais um pouco e calcular até Q_6 por exemplo. Então veja o que você tem em mãos, assim poderá obter a resposta.


.
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Re: Sequência - Treinamento OSCM

Mensagempor anfran1 » Sex Jul 13, 2012 10:28

Espero que os valores formem uma progressão ou apresentem algum padrão. Bem que eles poderiam ter colocado por exemplo {Q}_{0}=1 e {Q}_{1}=3. Desde já agradeço.
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Re: Sequência - Treinamento OSCM

Mensagempor fraol » Sex Jul 13, 2012 10:38

Bom dia,

Usando esse método meio força bruta, afinal treino é treino, se você calcular até o Q_6, poderia até ir mais além, mas n=6 já é suficiente, você vai notar o padrão.

Depois, se possível, poste aqui o resultado. Bom trabalho.

.
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Re: Sequência - Treinamento OSCM

Mensagempor anfran1 » Sex Jul 13, 2012 11:09

Será que se eu usar outros valores para {Q}_{0} e {Q}_{1}, o padrão se repetiria, por exemplo:

Faz de conta que o valor correto de {Q}_{2012}=\frac{123.124.125.126.127...x}{124.125.126.127....x}

Se eu mudasse os valores iniciais será que acharia {Q}_{2012}=\frac{3.4.5.6.7.8.9.10.11...x}{4.5.6.7...x}?

Isso é só um exemplo, eu não sei o padrão nem os valores corretos ainda.

Espero que você entenda minha pergunta. A dúvida é se o padrão se repetiria.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?