por anfran1 » Sex Jun 29, 2012 10:39
Meu professor passou um exercício para eu estudar para as olimpíadas aqui da minha região.
È o seguinte:
Seja

Então calcule

.
Já tentei de várias vezes, inclusiva tentando passar para graus, mas aí fica muito complexo. Acredito que deve haver algum artifício para facilitar os cálculos(já que todos ângulos possuem denominador 7).
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por anfran1 » Sáb Jun 30, 2012 11:57
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por MarceloFantini » Sáb Jun 30, 2012 12:16
Use a seguinte relação:

. Aplicando repetidas vezes você deve obter o resultado.
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por anfran1 » Sáb Jun 30, 2012 12:57
MarceloFantini escreveu:Use a seguinte relação:

. Aplicando repetidas vezes você deve obter o resultado.
Não há alguma relação entre ângulos suplementares, por exemplo

?
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por MarceloFantini » Sáb Jun 30, 2012 13:02
Não que eu saiba.
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por Arkanus Darondra » Dom Jul 01, 2012 12:48
anfran1 escreveu:Não há alguma relação entre ângulos suplementares, por exemplo

?
Para os cossenos, possuem o mesmo valor em módulo, mas com sinais opostos.
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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