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Inciante em Calculo I [Derivada]

Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 14:53

Bom Dia

Meu Profº passou uma lista de exericios e eu fiquei na duvida na resolução de alguns tem como alguém me ajudar?

os exercicios são

y= x² . (Raiz Quadrada de 9 - 4x²) --- o 9-4x² está tudo dentro da raiz

y= ( x³ - 1) . Raiz Cubica de 1 + 3x --- o 1 + 3x está tudo dentro da raiz

y = (x² - 1) (1 - 2x) (1 - 3x²)

y = cos³ (x/3)

Atc
rhmgh
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor e8group » Dom Jun 10, 2012 15:07

Olá .

recomendo que você assista as aulas de Derivadas do prof.Aquino ,principalmente estes dois videos que vai ajuda-lo a resolver estes exercicios .Observe que você pode utilizar o wolfram alpha ,localizado em http://www.wolframalpha.com/ ...


http://www.youtube.com/watch?v=P4nYv6p8 ... plpp_video
http://www.youtube.com/watch?v=IQitdam5 ... plpp_video


Abraços !
e8group
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 15:31

Para esses exercícios(e pra toda sua vida diante do cálculo), é fundamental que estude a regra do produto, a regra do quociente e a regra da cadeia, mas basicamente, são dadas pelas fórmulas abaixo, respectivamente:

Se f(x) e g(x) são diferenciáveis.

f(x)g'(x)+g(x)f'(x)

\frac{g(x)f'(x)-f(x)g'(x)}{g(x)^2}

Se y for diferenciável em x e f(x) for derivável em g(x).

f'(g(x))*g'(x)


Se tiver alguma dúvida relacionado a isso, pergunte... Se eu puder ajudar, ficarei feliz.


.
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 22:51

assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
rhmgh
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 22:55

rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 22:58

Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?
rhmgh
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 23:01

Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


Veja só, essa função que você pegou: y= x² . (Raiz Quadrada de 9 - 4x²), pra facilitar, vamos escrever assim:

y=x^2\sqrt{9-4x^2}, observe que nesse caso, há uma multiplicação entre as funções: x^2 e \sqrt{9-4x^2}, então utilizaremos a regra do produto(verifique as relações que postei antes).

Nesse caso, chamamos f(x)=x^2 e g(x) = \sqrt{9-4x^2}. Tente agora aplicar a fórmula e veja o que consegue.
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 23:05

rhmgh escreveu:
Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?


Acho que uma ótima solução, seria estudar com as video aulas que o amigo postou acima, mas segue o link do canal das video aulas pra cálculo I:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp
ou
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp

Utilizo esses videos como "material" de estudo e me ajudam bastante.
Recomendo o acompanhamento desses videos por um livro, sugiro o James Steward 6a edição, mas na internet você dificilmente encontrará pra baixar, mas encontrará facilmente a 5a edição. O livro contém muitos exemplos com muitas resoluções detalhadas. :)
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 23:10

Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:
Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?


Acho que uma ótima solução, seria estudar com as video aulas que o amigo postou acima, mas segue o link do canal das video aulas pra cálculo I:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp
ou
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp

Utilizo esses videos como "material" de estudo e me ajudam bastante.
Recomendo o acompanhamento desses videos por um livro, sugiro o James Steward 6a edição, mas na internet você dificilmente encontrará pra baixar, mas encontrará facilmente a 5a edição. O livro contém muitos exemplos com muitas resoluções detalhadas. :)


Bele, muito obrigado pela força...vo dar uma intensivada ver se eu pego o jeito, encontrei o livro para download 5ª Edição!
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
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1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
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1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59