por emsbp » Qui Jun 07, 2012 17:57
Boa tarde. Necessito de ajuda no seguinte problema:
«O Nuno, para se deslocar de casa para a escola, costuma ir no carro da mãe ou de camioneta. O horário de trabalho da mãe permite-lhe ir com ela 76% das vezes. Como o trânsito está cada vez mais complicado, a probabilidade de chegar atrasado às aulas, independentemente do transporte utilizado é de 15%. A probabilidade de chegar atrasado e ir com a mãe é de 7%. Determine a probabilidade de o Nuno ir de camioneta e chegar atrasado.»
Comecei por tentar representar a informação num diagrama de Venn, mas estou com dificuldades em representar toda a informação.
Obrigado.
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por joaofonseca » Qui Jun 07, 2012 21:34
emsbp escreveu:A probabilidade de chegar atrasado e ir com a mãe é de 7%. Determine a probabilidade de o Nuno ir de camioneta e chegar atrasado.
A redação desta parte está correcta?
Eu perguntaria qual probabilidaade de chegar atrasado, dado ter ido de camioneta?
Os acontecimentos "ir de camioneta" e "chegar atrasado as aulas"
não são acontecimentos independentes. Porque existe uma razão de causualidade entre os dois.
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por emsbp » Sex Jun 08, 2012 07:34
Sim, está correta. Transcrevi tal e qual como está no manual.
Obrigado.
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por joaofonseca » Sex Jun 08, 2012 10:49
Assim sendo, sejam dois acontecimentos:
A-"O Nuno vai de carro para a escola"
"O Nuno vai de camioneta para a escola" será o acontecimento contrário.
B-"O Nuno chega atrasado às aulas"
Sabemos que

e

.
Deste tipo de exercicios também sabemos que

. Está conclusão pode ser obtida através da construção de uma tabela ou de um diagrama em árvore. Agora basta substituir com os valores conhecidos e resolver em ordem a

.
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por emsbp » Ter Jun 12, 2012 07:14
Bom dia.
Muito obrigado. Faltava-me chegar a [quote="joaofonseca"]Assim sendo, sejam dois acontecimentos:
Deste tipo de exercicios também sabemos que

.
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por SARAABRANCO » Qua Jun 13, 2012 17:57
estou com duvidas nestes exercicios gostava que me ajudassem pf:
- no bar de uma escola estão à venda 5 tipos de pasteis (laranja, feijão, nata, coco e amendoa). 4 amigos, joao, maria , paulo e rui , decidem comer um pastel cada um. o joao escolhe pastel de laranja ou de feijao. a maria nao escolhe pastel de nata. de quantas maneiras diferentes podem ser escolhidos os pasteis?
eu pensei assim: o joao tem 2 hipoteses de pastel , a maria tem 3 (pois no total eram 4 pois ela nao come o pastel de nata mas como o joao ja tinnha escolhido um, seriam 3) e os outros dois 2! e depois multiplicando tudo por 4x4 pois a ordem de escolha de cada um poderia ser de 4 maneiras diferentes para cada um deles) . nao sei o qe pensei de errado..
- numa confenrencia de alto nivel encontram-se 12 politicos de 4 paises sendo 3 de cada país. de quantas maneiras diferentes podem disporse as 12 pessoas em fila para uma foto de modo que os representantes de cada pais fiquem juntos?
para esta eu raciocinei assim: primeiro sabemos que temos que aglomerar 12 pessoas em 4 grupos (4 paises) e sabemos que dentro de cada grupo as posieçoes mudam 3! . depois multiplicaria tudo por 4 pois sao 4 grupos...
- 3 raparigas e os respectivos namorados posam p uma foto. de quantas maneiras se podem dispor, lado a lado, de modo que cada par de namorados fique junto na foto?
aqui eu pensei que temos que aglomerar 6 pessoas em grupos de 2, send que dentr de cada grupo podese mudar de posiçoes 2 vezes
agradeço sugestoes ! obrigadaa
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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