• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

segunda derivada problema na hora de igualar a zero

segunda derivada problema na hora de igualar a zero

Mensagempor nayra suelen » Qui Mai 31, 2012 15:05

ontem fiz um teste cuja tinha uma questao mais ou menos assim que era pra derivar a funcaçoa f(x):3xelevado a 4 +4x³-12x²+2 e pedia pra verificar se tinha pontos criticos ,o maximo e minimo local ,onde era crescente e decrescente e depois verificar onde tinha concavidade pra cima pra baixo e ponto de inflexao

tive o problema na derivada segunda
uma vez q a derivada primeira seria:
12x³+12x²-24x

a segunda seria :
36x²+24x-24
pra igualar a zero
ficaria 36x²+24x-24=0
e teria q usar a formula de bascara
soq ao usar nao deu uma raiz quadrada exata memso se eu simplificasse a equaçao dividindo tudo por 12 antes de aplicar bascara
ficou assim :
-24+- raiz quadrada de 4032 / 72 isso sem simplificar
queria saber como deveria fazer essa derivada igualando a zero pq dps cabei usando o valor aproximado da raiz quadrada mas achoq nao esta certo


a minah duvida era oq eu poderia ter feito
porque o professor dara vista so semana q vem mas queria tirar essa duvida
nayra suelen
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 19:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: ciências farmacêuticas
Andamento: cursando

Re: segunda derivada problema na hora de igualar a zero

Mensagempor Russman » Qui Mai 31, 2012 22:19

Você esta fazendo certo!

Os pontos críticos da função ocorrem quando a primeira derivada se anula.
A função é crescente no intervalo que a 1° derivada é maior que zero.
A função é decrescente no intervalo que a 1° derivada é menor que zero.
A função muda de concavidade nos pontos em que a 2° derivada se anula.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: segunda derivada problema na hora de igualar a zero

Mensagempor nayra suelen » Sex Jun 01, 2012 12:00

mas a minha duvida é q ue eu nao consegui anular a segunda derivada
porque usaria a formula de bascara sóq nao da raiz exata
ficaria assim:

foi ate onde cheguei

f''(x):36x²+24x-24
isso = -24 +- raiz quadrada de 4032/72 soq nao tem raiz de 4032 daria +-63,49/72

entao nao sei se seria correto usar isso e dps aplicar nos pontos
nayra suelen
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 19:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: ciências farmacêuticas
Andamento: cursando

Re: segunda derivada problema na hora de igualar a zero

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jun 01, 2012 14:25

As raízes não são estas, e não há nada de errado em não encontrar respostas numericamente inteiras ou racionais. Seu método está correto. Nayra, da próxima vez procure usar LaTeX para digitar suas fórmulas.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?