CarolMarques escreveu:São dados ,em cada caso, o parâmetro geométrico a e os focos de uma hipérbole.Obtenha uma equação algébrica de segunda grau em x e y que todo ponto(x,y,) da hipérbole deva satisfazer.
a=1; F1=(3,4); F2=(-1,-2)
CarolMarques escreveu:Eu percebi que a hipérbole deve possuir na equação um termo quadrado misto(Bxy) mas não sei como usar os conceitos de rotação e translação dos eixos para achar a equação.Eu só consigo fazer o inverso.Por favor me ajudem.
Assim como foi feito em seu outro tópico (
Parábola), a ideia é aplicar a definição da cônica em questão. Nesse caso, a definição da hipérbole.
Sabemos que a hipérbole é o conjunto dos pontos no plano cujo a diferença entre as suas distâncias a dois pontos fixos (chamados de focos) é sempre constante.
Em outras palavras, se P = (x, y) é um ponto dessa hipérbole e F1 e F2 são seus focos, então o valor de |d(P, F1) - d(P, F2)| é sempre constante. Considerando que essa constante seja 2a, temos então que |d(P, F1) - d(P, F2)| = 2a.
Substituindo os dados fornecidos no exercício, temos que:
![\left|\sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2} - \sqrt{[x-(-1)]^2 + [y-(-2)]^2}\right| = 2\cdot 1 \left|\sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2} - \sqrt{[x-(-1)]^2 + [y-(-2)]^2}\right| = 2\cdot 1](/latexrender/pictures/fb94b03c71a95f9a93234e5cb943085f.png)
Agora tente concluir o exercício. Se você não conseguir, então poste aqui até onde você conseguiu avançar.