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Dúvida em exercício - Equação da reta

Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Qui Mai 24, 2012 05:11

Pessoal, estou com dificuldades para entender o enunciado... segue o exercício!

Entre os triângulos OAB com o vértice O na origem e os outros dois vértices A e B, respectivamente, nas retas y =1 e y =3 e alinhados com o ponto P(7,0), determine aquele para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados.

Mas por que ''os triângulos OAB''? ''determine aquele (seria aquele triangulo para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados?)

Quem puder me explicar e me dar idéia sobre qual caminho seguir eu agradeço!
Editado pela última vez por Danilo em Sex Mai 25, 2012 03:30, em um total de 1 vez.
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Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Qui Mai 24, 2012 05:30

Bom, para tentar resolver, inicialmente, eu fiz o gráfico com o ponto (7,0), tracei respectivamente as retas que passam pelos pontos (0,1), (0,3), tracei também a reta que passa pelos pontos (0,1), (0,3), (7,0). Depois tracei um segmento que vai da origem até as retas... mas não consegui visualizar triângulo algum... . To meio confuso, quem puder dar uma luz aí.. agradeço!
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Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 25, 2012 11:32

Danilo escreveu:Pessoal, estou com dificuldades para entender o enunciado... segue o exercício!

Entre os triângulos OAB com o vértice O na origem e os outros dois vértices A e B, respectivamente, nas retas y =1 e y =3 e alinhados com o ponto P(7,0), determine aquele para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados.

Mas por que ''os triângulos OAB''? ''determine aquele (seria aquele triangulo para o qual é mínima a soma dos quadrados dos lados?)

Quem puder me explicar e me dar idéia sobre qual caminho seguir eu agradeço!


Danilo escreveu:Bom, para tentar resolver, inicialmente, eu fiz o gráfico com o ponto (7,0), tracei respectivamente as retas que passam pelos pontos (0,1), (0,3), tracei também a reta que passa pelos pontos (0,1), (0,3), (7,0). Depois tracei um segmento que vai da origem até as retas... mas não consegui visualizar triângulo algum... . To meio confuso, quem puder dar uma luz aí.. agradeço!


As figuras abaixo ilustram três exemplos para o triângulo OAB. Mas note que há infinitos exemplos. Basta "deslizar" o ponto A sobre a reta y = 1 que teremos um outro ponto B correspondente na reta y = 3 (e de tal modo que A, B e P estão alinhados).

figura1.png
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figura2.png
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figura3.png
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De todos os infinitos triângulos OAB que podemos formar, deseja-se aquele que tem a seguinte soma como a menor possível:

s = \overline{OA}^2 + \overline{AB}^2 + \overline{BO}^2

Agora tente concluir o execício. Se você não conseguir, então poste aqui até onde você conseguiu avançar.
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Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Sáb Mai 26, 2012 15:12

Bom, tentei fazer assim:

Chamei o ponto B (b,3), o ponto A (a, 1). Como B, A e P estão alinhados, peguei os 3 pontos, montei o determinante e igualei a zero. Coloquei b em função de a e vi que b = 3a - 14. Aí, fazendo a distância entre os pontos OB, OA E BA e elevando tudo ao quadrado, logo vou obter o quadrado dos lados + a distância. Aí, cheguei no polinomio de segundo grau 14a² - 140a + 406 e não consegui terminar. Está correto o racionio? Tem maneiras mais simples de resolver? Valeu!
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Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mai 26, 2012 18:48

Danilo escreveu:Chamei o ponto B (b,3), o ponto A (a, 1). Como B, A e P estão alinhados, peguei os 3 pontos, montei o determinante e igualei a zero. Coloquei b em função de a e vi que b = 3a - 14. Aí, fazendo a distância entre os pontos OB, OA E BA e elevando tudo ao quadrado, logo vou obter o quadrado dos lados + a distância. Aí, cheguei no polinomio de segundo grau 14a² - 140a + 406 e não consegui terminar. Está correto o racionio?


Esse é o raciocínio esperado para o exercício.

Note que no final você obteve uma função como:

s(a) = 14a^2 - 140a + 406

Se você fizesse o gráfico dessa função, então teria uma parábola com concavidade para cima. Sendo assim, o vértice dessa parábola é o ponto de mínimo dessa função. A coordenada x desse vértice será dada por:

x_v = \frac{-(-140)}{2\cdot 14} = 5

Temos então que para a = 5 a soma será a menor possível.

Lembrando agora que b = 3a - 14, temos que b = 1.

Portanto, os pontos são A = (5, 1) e B = (1, 3).

Danilo escreveu:Tem maneiras mais simples de resolver?


Eu acredito que essa já é a maneira mais simples.
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Re: Dúvida em exercício - Equação da reta

Mensagempor Danilo » Sáb Mai 26, 2012 18:59

A é mesmo... pela enésima vez, muito obrigado !
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?