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Racionalizar denominadores, dúvida

Racionalizar denominadores, dúvida

Mensagempor LuizCarlos » Sex Mai 11, 2012 16:04

Olá amigos, professores!

Gostaria de saber onde estou errando nesse exercício!

\frac{{a}^{2}-m}{\sqrt[]{m}-a}.\frac{\sqrt[]{m}+a}{\sqrt[]{m}+a}=

\frac{{a}^{2}\sqrt[]{m}+{a}^{3}-m\sqrt[]{m}-am}{({\sqrt[]{m})}^{2}-{a}^{2}}

\frac{{a}^{2}\sqrt[]{m}-m\sqrt[]{m}+{a}^{3}-am}{m-{a}^{2}}

\frac{\sqrt[]{m}({a}^{2}-m)+a({a}^{2}-m)}{m-{a}^{2}}

\frac{({a}^{2}-m).(\sqrt[]{m}+a)}{m-{a}^{2}}=

\sqrt[]{m}+a

Não estou exergando o erro!!!
Editado pela última vez por LuizCarlos em Sex Mai 11, 2012 17:53, em um total de 1 vez.
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Re: Racionalizar denominadores, dúvida

Mensagempor Cleyson007 » Sex Mai 11, 2012 17:43

Boa tarde Luiz Carlos!

O seu erro está na segunda linha (no sinal do denominador). O correto é:

\frac{{a}^{2}\sqrt[]{m}+{a}^{3}-m\,\sqrt[]{m}-am}{{(\sqrt[]{m})}^{2}-{a}^{2}}

Agora tente dar sequência e encontrar a resposta correta :y:

Surgindo dúvidas, comente, ok?

Até mais.

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Re: Racionalizar denominadores, dúvida

Mensagempor LuizCarlos » Sex Mai 11, 2012 17:55

Cleyson007 escreveu:Boa tarde Luiz Carlos!

O seu erro está na segunda linha (no sinal do denominador). O correto é:

\frac{{a}^{2}\sqrt[]{m}+{a}^{3}-m\,\sqrt[]{m}-am}{{(\sqrt[]{m})}^{2}-{a}^{2}}

Agora tente dar sequência e encontrar a resposta correta :y:

Surgindo dúvidas, comente, ok?

Até mais.

Cleyson007


Olá amigo, Cleyson007, boa tarde! já corrigi o sinal! mas digo que está errado é a resposta! \sqrt[]{m}+a.
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Re: Racionalizar denominadores, dúvida

Mensagempor Cleyson007 » Dom Mai 13, 2012 16:33

Boa tarde Luiz Carlos!

Luiz, desculpe não ter respondido sua dúvida antes é porque tive prova nesse final de semana. Veja onde está o seu erro:

\frac{-(-{a}^{2}+m)(a+\sqrt[]{m})}{m-{a}^{2}}\Rightarrow-\,(a+\sqrt[]{m})=-a-\sqrt[]{m}

Comente qualquer dúvida :y:

Abraço,

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Re: Racionalizar denominadores, dúvida

Mensagempor LuizCarlos » Qua Mai 16, 2012 14:53

Cleyson007 escreveu:Boa tarde Luiz Carlos!

Luiz, desculpe não ter respondido sua dúvida antes é porque tive prova nesse final de semana. Veja onde está o seu erro:

\frac{-(-{a}^{2}+m)(a+\sqrt[]{m})}{m-{a}^{2}}\Rightarrow-\,(a+\sqrt[]{m})=-a-\sqrt[]{m}

Comente qualquer dúvida :y:

Abraço,

Cleyson007


Olá amigo Cleyson007, sem problemas! consegui entender! obrigado amigo, abraço e boa sorte na sua prova!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?