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[Função da UESB] Prova amanhã, Socorro!

[Função da UESB] Prova amanhã, Socorro!

Mensagempor xxjuniorp » Qua Mai 09, 2012 01:18

(UESB) Se f(x) = 3x - k e fof(x) = 9x + 20, então o valor de k é igual

a)-5
b) -4
c) 5
d) 10
e 20


aproveitando o tópico..

f(x) = x³ - 6 e h(x), uma função inversivel, tal que h(1/2) = 2 e h(2) = 5, então f(h-¹(2)) + h(f(2)) é igual a:

a) 124
b) 120
c) 1/8
d) -1/2
e) -7/8
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Re: [Função da UESB] Prova amanhã, Socorro!

Mensagempor DanielFerreira » Qua Mai 09, 2012 01:55

xxjuniorp escreveu:(UESB) Se f(x) = 3x - k e fof(x) = 9x + 20, então o valor de k é igual

a)-5
b) -4
c) 5
d) 10
e 20

f(x) = 3x - k

f(f(x)) = 3(3x - k) - k
f(f(x)) = 9x - 3k - k
f(f(x)) = 9x - 4k

Como f(f(x)) = 9x + 20,

9x + 20 = 9x - 4k
9x - 90k + 4k = - 20
4k = - 20
k = - 5
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Re: [Função da UESB] Prova amanhã, Socorro!

Mensagempor joaofonseca » Qua Mai 09, 2012 09:01

Não consigo resistir a responder.
xxjuniorp, em que ano do ensino médio está você? Mesmo que estejas no 1º ano do ensino médio (10º ano), tenhamos em conta que falta menos de 1 mês e meio para o ano letivo acabar. A questão que colocas normalmente aprende-se no 1º semestre ou no principio do 2º semestre( Janeiro/Março).
Admira-me teres uma prova amanhã e não saberes resolver a questão.

Eu vou ter uma prova daqui a 1 mês e meio, que abrange os temas do último ano do ensino médio(12º ano) e já estou a estudar (sem professor ou explicador) desde Outubro do ano passado.

Se tudo correr bem, em Setembro estarei no ensino superior, na licenciatura de Matemática aplicada à Economia e Gestão,que em Portugal tem a duração de 3 anos.
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Re: [Função da UESB] Prova amanhã, Socorro!

Mensagempor DanielFerreira » Qua Mai 09, 2012 22:30

Olá João Fonseca,
boa noite!
Saiba também que não resisti em comentar sua 'crítica'. Rsrsr
Não estou a defender o xxjuniorp, mas não sabemos das suas condições (estudante ou estudante-trabalhador). Quanto a grade curricular, posso afirmar que elas diferem de algumas escolas para outras; imaginemos então Brasil-Portugal.
Você deixou bem claro que o seu empenho nos estudos é bem maior que o dele, a minha dúvida é: será que os objetivos são os mesmos?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?