por xxjuniorp » Qua Mai 09, 2012 01:18
(UESB) Se f(x) = 3x - k e fof(x) = 9x + 20, então o valor de k é igual
a)-5
b) -4
c) 5
d) 10
e 20
aproveitando o tópico..
f(x) = x³ - 6 e h(x), uma função inversivel, tal que h(1/2) = 2 e h(2) = 5, então f(h-¹(2)) + h(f(2)) é igual a:
a) 124
b) 120
c) 1/8
d) -1/2
e) -7/8
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por DanielFerreira » Qua Mai 09, 2012 01:55
xxjuniorp escreveu:(UESB) Se f(x) = 3x - k e fof(x) = 9x + 20, então o valor de k é igual
a)-5
b) -4
c) 5
d) 10
e 20
f(x) = 3x - k
f(f(x)) = 3(3x - k) - k
f(f(x)) = 9x - 3k - k
f(f(x)) = 9x - 4k
Como f(f(x)) = 9x + 20,
9x + 20 = 9x - 4k
9x - 90k + 4k = - 20
4k = - 20
k = - 5
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por joaofonseca » Qua Mai 09, 2012 09:01
Não consigo resistir a responder.
xxjuniorp, em que ano do ensino médio está você? Mesmo que estejas no 1º ano do ensino médio (10º ano), tenhamos em conta que falta menos de 1 mês e meio para o ano letivo acabar. A questão que colocas normalmente aprende-se no 1º semestre ou no principio do 2º semestre( Janeiro/Março).
Admira-me teres uma prova amanhã e não saberes resolver a questão.
Eu vou ter uma prova daqui a 1 mês e meio, que abrange os temas do último ano do ensino médio(12º ano) e já estou a estudar (sem professor ou explicador) desde Outubro do ano passado.
Se tudo correr bem, em Setembro estarei no ensino superior, na licenciatura de Matemática aplicada à Economia e Gestão,que em Portugal tem a duração de 3 anos.
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por DanielFerreira » Qua Mai 09, 2012 22:30
Olá João Fonseca,
boa noite!
Saiba também que não resisti em comentar sua 'crítica'. Rsrsr
Não estou a defender o xxjuniorp, mas não sabemos das suas condições (estudante ou estudante-trabalhador). Quanto a grade curricular, posso afirmar que elas diferem de algumas escolas para outras; imaginemos então Brasil-Portugal.
Você deixou bem claro que o seu empenho nos estudos é bem maior que o dele, a minha dúvida é: será que os objetivos são os mesmos?
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Ter Fev 11, 2014 16:10
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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