por karen » Sáb Mai 05, 2012 15:53
![1+\sqrt[2]{x+2}=\sqrt[2]{2x+2} 1+\sqrt[2]{x+2}=\sqrt[2]{2x+2}](/latexrender/pictures/61bd8161b9b6bdf1815e583a73ee25ba.png)
Eu resolvi da seguinte forma:
1) Elevei tudo ao quadrado para eliminar a raiz
1+x+2=2x+2
x=1
Na resposta do meu livro está x=7
O que eu fiz de errado?
-
karen
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por DanielFerreira » Sáb Mai 05, 2012 20:42
karen escreveu:![1+\sqrt[2]{x+2}=\sqrt[2]{2x+2} 1+\sqrt[2]{x+2}=\sqrt[2]{2x+2}](/latexrender/pictures/61bd8161b9b6bdf1815e583a73ee25ba.png)
Eu resolvi da seguinte forma:
1) Elevei tudo ao quadrado para eliminar a raiz
1+x+2=2x+2
x=1
Na resposta do meu livro está x=7
O que eu fiz de errado?
Karen,
lembre-se que: (a + b)² = a² +
2.a.b + b²
![1 + \sqrt[]{x + 2} = \sqrt[]{2x + 2} 1 + \sqrt[]{x + 2} = \sqrt[]{2x + 2}](/latexrender/pictures/8689a83f25b9039f63c9432f598acaa6.png)
![(1 + \sqrt[]{x + 2})^2 = (\sqrt[]{2x + 2})^2 (1 + \sqrt[]{x + 2})^2 = (\sqrt[]{2x + 2})^2](/latexrender/pictures/fb4b5d36a03756211e4400ee22dd0d9f.png)
![1 + 2\sqrt[]{x + 2} + x + 2 = 2x + 2 1 + 2\sqrt[]{x + 2} + x + 2 = 2x + 2](/latexrender/pictures/d9b08cc51f5d348714016f514d0d3d23.png)
![2\sqrt[]{x + 2} = x - 1 2\sqrt[]{x + 2} = x - 1](/latexrender/pictures/884acfb35ff432082e978f33930bfa8a.png)
![(2\sqrt[]{x + 2})^2 = (x - 1)^2 (2\sqrt[]{x + 2})^2 = (x - 1)^2](/latexrender/pictures/85369d5a19c347d25de52516d32edef2.png)



VERIFICANDO QUANDO x = - 1:
![1 + \sqrt[]{x + 2} = \sqrt[]{2x + 2} 1 + \sqrt[]{x + 2} = \sqrt[]{2x + 2}](/latexrender/pictures/8689a83f25b9039f63c9432f598acaa6.png)
![1 + \sqrt[]{- 1 + 2} = \sqrt[]{- 2 + 2} 1 + \sqrt[]{- 1 + 2} = \sqrt[]{- 2 + 2}](/latexrender/pictures/f2d2e06272ed516f0fdbeec40972f7c6.png)
![1 + \sqrt[]{1} = \sqrt[]{0} 1 + \sqrt[]{1} = \sqrt[]{0}](/latexrender/pictures/5a83dbff8e31b11a328d732fea5ccd6c.png)

Falsa!!
VERIFICANDO QUANDO x = 7:
![1 + \sqrt[]{x + 2} = \sqrt[]{2x + 2} 1 + \sqrt[]{x + 2} = \sqrt[]{2x + 2}](/latexrender/pictures/8689a83f25b9039f63c9432f598acaa6.png)
![1 + \sqrt[]{7 + 2} = \sqrt[]{14 + 2} 1 + \sqrt[]{7 + 2} = \sqrt[]{14 + 2}](/latexrender/pictures/9872cff725d372183b532d512d879e59.png)
![1 + \sqrt[]{9} = \sqrt[]{16} 1 + \sqrt[]{9} = \sqrt[]{16}](/latexrender/pictures/1ccb09150ee58c4b82b9a3cc680a81f8.png)

Verdadeira!!
Portanto,
x = 7
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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DanielFerreira
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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