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inequação, Pontos na reta.

inequação, Pontos na reta.

Mensagempor ygor_macabu » Qui Abr 19, 2012 23:05

olá. estou com uma duvida nesse exercício (x² -5x +6)/ (1X² -x +42)\geq 0
achei as raízes , porem não estou conseguindo agrupa-las na reta devido as exeções da questão.
deu x\geq3 ou x\geq2  e x<-7 ou x<6
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Re: inequação, Pontos na reta.

Mensagempor ednaldo1982 » Qui Abr 19, 2012 23:39

A função x² - 5x + 6 é positiva no intervalo (-inf,2)U(3,+inf). Já a x²-x+42 é positiva para todo x real, isto é, (-inf,+inf).

Assim, o quociente será maior ou igual a zero em (-inf,2]U[3,+inf) .
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Re: inequação, Pontos na reta.

Mensagempor ygor_macabu » Sex Abr 20, 2012 00:31

por exemplo se em uma equação de segundo grau, utiliza-se as duas raízes para fazer a intercessão das retas?
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Re: inequação, Pontos na reta.

Mensagempor ednaldo1982 » Sex Abr 20, 2012 00:43

[x² - 5x + 6] / [x² - x + 42] >= 0

Restrições:

[x² - x + 42] tem que ser diferente de zero.

Delta = b² - 4 . a . c
Delta = (-1)² - 4 . 1 . 42
Delta = 1 - 168
Delta = - 167

Como delta é negativo não existe raiz real. Como o valor de a é positivo a concavidade da parábola é voltada para cima. Portanto, qualquer que seja o valor de x sempre teremos um valor positivo (e nunca será zero) para esta função.

Como sabemos que a função da parte de baixo da fração sempre será positiva, e que quando dividimos a parte de cima pela de baixo temos que ter um valor igual ou maior que zero, significa que a função de cima, pode resultar em zero ou ser um valor positivo, pois, se for negativo vem a regra de sinal e teríamos um resultano menor que zero.

Então, calculemos a função de cima x² - 5x + 6 = 0, e verificamos o estudo dos sinais da mesma.

Delta = b² - 4 . a . c
Delta = (-5)² - 4 . 1 . 6
Delta = 25 - 24
Delta = 1
\sqrt[]{\Delta} = 1

x = \frac{-b +ou-  \sqrt[]{\Delta} }{2a}

x = \frac{-(-5) +ou-  (1) }{2}

x = \frac{ 5 +ou-  (1) }{2}

x' = (5 + 1) / 2 = 6/2 = 3

x" = (5 - 1) / 2 = 4/2 = 2

A função da parte de cima é igual a zero quando x = 2 ou x = 3.


Esta função também tem concavidade para cima pois a é positivo.

Os valores menores que 2 geram resultados positivos (mesmo que a), os valores entre 2 e 3 geram resultados negativos (contrário de a) e os valores maiores que 3 geram resultados positivos (mesmo que a).

Portanto,como a função de cima não pode ser negativa devemos excluir o intervalo em que ela tem resultados negativos que é do 2 ao 3.

Sendo assim, a solução do exercício fica:


{ x \in \Re | (-\infty , 2] \cup [3 , +\infty) }
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Re: inequação, Pontos na reta.

Mensagempor ednaldo1982 » Sex Abr 20, 2012 00:50

apagado
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Re: inequação, Pontos na reta.

Mensagempor ygor_macabu » Sex Abr 20, 2012 01:40

obrigado pela ajuda
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?