por ygor_macabu » Qui Abr 19, 2012 23:05
olá. estou com uma duvida nesse exercício

achei as raízes , porem não estou conseguindo agrupa-las na reta devido as exeções da questão.
deu

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por ednaldo1982 » Qui Abr 19, 2012 23:39
A função x² - 5x + 6 é positiva no intervalo (-inf,2)U(3,+inf). Já a x²-x+42 é positiva para todo x real, isto é, (-inf,+inf).
Assim, o quociente será maior ou igual a zero em (-inf,2]U[3,+inf) .
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por ygor_macabu » Sex Abr 20, 2012 00:31
por exemplo se em uma equação de segundo grau, utiliza-se as duas raízes para fazer a intercessão das retas?
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por ednaldo1982 » Sex Abr 20, 2012 00:43
[x² - 5x + 6] / [x² - x + 42] >= 0
Restrições:
[x² - x + 42] tem que ser diferente de zero.
Delta = b² - 4 . a . c
Delta = (-1)² - 4 . 1 . 42
Delta = 1 - 168
Delta = - 167
Como delta é negativo não existe raiz real. Como o valor de a é positivo a concavidade da parábola é voltada para cima. Portanto, qualquer que seja o valor de x sempre teremos um valor positivo (e nunca será zero) para esta função.
Como sabemos que a função da parte de baixo da fração sempre será positiva, e que quando dividimos a parte de cima pela de baixo temos que ter um valor igual ou maior que zero, significa que a função de cima, pode resultar em zero ou ser um valor positivo, pois, se for negativo vem a regra de sinal e teríamos um resultano menor que zero.
Então, calculemos a função de cima x² - 5x + 6 = 0, e verificamos o estudo dos sinais da mesma.
Delta = b² - 4 . a . c
Delta = (-5)² - 4 . 1 . 6
Delta = 25 - 24
Delta = 1
![\sqrt[]{\Delta} \sqrt[]{\Delta}](/latexrender/pictures/330b226b014cd1baae65efe339f0ec25.png)
= 1
x =
![\frac{-b +ou- \sqrt[]{\Delta} }{2a} \frac{-b +ou- \sqrt[]{\Delta} }{2a}](/latexrender/pictures/f4e2530cd4c1230260180adf2d64a4c9.png)
x =

x =

x' = (5 + 1) / 2 = 6/2 = 3
x" = (5 - 1) / 2 = 4/2 = 2
A função da parte de cima é igual a zero quando x = 2 ou x = 3.
Esta função também tem concavidade para cima pois a é positivo.
Os valores menores que 2 geram resultados positivos (mesmo que a), os valores entre 2 e 3 geram resultados negativos (contrário de a) e os valores maiores que 3 geram resultados positivos (mesmo que a).
Portanto,como a função de cima não pode ser negativa devemos excluir o intervalo em que ela tem resultados negativos que é do 2 ao 3.
Sendo assim, a solução do exercício fica:
![{ x \in \Re | (-\infty , 2] \cup [3 , +\infty) } { x \in \Re | (-\infty , 2] \cup [3 , +\infty) }](/latexrender/pictures/77fda2dce258fbdd3e0e84aa5c161777.png)
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por ednaldo1982 » Sex Abr 20, 2012 00:50
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por ygor_macabu » Sex Abr 20, 2012 01:40
obrigado pela ajuda
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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