• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Confusão com pi em derivadas

Confusão com pi em derivadas

Mensagempor Kabection » Seg Abr 16, 2012 23:40

Olá, resolvendo uma questão sobre Derivadas me deparei com uma situação inusitada. Que é o seguinte: A questão pede para determinar a equação da reta tangente em (p,f(p)) de:

f(x)= sen(x)+cos(3x) , p=\frac{\pi}{3}=P(60,\frac{-2+\sqrt3}{2}) ------------- f(p)=sen(60)+sen(180) = \frac{-2+\sqrt3}{2}

Resolvendo:

f(x)=    sen(x)+cos(3x)
f'(x)=   cos(x)-sen(3x)
f'(x)=   cos(\frac{\pi}{3}) - sen(\pi)
f'(x)= \frac{1}{2}-0 = \frac{1}{2}=m

Para determinar a equação:

y-y0=m(x-x0)
y-(\frac{-2+\sqrt3}{2})=\frac{1}{2}(x-60)
y=\frac{1}{2}x\frac{-60-2+\sqrt3}{2} = 0.5x-30.1

Mas testando pelo Geogebra, o resultado da equação da reta tangente em (p,f(p)) é:

y=0.5x-0.66

Que consigo obter quando coloco o ponto P = (\frac{\pi}{3},f(\frac{\pi}{3}) , onde \pi = 3.1415... Então devo usar o pi = 180 da trigononometria, ou a constante pi = 3,1415... em questões desse tipo??? Espero que entendam o q escrevi, Agradeço qualquer ajuda.
Kabection
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Jan 16, 2012 15:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da Computação
Andamento: cursando

Re: Confusão com pi em derivadas

Mensagempor emsbp » Ter Abr 17, 2012 13:18

Boa tarde.
De facto, o desenvolvimento da tua resolução está correto.
Deves usar \pi como 180º quando aplicas diretamente em funções trigonométricas, ou seja, nos cálculos de sen, cos, tg, cotg, .... Portanto quanto calculas f(\frac{\pi}{3}), vais calcular o sen e cos de \frac{\pi}{3}, e logo, ao usares graus contará como 180º e se usares radianos contará como \pi.Tens de teres isto em atenção se usares a calculadora gráfica (averigua no MODE da máquina).
Agora, quando fores calcular o valor de b (ordenada na origem da equação reduzida da tangente ao ponto dado), deves usar o valor real de \pi =3.14...., pois neste caso não estás a usar funções trigonométricas.
Espero ter ajudado.
Bom trabalho!
emsbp
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Mar 09, 2012 11:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática/Informática
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}