por MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 19:00
A EXPRESSÃO

É IGUAL A:
PS: NÃO TENHO A MÍNIMA NOÇÃO DO QUE FAZER! AGRADEÇO A AJUDA DESDE JÁ!
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por MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 19:23
Vou lembrar algumas relações trigonométricas importantes: primeiro, a relação fundamental

; segundo, o cosseno do arco duplo

; por último, a fatoração de diferença de potências à quarta

. Tente usar estes fatos para a resolução do exercício.
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por MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 19:34
MarceloFantini escreveu:Vou lembrar algumas relações trigonométricas importantes: primeiro, a relação fundamental

; segundo, o cosseno do arco duplo

; por último, a fatoração de diferença de potências à quarta

. Tente usar estes fatos para a resolução do exercício.
Obrigada, eu sei todas essas relações porém não estou conseguindo ultilizá-las e tenho a informação que

e

está correto ultlizar essa informação nessa equação?
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por MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 19:41
Por favor, procure escrever tudo corretamente no LaTeX. O código é
- Código: Selecionar todos
\cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}
que sai

. Sim, elas são válidas, porém não levarão à resolução mais rápida do exercício. Além disso, elas são consequência das duas primeiras relações que escrevi.
Façamos isso passo a passo. Primeiro, escreva a fatoração das potências à quarta na expressão dada.
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por MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 20:14


MarceloFantini escreveu:Por favor, procure escrever tudo corretamente no LaTeX. O código é
- Código: Selecionar todos
\cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}
que sai

. Sim, elas são válidas, porém não levarão à resolução mais rápida do exercício. Além disso, elas são consequência das duas primeiras relações que escrevi.
Façamos isso passo a passo. Primeiro, escreva a fatoração das potências à quarta na expressão dada.
Então no caso fica


SÓ NÃO SEI MAIS DEPOIS DAI...
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por MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 20:25
Não tenha pressa. Sua fatoração não está correta. O caminho certo é

.
Agora, o que você pode dizer do fator direito e do fator esquerdo no produto?
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por MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 20:32
MarceloFantini escreveu:Não tenha pressa. Sua fatoração não está correta. O caminho certo é

.
Agora, o que você pode dizer do fator direito e do fator esquerdo no produto?
O FATOR ESQUERDO É EQUIVALENTE A

E O FATOR DIREITO É A RELAÇÃO FUNDAMENTAL EQUIVALENTE A

ESTÁ CORRETO?
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por MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 20:46
O fator direito está certo, o esquerdo não. Não será

mas sim

. O arco é

e não apenas

.
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por MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 21:05
MarceloFantini escreveu:O fator direito está certo, o esquerdo não. Não será

mas sim

. O arco é

e não apenas

.
entendi agora! muito obrigada
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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