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arco de metade

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Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 19:00

A EXPRESSÃO cos^4 (x/2) - sen^4 (x/2) É IGUAL A:

PS: NÃO TENHO A MÍNIMA NOÇÃO DO QUE FAZER! AGRADEÇO A AJUDA DESDE JÁ!
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Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 19:23

Vou lembrar algumas relações trigonométricas importantes: primeiro, a relação fundamental sen^2 x + \cos^2 x = 1; segundo, o cosseno do arco duplo \cos 2x = \cos^2 x - sen^2 x; por último, a fatoração de diferença de potências à quarta x^4 - y^4 = (x^2 +y^2)(x^2 -y^2). Tente usar estes fatos para a resolução do exercício.
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Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 19:34

MarceloFantini escreveu:Vou lembrar algumas relações trigonométricas importantes: primeiro, a relação fundamental sen^2 x + \cos^2 x = 1; segundo, o cosseno do arco duplo \cos 2x = \cos^2 x - sen^2 x; por último, a fatoração de diferença de potências à quarta x^4 - y^4 = (x^2 +y^2)(x^2 -y^2). Tente usar estes fatos para a resolução do exercício.


Obrigada, eu sei todas essas relações porém não estou conseguindo ultilizá-las e tenho a informação que sen^2(x/2)= 1-cos/2 e cos^2(x/2)= 1 + cos/2 está correto ultlizar essa informação nessa equação?
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Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 19:41

Por favor, procure escrever tudo corretamente no LaTeX. O código é
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\cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}
que sai \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}. Sim, elas são válidas, porém não levarão à resolução mais rápida do exercício. Além disso, elas são consequência das duas primeiras relações que escrevi.

Façamos isso passo a passo. Primeiro, escreva a fatoração das potências à quarta na expressão dada.
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Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 20:14

\:\Rightarrow \left(cos 2x \right)\,. \left(\frac{x}{2} \right)\:\Rightarrow \left(cos 2x \right)\,. \left(\frac{x}{2} \right)
MarceloFantini escreveu:Por favor, procure escrever tudo corretamente no LaTeX. O código é
Código: Selecionar todos
\cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}
que sai \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}. Sim, elas são válidas, porém não levarão à resolução mais rápida do exercício. Além disso, elas são consequência das duas primeiras relações que escrevi.

Façamos isso passo a passo. Primeiro, escreva a fatoração das potências à quarta na expressão dada.



Então no caso fica
\left(\frac{x}{2} \right). \left(cos^4 - sen^4 \right)\rightarrow \left(\frac{x}{2} \right). \left(cos^2x + sen^2x \right). \left(cos^2x - sen^2x \right) \rightarrow \left(cos 2x \right)\,. \left(\frac{x}{2} \right)


SÓ NÃO SEI MAIS DEPOIS DAI...
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Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 20:25

Não tenha pressa. Sua fatoração não está correta. O caminho certo é \left( \cos^4 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^4 \left( \frac{x}{2} \right) \right) = \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right) \cdot \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) + sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right).

Agora, o que você pode dizer do fator direito e do fator esquerdo no produto?
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Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 20:32

MarceloFantini escreveu:Não tenha pressa. Sua fatoração não está correta. O caminho certo é \left( \cos^4 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^4 \left( \frac{x}{2} \right) \right) = \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right) \cdot \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) + sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right).

Agora, o que você pode dizer do fator direito e do fator esquerdo no produto?


O FATOR ESQUERDO É EQUIVALENTE A cos \left(2x \right) E O FATOR DIREITO É A RELAÇÃO FUNDAMENTAL EQUIVALENTE A 1 ESTÁ CORRETO?
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Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 20:46

O fator direito está certo, o esquerdo não. Não será \cos (2x) mas sim \cos \left( 2 \cdot \frac{x}{2} \right) = \cos x. O arco é \frac{x}{2} e não apenas x.
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Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 21:05

MarceloFantini escreveu:O fator direito está certo, o esquerdo não. Não será \cos (2x) mas sim \cos \left( 2 \cdot \frac{x}{2} \right) = \cos x. O arco é \frac{x}{2} e não apenas x.


entendi agora! muito obrigada
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?