por Marcelo_ribeiro » Seg Mar 26, 2012 13:57
olá pessoal ... estou com duvida no seguinte exercicio : w= Ln (

, verfique

.
eu consigo fazer a derivada parcial de x e y, mas nao consigo entender como se faz essa parte da verificação . eu tentei derivar em relação a x e y e igualar a 3 . chego até essa parte

. por favor se puderem me orientar agradeço .
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por LuizAquino » Seg Mar 26, 2012 15:09
Marcelo_ribeiro escreveu:olá pessoal ... estou com duvida no seguinte exercicio : w= Ln (

, verfique

.
Por favor, verifique o enunciado do exercício. Você tem certeza que digitou o enunciado corretamente?
Marcelo_ribeiro escreveu:eu consigo fazer a derivada parcial de x e y, mas nao consigo entender como se faz essa parte da verificação.
Quando ele diz para verificar se

, ele deseja que você faça o seguinte:
1) calcule a derivada parcial de w em relação a x;
2) calcule a derivada parcial de w em relação a y;
3) some essas duas derivadas parciais;
4) agora responda: o resultado dessa soma é igual a 3?
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por Marcelo_ribeiro » Seg Mar 26, 2012 15:19
olá , aonde tem erro no enunciado ? eu só nao consegui inserir o Ln na fórmula de imagem. mas de resto acho q esta correto . eu somei as derivadas de x e y . e deu aquele resultado que eu mostrei ali em cima, gostaria de saber o que tenho q fazer posteriormente.
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por LuizAquino » Seg Mar 26, 2012 17:09
Marcelo_ribeiro escreveu:olá , aonde tem erro no enunciado?
Eis o que você escreveu (note as partes em destaque):
Marcelo_ribeiro escreveu:w= Ln (

, verfique
Mas eu presumo que o texto original do exercício seja:

, verfique
Marcelo_ribeiro escreveu:eu só nao consegui inserir o Ln na fórmula de imagem.
Use um código como:
- Código: Selecionar todos
[tex]\ln u[/tex]
O resultado desse código é:

Marcelo_ribeiro escreveu:eu somei as derivadas de x e y . e deu aquele resultado que eu mostrei ali em cima, gostaria de saber o que tenho q fazer posteriormente.
Eis o que você escreveu:
Marcelo_ribeiro escreveu:chego até essa parte

Ou seja, você está dizendo que:
Mas o correto seria (considerando a função w que escrevi acima):

Note que no numerador você escreveu 28y² ao invés de 27y².
Pois bem. Considerando essa expressão para a soma das derivadas parciais, não é possível simplificá-la para obter 3. Isso significa que
não é verdade que

. Em outras palavras, a afirmação feita no exercício é falsa.
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por Marcelo_ribeiro » Ter Mar 27, 2012 02:28
ah entendi, po vlw pela explicação e pela dica de como inserir ln... brigadão msm !
abraçoo
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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