por rola09 » Seg Mar 12, 2012 16:19
Boa tarde a todos,
Gostaria que alguém me pudesse confirmar o resultado do seguinte exercício pois estou com algumas dúvidas no resultado.
"Quantas voltas dá a roda de uma bicicleta com 72 cm de diâmetro quando percorre 9 km."
Das 4 opções, duas são as seguintes:
- Aproximadamente 3979
- Aproximadamente 3981
Ora se 72 cm x pi = 226,194 > e 9000/2,2619 = 3978
Isto deve ter tudo a ver com arredondamentos, mas gostaria que alguém com mais experiência me confirmasse.
Obrigado
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rola09
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por LuizAquino » Seg Mar 12, 2012 17:33
rola09 escreveu:Gostaria que alguém me pudesse confirmar o resultado do seguinte exercício pois estou com algumas dúvidas no resultado.
"Quantas voltas dá a roda de uma bicicleta com 72 cm de diâmetro quando percorre 9 km."
Das 4 opções, duas são as seguintes:
- Aproximadamente 3979
- Aproximadamente 3981
Ora se 72 cm x pi = 226,194 > e 9000/2,2619 = 3978
Isto deve ter tudo a ver com arredondamentos, mas gostaria que alguém com mais experiência me confirmasse.
Sabemos que o comprimento de uma circunferência de raio
r é dado por:

Como o diâmetro é 72 cm, temos que:

Usando a aproximação

, temos que:


Sabemos que 9 km corresponde a 900.000 cm. Desse modo, o número
n de voltas é aproximadamente:


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LuizAquino
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por rola09 » Seg Mar 12, 2012 18:34
Sr. LuizAquino,
Desde já agradeço imenso a sua ajuda e resposta.
O raciocínio para mim também está correcto, mas pergunto se supostamente não deveríamos usar o valor de Pi sem arredondar, e se for o caso o resultado já vai dar 3979.
Sei que o resultado pouco interessa, desde que o raciocínio esteja correcto, mas neste caso e tratando-se de uma situação com escolha de apenas uma das opções, gostava de ter a resposta correcta e não tenho soluções do exercício para confirmar.
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rola09
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por LuizAquino » Seg Mar 12, 2012 19:10
LuizAquino escreveu:Desde já agradeço imenso a sua ajuda e resposta.
O raciocínio para mim também está correcto, mas pergunto se supostamente não deveríamos usar o valor de Pi sem arredondar, e se for o caso o resultado já vai dar 3979.
Sei que o resultado pouco interessa, desde que o raciocínio esteja correcto, mas neste caso e tratando-se de uma situação com escolha de apenas uma das opções, gostava de ter a resposta correcta e não tenho soluções do exercício para confirmar.
Por convenção, em exercícios desse tipo usamos a aproximação:

.
Mas se for usada outra aproximação para

, então o resultado será diferente.
De qualquer modo, alguma aproximação será usada.
Sem usar qualquer aproximação, a reposta correta seria um número irracional:


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LuizAquino
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por rola09 » Dom Mar 18, 2012 17:59
Quero aproveitar o tópico para colocar mais umas questões de escolha múltipla. Em que a minha resposta se encontra a
BOLT1 - Os planos

e

são:
(A) coicidentes
(B) perpendiculares
(c) secantes não perpendiculares(d) estritamente paralelos
2 - Uma equação vetorial da reta que passa em P (-1,2,3) e é perpendicular ao plano

é:
(A)

(B)
(C) 
(D)

3 - Considere, em

, a equação trignométrica

. Em qual destes intervalos esta equação tem uma única solução.
(A)
(B) ![\left[0,\pi \right] \left[0,\pi \right]](/latexrender/pictures/401598234817b1f8eabc57f81da171d0.png)
(C)
![\left[\frac{\pi}{4};\frac{3\pi}{4} \right] \left[\frac{\pi}{4};\frac{3\pi}{4} \right]](/latexrender/pictures/6ed8d7cd7cd9a9d3bdfd5da6df309613.png)
(D)
![\left[-\frac{\pi}{4},\frac{\pi}{4} \right] \left[-\frac{\pi}{4},\frac{\pi}{4} \right]](/latexrender/pictures/d436e25f7064adbcb704f51a48c401b4.png)
4 - Dadas as proposições:
I. Existe um ângulo no IV quadrante cujo co-seno é 2.
II. Sendo

e

dois ângulos do III quadrante tem-se que:

(A) I é verdadeira e II é falsa
(B) São ambas verdadeiras(C) São ambas falsas
(D) II é verdadeira e a I é falsa
5 - Na Figura, está representado o círculo trigonométrico.
Sabe-se que:
•? a recta r é tangente à circunferência no ponto A(1,0)
•? a recta s passa na origem do referencial e intersecta a recta r no ponto P, cuja ordenada é -2
•? o ponto Q, situado no segundo quadrante, pertence à recta s
Seja

a amplitude, em radianos, do ângulo orientado, assinalado na figura, que tem por lado origem o semieixo positivo Ox e por lado
extremidade a semi-recta OP.
Qual é o valor de

, arredondado às centésimas?

(A) -1.10
(B) -1.11(C) 1.10
(D) -2
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rola09
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por LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 19:25
rola09 escreveu:Quero aproveitar o tópico para colocar mais umas questões de escolha múltipla. Em que a minha resposta se encontra a
BOLT1 - Os planos

e

são:
(A) coicidentes
(B) perpendiculares
(c) secantes não perpendiculares(d) estritamente paralelos
2 - Uma equação vetorial da reta que passa em P (-1,2,3) e é perpendicular ao plano

é:
(A)

(B)
(C) 
(D)

3 - Considere, em

, a equação trignométrica

. Em qual destes intervalos esta equação tem uma única solução.
(A)
(B) ![\left[0,\pi \right] \left[0,\pi \right]](/latexrender/pictures/401598234817b1f8eabc57f81da171d0.png)
(C)
![\left[\frac{\pi}{4};\frac{3\pi}{4} \right] \left[\frac{\pi}{4};\frac{3\pi}{4} \right]](/latexrender/pictures/6ed8d7cd7cd9a9d3bdfd5da6df309613.png)
(D)
![\left[-\frac{\pi}{4},\frac{\pi}{4} \right] \left[-\frac{\pi}{4},\frac{\pi}{4} \right]](/latexrender/pictures/d436e25f7064adbcb704f51a48c401b4.png)
4 - Dadas as proposições:
I. Existe um ângulo no IV quadrante cujo co-seno é 2.
II. Sendo

e

dois ângulos do III quadrante tem-se que:

(A) I é verdadeira e II é falsa
(B) São ambas verdadeiras(C) São ambas falsas
(D) II é verdadeira e a I é falsa
5 - Na Figura, está representado o círculo trigonométrico.
Sabe-se que:
•? a recta r é tangente à circunferência no ponto A(1,0)
•? a recta s passa na origem do referencial e intersecta a recta r no ponto P, cuja ordenada é -2
•? o ponto Q, situado no segundo quadrante, pertence à recta s
Seja

a amplitude, em radianos, do ângulo orientado, assinalado na figura, que tem por lado origem o semieixo positivo Ox e por lado
extremidade a semi-recta OP.
Qual é o valor de

, arredondado às centésimas?

(A) -1.10
(B) -1.11(C) 1.10
(D) -2
Por favor, crie outros tópicos para cada uma de suas dúvidas.
Por questão de organização do fórum, cada tópico deve conter apenas uma questão.
Além disso, vale lembrar que não é objetivo desse fórum resolver listas inteiras de exercício.
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por rola09 » Dom Mar 18, 2012 19:34
Peço desculpa. Não era minha intenção criar confusão.
Pensei que pudesse aproveitar o tópico. Posso criar outro com este último post?
Queria apenas confirmar se os meus raciocínios estavam corretos visto que só tenho disponibilidade de estudar sozinho e quando descobri este fórum, já me tem ajudado bastante.
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por LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 19:41
rola09 escreveu:Peço desculpa. Não era minha intenção criar confusão.
Ok.
rola09 escreveu:Pensei que pudesse aproveitar o tópico. Posso criar outro com este último post?
Como disse antes, nós recomendamos sempre que em cada tópico haja apenas um exercício. Em sua última mensagem há 5 exercícios!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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