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[Trigonometria] 11º

[Trigonometria] 11º

Mensagempor rola09 » Seg Mar 12, 2012 16:19

Boa tarde a todos,

Gostaria que alguém me pudesse confirmar o resultado do seguinte exercício pois estou com algumas dúvidas no resultado.

"Quantas voltas dá a roda de uma bicicleta com 72 cm de diâmetro quando percorre 9 km."

Das 4 opções, duas são as seguintes:
- Aproximadamente 3979
- Aproximadamente 3981

Ora se 72 cm x pi = 226,194 > e 9000/2,2619 = 3978
Isto deve ter tudo a ver com arredondamentos, mas gostaria que alguém com mais experiência me confirmasse.
Obrigado
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Re: [Trigonometria] 11º

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 12, 2012 17:33

rola09 escreveu:Gostaria que alguém me pudesse confirmar o resultado do seguinte exercício pois estou com algumas dúvidas no resultado.

"Quantas voltas dá a roda de uma bicicleta com 72 cm de diâmetro quando percorre 9 km."

Das 4 opções, duas são as seguintes:
- Aproximadamente 3979
- Aproximadamente 3981

Ora se 72 cm x pi = 226,194 > e 9000/2,2619 = 3978
Isto deve ter tudo a ver com arredondamentos, mas gostaria que alguém com mais experiência me confirmasse.


Sabemos que o comprimento de uma circunferência de raio r é dado por:

C = 2\pi r

Como o diâmetro é 72 cm, temos que:

C = 72 \pi

Usando a aproximação \pi \approx 3,14 , temos que:

C \approx 72 \cdot 3,14

C \approx 226,08

Sabemos que 9 km corresponde a 900.000 cm. Desse modo, o número n de voltas é aproximadamente:

n \approx \dfrac{900.000}{226,08}

n \approx 3.981
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Re: [Trigonometria] 11º

Mensagempor rola09 » Seg Mar 12, 2012 18:34

Sr. LuizAquino,

Desde já agradeço imenso a sua ajuda e resposta.
O raciocínio para mim também está correcto, mas pergunto se supostamente não deveríamos usar o valor de Pi sem arredondar, e se for o caso o resultado já vai dar 3979.
Sei que o resultado pouco interessa, desde que o raciocínio esteja correcto, mas neste caso e tratando-se de uma situação com escolha de apenas uma das opções, gostava de ter a resposta correcta e não tenho soluções do exercício para confirmar.
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Re: [Trigonometria] 11º

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 12, 2012 19:10

LuizAquino escreveu:Desde já agradeço imenso a sua ajuda e resposta.
O raciocínio para mim também está correcto, mas pergunto se supostamente não deveríamos usar o valor de Pi sem arredondar, e se for o caso o resultado já vai dar 3979.
Sei que o resultado pouco interessa, desde que o raciocínio esteja correcto, mas neste caso e tratando-se de uma situação com escolha de apenas uma das opções, gostava de ter a resposta correcta e não tenho soluções do exercício para confirmar.


Por convenção, em exercícios desse tipo usamos a aproximação: \pi \approx 3,14 .

Mas se for usada outra aproximação para \pi , então o resultado será diferente.

De qualquer modo, alguma aproximação será usada.

Sem usar qualquer aproximação, a reposta correta seria um número irracional:

n = \dfrac{900.000}{72\pi}

n = \dfrac{12.500}{\pi}
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Re: [Trigonometria] 11º Escolha Múltipla

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 17:59

Quero aproveitar o tópico para colocar mais umas questões de escolha múltipla. Em que a minha resposta se encontra a BOLT

1 - Os planos \alpha:x-y+z+\frac{1}{2}=0 e \beta:2x+2y+2z=-1 são:

(A) coicidentes
(B) perpendiculares
(c) secantes não perpendiculares
(d) estritamente paralelos


2 - Uma equação vetorial da reta que passa em P (-1,2,3) e é perpendicular ao plano x+y=4 é:

(A) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(1,1,1 \right),\kappa \in IR
(B) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(1,1,0 \right),\kappa \in IR
(C) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(-1,1,0 \right),\kappa \in IR
(D) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(0,0,1 \right),\kappa \in IR


3 - Considere, em \Re, a equação trignométrica sen\beta=0,9. Em qual destes intervalos esta equação tem uma única solução.

(A) \left[-\frac{\pi}{2};\frac{\pi}{2} \right]

(B) \left[0,\pi \right]

(C) \left[\frac{\pi}{4};\frac{3\pi}{4} \right]

(D) \left[-\frac{\pi}{4},\frac{\pi}{4} \right]


4 - Dadas as proposições:
I. Existe um ângulo no IV quadrante cujo co-seno é 2.
II. Sendo \alpha e \beta dois ângulos do III quadrante tem-se que:
\alpha<\beta\Rightarrow sen\alpha<sen\beta

(A) I é verdadeira e II é falsa
(B) São ambas verdadeiras
(C) São ambas falsas
(D) II é verdadeira e a I é falsa


5 - Na Figura, está representado o círculo trigonométrico.
Sabe-se que:
•? a recta r é tangente à circunferência no ponto A(1,0)
•? a recta s passa na origem do referencial e intersecta a recta r no ponto P, cuja ordenada é -2
•? o ponto Q, situado no segundo quadrante, pertence à recta s
Seja \alpha a amplitude, em radianos, do ângulo orientado, assinalado na figura, que tem por lado origem o semieixo positivo Ox e por lado
extremidade a semi-recta OP.
Qual é o valor de \alpha, arredondado às centésimas?

Imagem

(A) -1.10
(B) -1.11
(C) 1.10
(D) -2
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Re: [Trigonometria] 11º

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 19:25

rola09 escreveu:Quero aproveitar o tópico para colocar mais umas questões de escolha múltipla. Em que a minha resposta se encontra a BOLT

1 - Os planos \alpha:x-y+z+\frac{1}{2}=0 e \beta:2x+2y+2z=-1 são:

(A) coicidentes
(B) perpendiculares
(c) secantes não perpendiculares
(d) estritamente paralelos


2 - Uma equação vetorial da reta que passa em P (-1,2,3) e é perpendicular ao plano x+y=4 é:

(A) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(1,1,1 \right),\kappa \in IR
(B) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(1,1,0 \right),\kappa \in IR
(C) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(-1,1,0 \right),\kappa \in IR
(D) \left(x,y,z \right)=\left(-1,2,3 \right)+\kappa\left(0,0,1 \right),\kappa \in IR


3 - Considere, em \Re, a equação trignométrica sen\beta=0,9. Em qual destes intervalos esta equação tem uma única solução.

(A) \left[-\frac{\pi}{2};\frac{\pi}{2} \right]

(B) \left[0,\pi \right]

(C) \left[\frac{\pi}{4};\frac{3\pi}{4} \right]

(D) \left[-\frac{\pi}{4},\frac{\pi}{4} \right]


4 - Dadas as proposições:
I. Existe um ângulo no IV quadrante cujo co-seno é 2.
II. Sendo \alpha e \beta dois ângulos do III quadrante tem-se que:
\alpha<\beta\Rightarrow sen\alpha<sen\beta

(A) I é verdadeira e II é falsa
(B) São ambas verdadeiras
(C) São ambas falsas
(D) II é verdadeira e a I é falsa


5 - Na Figura, está representado o círculo trigonométrico.
Sabe-se que:
•? a recta r é tangente à circunferência no ponto A(1,0)
•? a recta s passa na origem do referencial e intersecta a recta r no ponto P, cuja ordenada é -2
•? o ponto Q, situado no segundo quadrante, pertence à recta s
Seja \alpha a amplitude, em radianos, do ângulo orientado, assinalado na figura, que tem por lado origem o semieixo positivo Ox e por lado
extremidade a semi-recta OP.
Qual é o valor de \alpha, arredondado às centésimas?

Imagem

(A) -1.10
(B) -1.11
(C) 1.10
(D) -2


Por favor, crie outros tópicos para cada uma de suas dúvidas.

Por questão de organização do fórum, cada tópico deve conter apenas uma questão.

Além disso, vale lembrar que não é objetivo desse fórum resolver listas inteiras de exercício.
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Re: [Trigonometria] 11º

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 19:34

Peço desculpa. Não era minha intenção criar confusão.
Pensei que pudesse aproveitar o tópico. Posso criar outro com este último post?

Queria apenas confirmar se os meus raciocínios estavam corretos visto que só tenho disponibilidade de estudar sozinho e quando descobri este fórum, já me tem ajudado bastante.
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Re: [Trigonometria] 11º

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 19:41

rola09 escreveu:Peço desculpa. Não era minha intenção criar confusão.


Ok.

rola09 escreveu:Pensei que pudesse aproveitar o tópico. Posso criar outro com este último post?


Como disse antes, nós recomendamos sempre que em cada tópico haja apenas um exercício. Em sua última mensagem há 5 exercícios!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?