• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Questão, número irracional.

Questão, número irracional.

Mensagempor LuizCarlos » Sex Mar 16, 2012 18:49

Olá amigos!

Seguinte, estou fazendo exercícios, não estou entendendo essa questão:

Escreva a representação decimal de um número irracional compreendido entre 5 e 6 e de outro compreendido entre 3,1 e 3,2.

Como faço para encontrar números compreendidos entre dois números inteiros, e dois números decimais, no caso 3,1 e 3,2.

Abraço.
LuizCarlos
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: 1º ano do segundo grau
Andamento: cursando

Re: Questão, número irracional.

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 16, 2012 22:27

Primeiro, é bom perceber que não existe representação decimal finita de um número irracional, apenas as aproximações por racionais que tem, uma vez que pela definição sabemos que um número racional é a divisão por dois números inteiros. Para esclarecer esse exercício, pense num número cuja raíz quadrada por exemplo esteja entre 5 e 6. Ou seja, 5 < \text{numero} < 6. Isto significa que, elevado ao quadrado, teremos \text{numero}^2 > 25 e \text{numero}^2 < 36 pois respeita a desigualdade. Daí, basta escolher algum que te interesse. Por exemplo, \text{numero}^2 = 30 \implies \text{numero} = \sqrt{30}.

Para facilitar o entendimento, usei "número", mas formalmente escreva alguma letra para denotar álgebra. Perdão pela falta de acento, não tem como no LaTeX.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.