• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Conversão de ângulos.

Conversão de ângulos.

Mensagempor Phisic » Dom Nov 06, 2011 16:43

Estou precisando obter uma conversão de radianos para graus com a função abaixo mas a resposta obtida não é a correta, exemplo: cos(90) em graus é 0 "zero" mas minha função retorna -25.6727;

a formula consegui no site:
http://www.teacherschoice.com.au/maths_library/angles/angles.htm
Pergunto se o erro esta na minha interpretação da resposta ou no implementação da formula.

#define RADIANS_TO_DEGREES(radianos) ((radianos) * (180.0 / M_PI))

RADIANS_TO_DEGREES(cos(90))

-25.6727

O contexto de minha dúvida esta no tópico abaixo onde preciso rotacionar um ponto no espaço.

http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=109&t=6126&p=21293&hilit=rota%C3%A7%C3%A3o#p21293
Phisic
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da Computação
Andamento: formado

Re: Conversão de ângulos.

Mensagempor rds0708 » Qua Mar 07, 2012 06:54

Olá.

Não sei se o usuário ainda precisa de ajuda (devido a data), mas tento fazer o que posso para ajudar no que eu sei e, se caso alguém tenha interesse neste tópico, como eu vi, possa saber de alguma coisa. Enfim...

Eu li sua dúvida e me parece que você é programador e deseja transformar um devido valor de radianos para graus. Uma maneira de você fazer este tipo de operação é criar uma função (eu estou falando sobre a linguagem de programação, que acredito ser o C que você usa) que retorne um valor que seria o valor em graus procurado por você. Passe para esta função o valor em radianos que você deseja transformar e retorne nesta função:

RAD * 180 / PI

Lembrando que o valor provavelmente sairá "quebrado", portanto utilize um tipo double para maior precisão nos cálculos.

Outra coisa que notei (só agora por sinal), ultimamente tenho tido a mesma dúvida quase e abri um tópico sobre o assunto, mas o valor que é retornado por qualquer função trigonométrica, seno, cosseno e tangente não é em radianos, mas sim um valor da conhecida tabela trigonométrica.

Espero que eu não tenha feito "besteira" em ajudar um tópico não respondido na segunda página de trigonometria criado a um certo tempo já. Além do mais, espero ter ajudado. Além do que, eu não sou programador C, mas acredito que existam libs com a qual você possa tirar proveito disso.

Até.
rds0708
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Informática
Andamento: formado

Voltar para Trigonometria

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem