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Equação Modular

Equação Modular

Mensagempor Rafael16 » Dom Mar 04, 2012 14:07

Boa tarde galera!

Resolvi essa equação:

2|x|² + 3|x| = 2
2|x|² = -3|x| + 2 --> C.E: -3x + 2 ? 0 ? x ? 2/3
2x² = -3x + 2
2x² + 3x - 2 = 0

Tirei a raiz e obtive 1/2 e -2. Como -2 é menor que 2/3, que é a condição de existência, sobrou só 1/2 que satisfaz a C.E. Portanto,
S = {1/2}. Mas a solução correta é S = {1/2, -1/2}.

E vi a resolução desse exercício logo abaixo mas não entendi:

2|x|² + 3|x| = 2

2|x|² + 3|x| - 2 = 0

para x < 0:

2x² - 3x - 2 = 0

raízes -> x = - 1/2 ou x = 2 ( não convém pois estamos supondo x < 0 )


para x >= 0 :

2x² + 3x - 2 = 0

raízes -> x = 1/2 ou x = - 2 ( não convém pois estamos supondo x >= 0 )

logo:

S = [ - 1/2 , 1/2 }

Não entendi esse "não convém", e também não entendi o porque o 2 não está no conjunto solução, pois é maior que C.E que é 2/3.

Obrigado
Rafael16
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Re: Equação Modular

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 04, 2012 15:35

Rafael16 escreveu:Resolvi essa equação:

2|x|² + 3|x| = 2
2|x|² = -3|x| + 2 --> C.E: -3x + 2 ? 0 ? x ? 2/3


A condição de existência está errada. O correto seria:

-3|x| + 2 \geq 0

Ou seja, você escreveu -3x ao invés de -3|x|.

Resolvendo a condição de existência, temos que:

-3|x| + 2 \geq 0

-3|x| \geq -2

|x| \leq \dfrac{2}{3}

-\dfrac{2}{3} \leq x \leq \dfrac{2}{3}

Rafael16 escreveu:2x² = -3x + 2
2x² + 3x - 2 = 0

Tirei a raiz e obtive 1/2 e -2. Como -2 é menor que 2/3, que é a condição de existência, sobrou só 1/2 que satisfaz a C.E. Portanto,
S = {1/2}. Mas a solução correta é S = {1/2, -1/2}.


Aqui há outro erro. Você tinha a equação:

2x^2 = -3|x| + 2

A partir daí, você simplesmente (sem qualquer motivo para isso) substituiu |x| por x. Então você escreveu:

2x^2 = -3x + 2

2x^2  + 3x - 2 = 0

O erro desse raciocínio está no fato de que |x| não é igual a x.

Isso só é verdade quando x\geq 0 . No caso de x < 0, temos que |x| é igual a -x.

Rafael16 escreveu:E vi a resolução desse exercício logo abaixo mas não entendi:

2|x|² + 3|x| = 2

2|x|² + 3|x| - 2 = 0

para x < 0:

2x² - 3x - 2 = 0

raízes -> x = - 1/2 ou x = 2 ( não convém pois estamos supondo x < 0 )


para x >= 0 :

2x² + 3x - 2 = 0

raízes -> x = 1/2 ou x = - 2 ( não convém pois estamos supondo x >= 0 )

logo:

S = [ - 1/2 , 1/2 }

Não entendi esse "não convém", e também não entendi o porque o 2 não está no conjunto solução, pois é maior que C.E que é 2/3.


Aqui foi aplicado a definição de módulo:

|x| = \begin{cases}x,\textrm{ se }x\geq 0 \\ -x,\textrm{ se }x< 0\end{cases}

Dessa forma, a solução foi separada em dois casos: quando quando x < 0 e quando x\geq 0 .

O termo "não convém" é o mesmo que "não serve".

No primeiro caso, considerou-se que x < 0.

Ao resolver a equação, determinou-se que x = -1/2 e x = 2.

Ora, mas como considerou-se que x < 0, a solução x = 2 "não serve" (ou "não convém").

Já no segundo caso, quando considerou-se que x\geq 0 , determinou-se que x = 1/2 e x = -2.

Ora, mas como considerou-se que x\geq 0 , a solução x = -2 "não serve" (ou "não convém").
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Re: Equação Modular

Mensagempor Rafael16 » Dom Mar 04, 2012 16:04

Muito obrigado LuizAquino. Mas fiquei com outra dúvida.
Você, na condição de existência, fez
\left|x \right| \leq \frac{2}{3}

Mas porque ficou
\frac{-2}{3} \leq x \leq \frac{2}{3}

Você considerou no 1° caso como x negativo e deixou-o como positivo passando para o outro membro? E no segundo caso você considerou x como sendo positivo, e não precisou de passar para o outro membro. Certo?
Valeu Luiz!
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Re: Equação Modular

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 14:23

Rafael16 escreveu:Você, na condição de existência, fez
\left|x \right| \leq \frac{2}{3}

Mas porque ficou
\frac{-2}{3} \leq x \leq \frac{2}{3}

Você considerou no 1° caso como x negativo e deixou-o como positivo passando para o outro membro? E no segundo caso você considerou x como sendo positivo, e não precisou de passar para o outro membro. Certo?


Em resumo, foi aplicado a definição de módulo:

\left|x \right| \leq \dfrac{2}{3} \Rightarrow \begin{cases}x \leq \dfrac{2}{3},\textrm{ se } x\geq 0 \\ \\ -x \leq \dfrac{2}{3},\textrm{ se } x < 0\end{cases}  \Rightarrow \begin{cases}0\leq x \leq \dfrac{2}{3}\\ \\  -\dfrac{2}{3} \leq x < 0\end{cases}\Rightarrow  -\dfrac{2}{3} \leq x \leq \dfrac{2}{3}
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?