por moyses » Ter Fev 07, 2012 12:44
ola pessoal mais uma vez eu aqui de novo poeguntando pra vocês kkkk

lá vai:
33(FGV-SP) Resolva, no campo real, as equações:
A)

B)
![\sqrt[]{3x+4}-x=-8 \sqrt[]{3x+4}-x=-8](/latexrender/pictures/1e51fa8829ee9861eab20a39a4718692.png)
bom a letra A) eu consigui fazer
![5.{(1+x)}^{5}=20\Rightarrow{(1+x)}^{5}=4\Rightarrow x=\sqrt[5]{4}-1 5.{(1+x)}^{5}=20\Rightarrow{(1+x)}^{5}=4\Rightarrow x=\sqrt[5]{4}-1](/latexrender/pictures/8ae382cf6037d9f7188e3b99aa847fac.png)
mais a letra B) nem consigui ?? como fazer a letra B) me ajudem ai pessoal fazendo favor

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por LuizAquino » Ter Fev 07, 2012 13:33
moyses escreveu:33(FGV-SP) Resolva, no campo real, as equações:
A)

B)

bom a letra A) eu consigui fazer
![5.{(1+x)}^{5}=20\Rightarrow{(1+x)}^{5}=4\Rightarrow x=\sqrt[5]{4}-1 5.{(1+x)}^{5}=20\Rightarrow{(1+x)}^{5}=4\Rightarrow x=\sqrt[5]{4}-1](/latexrender/pictures/8ae382cf6037d9f7188e3b99aa847fac.png)
mais a letra B) nem consigui ?? como fazer a letra B) me ajudem ai pessoal fazendo favor

Por favor, vide a página abaixo e tente terminar o exercício:
Equações Irracionaishttp://www.brasilescola.com/matematica/ ... ionais.htm
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por moyses » Ter Fev 07, 2012 15:29
obrigado a todos vou tentar....

assim que possivel eu posto o resultado!
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por moyses » Qui Fev 09, 2012 16:57

|||AGORA ENTENDI, QUANDO A EQUAÇÃO TIVER UM RAIZ COM INCÓGNITA, BASTA ISOLAR O RADICANDO E ELEVAR AMBOS OS TERMOS AO QUADRADO||| huhu.. continuando agora tudo aquilo se tornou uma equação simples do 2° grau que da hora hahah usando a formula de bhaskara temos:

A=1,B=-7, C=4

,
![\frac{7 + \sqrt[]{33}}{2} \frac{7 + \sqrt[]{33}}{2}](/latexrender/pictures/c740b24fdd72872289f68ed696967e60.png)
ou
![\frac{7 - \sqrt[]{33}}{2} \frac{7 - \sqrt[]{33}}{2}](/latexrender/pictures/20fd2ce8ea8f6b5f45392bd87e42128e.png)
então
![V=( \frac{7 - \sqrt[]{33}}{2} , \frac{7 + \sqrt[]{33}}{2}) V=( \frac{7 - \sqrt[]{33}}{2} , \frac{7 + \sqrt[]{33}}{2})](/latexrender/pictures/307b1efb2c34f64056b5fadc309222be.png)
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por LuizAquino » Qui Fev 09, 2012 17:09
moyses escreveu:
Você errou o desenvolvimento.
O correto seria:



Resolvendo essa equação, encontramos x = 15 e x = 4.
Agora devemos testar esses valores na equação original.
(i) para x = 15.


= 7 - 15 = -8
A equação é atendida.
(i) para x = 4.


= 4 - 4 = 0
A equação não é atendida (já que o valor final foi diferente de -8).
Conclusão: o conjunto solução da equação é S={15}.
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por moyses » Qui Fev 09, 2012 20:32
nossa obrigado eu nem percebi kkkkk na anciedade de respoder corretamente kkkk, mias obrigado mesmo assim mesmo aqora eu sei resolver equaçoes de racionalização!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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