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Mensagempor J Hugo » Qua Fev 01, 2012 00:14

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Nessa questão meu resultado so esta dando b) mais e a letra a) ja tenteii varias vezes mais não consigo acha 3,4 m......
J Hugo
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Re: Vestibulares

Mensagempor Arkanus Darondra » Qua Fev 01, 2012 14:34

Hugo, por favor, procure redigir os textos do enunciado, e poste apenas imagens das figuras, para facilitar as futuras buscas no fórum.
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Re: Vestibulares

Mensagempor fraol » Sex Fev 03, 2012 23:14

Ressalvas feitas, vamos ao problema em questão.

Recortei sua figura e anexei abaixo para o desenvolvimento da solução.

geo0.png
geo0
geo0.png (107.18 KiB) Exibido 1724 vezes

Obs: os valores apresentados abaixo saem por Área do Círculo, Pitágoras e Relações Trigonométricas nos triângulos analisados. Caso reste alguma dúvida sobre a obtenção dos valores retorne.

Se observar o círculo menor verá:

[A1] Um setor circular de raio 2 e ângulo central igual 120 graus ( 2 x 60 ) cuja área é igual \frac{120}{360} . \pi (2)^2 = \frac{4 \pi}{3} .

[A2] Um triângulo isósceles de lados iguais medindo 2 , base medindo 2\sqrt{3} e altura igual a 1 , cuja área é igual a \frac{ 2 \sqrt{3} . (1) }{2}  = \sqrt{3} .

Se observar o círculo maior verá:

[A3] Um setor circular de raio 2 \sqrt{3} e ângulo central igual 60 graus ( 2 x 30 ) cuja área é igual \frac{60}{360} . \pi (2 \sqrt{3} )^2 = 2 \pi .

[A4] Um triângulo equilátero de lado medindo 2 \sqrt{3} , base medindo 2\sqrt{3} e altura igual a 3 , cuja área é igual a \frac{ 2 \sqrt{3} . ( 3 ) }{2}  = 3 \sqrt{3} .

A área solicitada é aquela compreendida pela intersecção dos dois círculos, então essa área vale:

S = ( A1 - A2) + (A3 - A4)

S = \left( \frac{4 \pi}{3} - \sqrt{3} \right) - \left( 2 \pi - 3 \sqrt{3}  \right)

S = \frac{4 \pi}{3} - \sqrt{3} - 2 \pi + 3 \sqrt{3}

Substituindo os valores dados você chegará ao resultado.
fraol
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Re: Vestibulares

Mensagempor J Hugo » Sáb Fev 04, 2012 08:46

Vlw Cara Td de Bom
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?