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Seno de outros arcos.

Seno de outros arcos.

Mensagempor rodsales » Qui Mai 28, 2009 15:36

Estou estudando essa matéria para vestibular e como antes nunca havia estudado, tenho uma dúvida.

Sabemos que o seno de valores notáveis são:

sen 0 = 0
sen \pi/6 = 1/2
sen \pi/4 = \sqrt{2}/2 e assim sucessivamente.

A dúvida é: Então para sabermos o valor de outros arcos como 2\pi/3, 3\pi/4, 5\pi/6, etc
temos que "decorar" os seus valores através da sua simetria dos arcos notáveis? Existe outra maneira?


Grato,
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Re: Seno de outros arcos.

Mensagempor Molina » Qui Mai 28, 2009 19:39

Boa noite, rodsales.

Desenhe o ciclo trigonométrico primeiramente, marcando os valores que ja sabemos (0, \pi, \frac{3\pi}{2} e 2 \pi). Deixei um modelo em anexo.

Após isso você quer saber quando vale \frac{2\pi}{3}. Ok, isso é igual a 120° certo?
Só que por identidade trigonométrica, temos que o sen 120° é igual sen 60°
Para verificar isso, localize no ciclo onde fica o 120°. Traçando uma reta pararela ao eixo x, passado pelo 120° você vai ver que no primeiro quadrante, essa reta irá passar pelo 60°.
Ou seja, quando queremos o seno de algum ângulo, queremos saber a distância do ponto que representa esse ângulo no ciclo, até o eixo x. Logo, a distância de 120° até o eixo x é a mesma distância de 60° até o mesmo eixo.

Tente fazer os mesmos ângulos por esse método, ok?

Aguardo por dúvidas.

Bom estudo, :y:
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Re: Seno de outros arcos.

Mensagempor rodsales » Qui Mai 28, 2009 23:17

Bem, eu entendi essa parte de passar uma reta até o seno correspodente. Mas, minha dúvida é o seguinte, como que eu sei por exemplo que o ângulo 120°, 2\pi/3, é equivalemente a 60° ou 225° é equivalente a 315° sem o ciclo trigonométrico? Pois, para montá-lo nesse caso eu teria que decorar todos esses ângulos do ciclo e seus ângulos correspondentes, parece ser meio complicado decorar isso. Por favor me dê uma dica como vc faz.


Grato,
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Re: Seno de outros arcos.

Mensagempor Molina » Sex Mai 29, 2009 00:08

A dica que eu posso dar é você saber construir o ciclo de forma certa e saber os ângulos básicos: 0, 30, 45, 60, 90 e saber utilizar "este recurso" de usar as retas pra passar por primeiro quadrante, sempre tomando cuidado com o sinal, ok?

Conseguiu achar os outros valores que você desconhecia?

:y:
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Re: Seno de outros arcos.

Mensagempor rodsales » Sex Mai 29, 2009 18:17

Opa valeu pelas dicas. Mas farei a última pergunta sobre isso, desculpe por ser insistente, pois realmente preciso aprender isso.

Como exemplo, calcular y:

y = (2 sen 2\pi/3 - sen\pi/2)/sen5\pi/4.

Como vê, o exercício nao apresentou o ciclo trigonométrico, então como que eu saberia que sen5\pi/4 seria igual a -\sqrt2/2? Bem, eu sei que fica no terceiro quadrante mas no terceiro há mais dois ângulos, 7\pi/6 e
4\pi/3. Entao ai que está a minha dúvida, nesse caso eu teria que decorar os seus valores e seus respectivos ângulos?
210° = -1/2 , 225° = -\sqrt2/2 e 240° = -\sqrt3/2.

Agradeço e desculpe-me pela insistência
Aguardo respostas.
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Re: Seno de outros arcos.

Mensagempor rodsales » Sex Mai 29, 2009 20:26

Molina, agora olhando com mais calma eu entendi.

Obrigado pela ajuda. :-D
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Re: Seno de outros arcos.

Mensagempor Molina » Sáb Mai 30, 2009 14:59

Olá!

Nenhum dos exercícios vai apresentar o ciclo trigonométrico. Isso você mesmo deverá saber montar para resolver as questões sobre trigonometria. Os ângulos básicos que eu disse a cima você também deverá saber. Pelo jeito você está estudando apenas o começo de trigonometria. Virão mais fórmulas, mas para isso você precisa saber já estes sen, cos e tg.

Qualquer dúvida quanto a resolução de algum exercício, basta abrir um novo tópico que alguem vai lhe ajudar. Até mesmo pra voce poder conferir se está fazendo da forma certa.

Bom estudo, :y:
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
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1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

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1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59