por rodsales » Qui Mai 28, 2009 15:36
Estou estudando essa matéria para vestibular e como antes nunca havia estudado, tenho uma dúvida.
Sabemos que o seno de valores notáveis são:
sen 0 = 0
sen

/6 = 1/2
sen

/4 =

/2 e assim sucessivamente.
A dúvida é: Então para sabermos o valor de outros arcos como 2

/3, 3

/4, 5

/6, etc
temos que "decorar" os seus valores através da sua simetria dos arcos notáveis? Existe outra maneira?
Grato,
Aguardo respostas....
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rodsales
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por Molina » Qui Mai 28, 2009 19:39
Boa noite, rodsales.
Desenhe o ciclo trigonométrico primeiramente, marcando os valores que ja sabemos (

,

,

e

). Deixei um modelo em anexo.
Após isso você quer saber quando vale

. Ok, isso é igual a 120° certo?
Só que por identidade trigonométrica, temos que o sen 120° é igual sen 60°
Para verificar isso, localize no ciclo onde fica o 120°. Traçando uma reta pararela ao eixo x, passado pelo 120° você vai ver que no primeiro quadrante, essa reta irá passar pelo 60°.
Ou seja, quando queremos o seno de algum ângulo, queremos saber a distância do ponto que representa esse ângulo no ciclo, até o eixo x. Logo, a distância de 120° até o eixo x é a mesma distância de 60° até o mesmo eixo.
Tente fazer os mesmos ângulos por esse método, ok?
Aguardo por dúvidas.
Bom estudo,

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por rodsales » Qui Mai 28, 2009 23:17
Bem, eu entendi essa parte de passar uma reta até o seno correspodente. Mas, minha dúvida é o seguinte, como que eu sei por exemplo que o ângulo 120°, 2

/3, é equivalemente a 60° ou 225° é equivalente a 315° sem o ciclo trigonométrico? Pois, para montá-lo nesse caso eu teria que decorar todos esses ângulos do ciclo e seus ângulos correspondentes, parece ser meio complicado decorar isso. Por favor me dê uma dica como vc faz.
Grato,
Aguardo respostas.
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por Molina » Sex Mai 29, 2009 00:08
A dica que eu posso dar é você saber construir o ciclo de forma certa e saber os ângulos básicos: 0, 30, 45, 60, 90 e saber utilizar "este recurso" de usar as retas pra passar por primeiro quadrante, sempre tomando cuidado com o sinal, ok?
Conseguiu achar os outros valores que você desconhecia?

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por rodsales » Sex Mai 29, 2009 18:17
Opa valeu pelas dicas. Mas farei a última pergunta sobre isso, desculpe por ser insistente, pois realmente preciso aprender isso.
Como exemplo, calcular y:
y = (2 sen 2

/3 - sen

/2)/sen5

/4.
Como vê, o exercício nao apresentou o ciclo trigonométrico, então como que eu saberia que sen5

/4 seria igual a -

2/2? Bem, eu sei que fica no terceiro quadrante mas no terceiro há mais dois ângulos, 7

/6 e
4

. Entao ai que está a minha dúvida, nesse caso eu teria que decorar os seus valores e seus respectivos ângulos?
210° = -1/2 , 225° = -

2/2 e 240° = -

3/2.
Agradeço e desculpe-me pela insistência
Aguardo respostas.
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por rodsales » Sex Mai 29, 2009 20:26
Molina, agora olhando com mais calma eu entendi.
Obrigado pela ajuda.

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por Molina » Sáb Mai 30, 2009 14:59
Olá!
Nenhum dos exercícios vai apresentar o ciclo trigonométrico. Isso você mesmo deverá saber montar para resolver as questões sobre trigonometria. Os ângulos básicos que eu disse a cima você também deverá saber. Pelo jeito você está estudando apenas o começo de trigonometria. Virão mais fórmulas, mas para isso você precisa saber já estes sen, cos e tg.
Qualquer dúvida quanto a resolução de algum exercício, basta abrir um novo tópico que alguem vai lhe ajudar. Até mesmo pra voce poder conferir se está fazendo da forma certa.
Bom estudo,

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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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