por renato9 » Dom Dez 25, 2011 15:27
Como resolver equações modulares quando existem duas "parcelas"? Tentei usar a definição de módulo, mas acho que não é o método mais adequado.
Segue a equação-exemplo:

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renato9
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por fraol » Dom Dez 25, 2011 20:24
Olá Renato,
Uma forma de você resolver seria por intermédio da construção do gráfico de cada uma das funções e verificar os

nos quais ocorre a intersecção dos gráficos, mas pela definição também sai, tem que sair, só que deve-se aplicá-la duas vezes, uma para cada equação modular, vamos obter assim 4 equações, depois de resolvê-las validamos as respostas eliminando, eventualmente, as que não satisfazem a equação original.
Valeu?
Francisco.
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fraol
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por renato9 » Dom Dez 25, 2011 21:42
Obrigado pela atenção, Francisco.
Resolvendo, fiz o seguinte:


Mas deve haver algum erro, pois do resultado,
somente um elemento (
) serve como solução, contrariando, assim, o gabarito oficial, que coloca na resposta a existência de
dois elementos como solução, com

. Há algum erro no procedimento?
Grato.
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por fraol » Dom Dez 25, 2011 22:08
Apliquei a definição em

da seguinte forma:
(1a)

(1b)

(2a)

(2b)

Testando os valores encontrados vemos que a solução é

ou

O que você acha?
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por renato9 » Dom Dez 25, 2011 22:14
Pensei nisso e havia achado também o

. O problema é que se houvesse três ou mais "parcelas", tornaria o processo bastante trabalhoso.
Alguma sugestão em relação a isso?
Obrigado.
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por fraol » Dom Dez 25, 2011 22:29
Oi Renato,
Não vejo saída nesses casos, ou plotamos as funções modulares num software e pegamos as intersecções ou desenvolvemos as equações através da aplicação da definição - nesses casos serão

equações, sendo

o número de módulos na expressão original.
Se algum outro colega que nos lê tiver alguma alternativa manda pra gente.
Abç,
Francisco.
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por renato9 » Dom Dez 25, 2011 22:39
É isso, Francisco. A utilização da definição em casos de mais parcelas seria inviável na ocasião de uma prova com muitas questões e pouco tempo. É bastante possível para essa questão, no entanto. Obrigado pela ajuda e vamos aguardar alguma sugestão de outro colega.
Abraços.
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renato9
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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