por Nana_3000 » Sex Dez 23, 2011 22:01
Olá Fraol!
Agradeço a força!
Bem, consegui evoluir sim com as explicações dadas por você! Ainda assim, não sei se fui pelo caminho certo de modo a chegar no correto resultado. Mas vamos lá:
1- de acordo com intervalo dado (0 =< x =< 90°), verifiquei, antes de mais nada, quais eram os ângulos correspondentes ao seno = -1, esquematizando o círculo trigonométrico. Como padrão, os valores máximos dentro do mesmo são de -1 a 1. Mas o esquesito é que o valor máximo para o seno do 1° quadrante é 1 e não -1. Logo, um dos valores correspondentes a X com o seno = 1 seria o angulo 90º. Então para a equação seno 4x = -1 nesse intervalo teria uma solução vazia S = {}?
2 - tentei calcular sen 4x = 1. Se um dos valores é 90º, então 90º = 4x => 90°/ 4 = 22,5° (pi / 8 rad)
3 - se o sen do angulo notável 30° = 1/2, então o sen 22,5° é menor do que esse valor. Logo, verifiquei quantas vezes esse mesmo ângulo se repetia no intervalo dado no exercício e estava próximo de 90°. Segundo minha lógica, o angulo se repetia 3 vezes, totalizando 67,5°(ou 3 pi / 8 rad)
Esse raciocínio está correto ou a solução seria mesmo vazia?
Obrigado! (desculpas por não demonstrar corretamente em radianos. No dispositivo que estou respondendo há problemas com o editor de formulas que o fórum oferecem).