• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

ANPEC-2009 Questão 14 - Integrais

ANPEC-2009 Questão 14 - Integrais

Mensagempor gjmiquel » Ter Nov 29, 2011 13:12

Seja f:\Re \rightarrow \Re uma função duas vezes diferenciável, tal que f(0)=f'(0)=1 e d^2f(x)/dx^2 + 2df(x)/dx + f(x)=0. Se A=ln[f(4)/9], calcule o valor de \alpha=\left[{A\int_{0}^1e^{t}f(t)dt}\right]^2.

Eu tentei diversas abordagens. A mais lógica e direta foi trabalhar através da expansão de Taylor, e dessa forma obter uma expressão para a função f(x). Outra abordágem foi trabalhar inicialmente através da integral definida. No entanto, em ambas as abordagens, o que causa um pouco de desconforto (hehehe) é que a expressão obtida para f(x) garante que f(4) seja um número negativo.
Alguma ajuda?
gjmiquel
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:49
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciências Econômicas
Andamento: formado

Re: ANPEC-2009 Questão 14 - Integrais

Mensagempor LuizAquino » Ter Nov 29, 2011 14:43

gjmiquel escreveu:Seja f: \Re \rightarrow \Re uma função duas vezes diferenciável, tal que f(0)=f'(0)=1 e d^2f(x)/dx^2 + 2df(x)/dx + f(x)=0. Se A=ln[f(4)/9], calcule o valor de \alpha=\left[{A\int_{0}^1e^{t}f(t)dt}\right]^2.


gjmiquel escreveu:Eu tentei diversas abordagens. A mais lógica e direta foi trabalhar através da expansão de Taylor, e dessa forma obter uma expressão para a função f(x). Outra abordágem foi trabalhar inicialmente através da integral definida. No entanto, em ambas as abordagens, o que causa um pouco de desconforto (hehehe) é que a expressão obtida para f(x) garante que f(4) seja um número negativo.
Alguma ajuda?


Primeiro resolva a EDO linear de 2ª ordem: f^{\prime\prime}(x) + 2f^\prime(x) + f(x) = 0 , sendo que f(0) = f^\prime(0) = 1 .

Após resolver a EDO você vai encontrar que f(x) = e^{-x} + 2xe^{-x} .

A partir daí fica fácil concluir o exercício.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: ANPEC-2009 Questão 14 - Integrais

Mensagempor gjmiquel » Qua Nov 30, 2011 09:14

Muito obrigado. Minha cabeça parece não ter funcionado direito.....hehehehhe
Muito obrigado mesmo...
gjmiquel
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:49
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciências Econômicas
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}