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média aritmética

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Mensagempor Cristina Lins » Sex Nov 18, 2011 10:56

Bom dia
Será que alguém pode me ajudar neste exercício?

Em uma turma de estudantes de Inglês, a média das idades dos alunos matriculados subiu 2 anos quando um aluno, que tinha 32 anos, foi matriculado. E caiu 1 ano quando outro aluno, que tinha 15 anos, matriculou-se. Quantos alunos tem essa turma, incluindo os dois últimos matriculados?

Um abraço
Cristina Lins
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Re: média aritmética

Mensagempor DanielFerreira » Seg Nov 28, 2011 20:21

Cristina Lins escreveu:Bom dia
Será que alguém pode me ajudar neste exercício?
Em uma turma de estudantes de Inglês, a média das idades dos alunos matriculados subiu 2 anos quando um aluno, que tinha 32 anos, foi matriculado. E caiu 1 ano quando outro aluno, que tinha 15 anos, matriculou-se. Quantos alunos tem essa turma, incluindo os dois últimos matriculados?

Um abraço
Cristina Lins

M_a = \frac{a1 + a2 + a3 + ... + an}{n}

M_a + 2= \frac{a1 + a2 + a3 + ... + an + 32}{n + 1}

M_a + 2 - 1 = \frac{a1 + a2 + a3 + ... + an + 32 + 15}{n + 1 + 1}



I)
a_1 + a_2 + ... + a_n = M_a * n

II)
a_1 + a_2 + ... + a_n + 32 = M_a * n + M_a + 2n + 2
a_1 + a_2 + ... + a_n = M_a * n + M_a + 2n - 30

III)
a_1 + a_2 + ... + a_n + 47 = (M_a + 1)(n + 2)
a_1 + a_2 + ... + a_n + 47 = M_a * n + 2M_a + n + 2
a_1 + a_2 + ... + a_n = M_a * n + 2M_a + n - 45

Substituindo I) em II):
M_a * n = M_a * n + M_a + 2n - 30
M_a + 2n = 30


Substituindo I) em III):
M_a * n = M_a * n + 2M_a + n - 45
2M_a + n = 45

Resolvendo o sistema...
M_a + 2n = 30
2M_a + n = 45

- 2M_a - 4n = -60
2M_a + n = 45

- 3n = - 15
n = 5

Logo,
n = 7
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?