por Aliocha Karamazov » Qui Nov 17, 2011 17:43
Pessoal, ao resolver um exercício de física, no qual preciso encontrar

e

, apareceu um sistema que eu não sei resolver. Na situação física, ambos os ângulos são menores que

.
O sistema é:


Eu pensei em usar coisas como

, mas tenho a impressão de que essa não é a melhor maneira. Alguém pode me ajudar?
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Aliocha Karamazov
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por TheoFerraz » Qui Nov 17, 2011 17:50
da primeira equação do seu sistema voce obtém que :

e como voce mesmo percebeu, temos que:
![cos {\theta}_{2}= \sqrt[]{1-sen{\theta}_{2}} = \frac{3}{4} cos{\theta}_{1} cos {\theta}_{2}= \sqrt[]{1-sen{\theta}_{2}} = \frac{3}{4} cos{\theta}_{1}](/latexrender/pictures/9c1698ee384ca2000414f4dbb4646fd5.png)
com isso, voce chega que:

se voce substituir ASSIM na segunda equação, nao vai dar em nada! esse cos de theta1 não nos ajuda... entaaaaao:
![sen{\theta}_{2} = 1-{\left( \frac{3}{4} \left(\sqrt[]{1 - sen{\theta}_{1}} \right) \right)}^{2} sen{\theta}_{2} = 1-{\left( \frac{3}{4} \left(\sqrt[]{1 - sen{\theta}_{1}} \right) \right)}^{2}](/latexrender/pictures/f50d66e30735220b107f848a288848ac.png)
dai

substituindo isso na segunda equação voce começa a obter resultados... continue dai
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por Aliocha Karamazov » Qui Nov 17, 2011 18:02
TheoFerraz escreveu:
O seno não deveria estar ao quadrado aí?
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por TheoFerraz » Qui Nov 17, 2011 18:09
SIM SIM SIM SIM SIM
em todos os momentos que eu coloquei:
![\sqrt[]{\left(1- sen{\theta}_{k} \right)} \sqrt[]{\left(1- sen{\theta}_{k} \right)}](/latexrender/pictures/c42fed679babd8596ebdd483105d6ce4.png)
era pra ter sido:
![\sqrt[]{\left(1- {sen}^{2}{\theta}_{k} \right)} \sqrt[]{\left(1- {sen}^{2}{\theta}_{k} \right)}](/latexrender/pictures/7d4f6065f1d549dffa40dbf8c796f3f0.png)
desculpe o erro, e obrigado a correção
.
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por Aliocha Karamazov » Qui Nov 17, 2011 18:13
Eu que agradeço pelo ajuda. Vou continuar aqui.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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