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Inequações

Inequações

Mensagempor rhodry » Qui Nov 17, 2011 17:17

Estou tendo dificuldades de resolver está inequação, se tiver alguém que puder me ajudar, agradeço....

2. Representemos por max(a, b) o maior dos números a e b. Resolva as inequações para

(3x^2+10x+8)/(x+2) < 2x +5
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Re: Inequações

Mensagempor MarceloFantini » Qui Nov 17, 2011 17:59

Quais foram suas tentativas?
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Re: Inequações

Mensagempor rhodry » Qui Nov 17, 2011 19:15

Olá Marcelo, tentei determinar aplicando a regra de inequações do segundo, mas acabo me perdendo.....
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Re: Inequações

Mensagempor MarceloFantini » Qui Nov 17, 2011 19:47

Regra de inequações do segundo? Por favor, mostre seu desenvolvimento.
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Re: Inequações

Mensagempor TheoFerraz » Qui Nov 17, 2011 19:48

é o seguinte... temos :

\left(\frac{3{x}^{2} + 10x +8}{x+2} \right) <2x+5

eis o seguinte fato indiscutível :
Seja P(x) um polinômio de grau n com pelomenos uma raiz real \alpha . Entao o polinômio é divisível por (x - \alpha), em outras palavras, o quociente \frac{P(x)}{(x - \alpha)} é inteiro (não tem resto)

verifique que no seu caso voce tem uma divisão desse tipo!!!

\left(\frac{3{x}^{2} + 10x +8}{x+2} \right) <2x+5

o polinomio p(x) = {3{x}^{2} + 10x +8}

tem como uma de suas raizes o -2!!

entao voce pode dividir sem medo o lado esquerdo da equação. (lembrando sempre da condição que x tem que ser diferente de -2 na sua equação, senão estariamos dividindo por zero)

por fim obtemos:

\left(\frac{3{x}^{2} + 10x +8}{x+2} \right) = 3x+4

se eu nao tiver cometido nenhum erro na divisão.

Agora, o que nos resta é:

3x+4  < 2x+5

que vira

x < 1

perceba que nessa solução o valor x = -2 é valido!

mas como nós efetuamos uma divisão lá em cima, se não me engano é preciso tirar esse -2 da solução, nos deixando com:

\textrm{S} = \{ x \in R / x>1 \;\; e \;\; x \neq -2 \}

.
Editado pela última vez por TheoFerraz em Qui Nov 17, 2011 19:55, em um total de 1 vez.
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Re: Inequações

Mensagempor TheoFerraz » Qui Nov 17, 2011 19:49

OBS:desculpa, entrei no meio da conversa de vocês... De fato, mostrar o seu desenvolvimento seria legal, também por que eu também não compreendi "regras de inequação de segundo"
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Re: Inequações

Mensagempor rhodry » Qui Nov 17, 2011 20:30

sim Theo, está era a minha dúvida, devido o valor negativo, pelo que tenho pesquisado era citado a questão da inequação modular, então não sabia como determinar, vendo que vc cita a questão x pertencendo aos reais, com x diferente de -2, estava tentando demonstrar com regras de sinais "varal" mas agora está claro.... desde já agradeço á todos,,,,,,
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?