por Cleyson007 » Qui Mai 14, 2009 13:57
Olá, boa tarde!
Estou encontrando algumas dúvidas na resolução do problema abaixo. Se alguém puder me ajudar, agradeço .
--> Existe um número real x tal que o quociente
é um número imaginário puro. Determine o simétrico de x.Bom, eu resolvi a divisão dos números complexos:

e encontrei as seguintes respostas:
(Tirando o Fator Comum de
)
(Tirando o Fator Comum de
)Analisando "Tirando o Fator Comum de

" para que seja imaginário puro, a parte real

deverá ser

(Portanto

)
Até aqui está certo???
Como prosseguir???
Até mais
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Cleyson007
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por Molina » Sex Mai 15, 2009 06:22
Bom dia, Cleyson.
Número imaginário sempre foi meu carma.
Então é bom conferir meu resultado, antes de torna-lo como verdadeiro.
O quociente de

é mesma coisa que eu fazer

, pois eu dividir um número pelo outro é mesma coisa que multiplicar esse número pelo conjugado desse outro.
Resolvendo

temos:

Como ele diz que o resultado é um número imaginário puro, temos que

Como ele quer o simétrico de x, temos que o simétrico de 3 é -3.
Se não for isso, desculpa.
Abraços, e bom estudo!

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por Cleyson007 » Sex Mai 15, 2009 10:27
Bom dia Diego Molina.
Molina, acho que essa matéria tem o nome mais que adequado (realmente é muito complexa

)..
Estive comparando nossas respostas e notei que a diferença está somente no sinal de

. Encontrei

e você encontrou

.
A questão é que


Portanto o simétrico de
.Até mais
---> Tem como você me passar seu e-mail para manter-mos contato?
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por Molina » Sex Mai 15, 2009 13:29
Claro, é isso mesmo!
![i^2 = (\sqrt[2]{-1})^2 = -1 i^2 = (\sqrt[2]{-1})^2 = -1](/latexrender/pictures/51889bb41206c7cf9efc7ee4909bbf2c.png)
Te mandei meu email por mensagem privada.
Abraços!

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por Cleyson007 » Sex Mai 15, 2009 16:58
molina escreveu:Claro, é isso mesmo!
![i^2 = (\sqrt[2]{-1})^2 = -1 i^2 = (\sqrt[2]{-1})^2 = -1](/latexrender/pictures/51889bb41206c7cf9efc7ee4909bbf2c.png)
Te mandei meu email por mensagem privada.
Abraços!

Boa tarde Molina.
Recebi a mensagem privada, mas quando clico no link para abrí-la aparece a página do Ajuda Matemática com a seguinte informação:
"Você não está autorizado para ler mensagens privadas."Você sabe o que pode estar acontecendo?
Olhei no Painel de Controle do Usuário parece estar tudo certo.
Até mais.
Um abraço
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por Molina » Sex Mai 15, 2009 23:07
Hum, desconheço essa mensagem.
Vou falar com o Fábio depois quanto a isso,
pq no início apenas os colaboradores e o administrador
poderiam mandar mensagens privadas uns aos outros.
Mas se nao me engano depois foi liberado para o restante
dos usuários.
Passo aqui mesmo meu e-mail:
diegomolina86@gmail.comAbraços,

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por admin » Sáb Mai 16, 2009 01:11
Olá Molina!
De fato, não havia permissão, fiz uma alteração agora.
Cleyson007, favor tentar novamente.
E Molina, se quiser editar e retirar seu endereço daqui para prevenir spam, pois muitos BOTs salvam os e-mails que encontram nas páginas, você decide.
Abraços!
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por Cleyson007 » Sáb Mai 16, 2009 11:04
fabiosousa escreveu:Olá Molina!
De fato, não havia permissão, fiz uma alteração agora.
Cleyson007, favor tentar novamente.
E Molina, se quiser editar e retirar seu endereço daqui para prevenir spam, pois muitos BOTs salvam os e-mails que encontram nas páginas, você decide.
Abraços!
Olá bom dia Fábio Sousa e Diego Molina!
Agora deu certo!!! Consegui acessar as minhas mensagens privadas.
Obrigado aos dois.
Abraços
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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