Materiais sobre Lógica.
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Bons estudos!
por Osman » Qua Nov 09, 2011 16:39
Olá! boa tarde! Eu estou com grandes dúvidas a respeito de como aplicar as regras de inferência na validação de argumentos. Não consigo memorizar as regras. O que eu faço? Existe alguma técnica para validar argumentos de uma forma menos "sufocante"? Preciso de ajuda emergencial. Agradeço.
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por Neperiano » Qua Nov 09, 2011 17:07
Ola
Eu não sei pra memoriza estas regras de inferência, mas olhe como faço com números de celular
96837028- eu gravo de 2 em 2 numeros
96 ano que o gremio (meu time) foi campeão brasileiro
83 ano que o gremio foi campeão do mundo
70 ano que o brasil ganho o tri campeonato mundial
28 penso no número 24 que é engraçado e somo mais 4
Ou seja eu levei em conta o esporte
Tente criar conexão com algo que você gosta, a questão não é só decorar, mas tentar entender e memorizar
Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
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por MarceloFantini » Qua Nov 09, 2011 17:25
Osman, sinceramente não consigo entender sua dificuldade. O que você quer dizer por "regras de inferência"? Qual é o sentido de "validar argumentos de forma menos sufocante"? Se você pudesse nos dar um exemplo ou postar um enunciado que você tenha dificuldade, conseguiríamos ajudar mais facilmente.
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por Osman » Qui Nov 10, 2011 22:00
Então, Marcelo Fantini, eu vou mostrar um exemplo de argumento para ser validado:

. As regras de inferência são os métodos a serem utilizados no processo de validação deste argumento. Isso é lógica proposicional, um assunto que está sendo abordado no meu curso de Licenciatura em Informática. Espero que vc possa me ajudar. Obrigado pela atenção. Também agradeço ao Neperiano pela dica de memorização. Eu já tentei auxílio com internet, livros, mas ainda assim continua complicado.
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por MarceloFantini » Qui Nov 10, 2011 22:59
Eu acredito que o melhor jeito de pensar em lógica não é escrever um monte de símbolos e tentar interpretá-los, mas redigi-los e compreender o seu significado. No seu caso, pelos símbolos torna-se difícil tal compreensão. O que me parecer ser é "não P implica Q, Q implica não R, R ou S, então não S implica P." É isto?
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por Osman » Qui Nov 10, 2011 23:19
É isso mesmo, Marcelo! Neste caso, O "não S implica em P" seria a conclusão do argumento e o que eu tenho que fazer é entrar num processo entre as premissas ("não P implica Q, Q implica não R, R ou S) que valide esta conclusão. Se eu chegar em "não S implica em P" o argumento é válido, do contrário, é inválido. Para este processo de validação existe uma série de regras de inferências que levam, ou não, à conclusão do argumento. Como são muitas, não sei como identificar a melhor regra a ser utilizada em cada caso. É essa a minha dificuldade.
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por MarceloFantini » Sex Nov 11, 2011 00:31
Vamos trabalhar aos poucos.
Pelas duas primeiras, temos:

e

. Daí, podemos concluir

. Pela negação, podemos afirmar que

.
Agora, vamos voltar a nossa atenção a

. Para que esta afirmação seja verdadeira, temos três casos: R pode ser verdadeiro e S não; R pode ser verdadeiro e S também; R não é verdadeiro mas S é. Em outras palavras
pelo menos um deles tem que ser verdadeiro. Por isso dizemos que em matemática o
"ou" é
inclusivo, ao invés da fala comum que usamos como
exclusivo (exemplo: "você quer café normal ou descafeinado?").
Pois bem, vamos unir as nossas conclusões para resolver o problema. Sabemos primeiro que

. Ou seja, R de fato acontece e portanto
obrigatoriamente a relação

é satisfeita, não interessando se S acontece ou não, portanto podemos afirmar que

. Analogamente,

, porém neste caso o que somos levados a ver que S acontece mas R não, pela condição anterior.
Espero que tenha ficado claro.
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por Osman » Sáb Nov 12, 2011 21:17
Ficou muito claro, Marcelo! Muito obrigado pela ajuda. Eu passei a observar com mais atenção as regras de inferência que estão no meu livro e consegui entendê-las um pouco mais. Agradeço muito a atenção. Gostei muito do fórum, vocês dão um suporte espetacular.
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por nietzsche » Sáb Nov 12, 2011 23:32
Osman,
para resolver problemas desse tipo também se pode usar algum método (método Tabelaux
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_dos_Tableaux). No seu caso, o que era para se verificar é se de um conjunto de fórmulas vc pode deduzir uma outra. É um pouco diferente do que o Marcelo Fantini respondeu, visto que esse problema é mais pra lógica do que matemática.
Um livro muito bacana sobre o assunto é: MORTARI, César A. Introdução à lógica. Nele você poderá entender melhor sobre sua dúvida.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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