por elaval21 » Qui Nov 10, 2011 16:54
bbalthazar escreveu:Oi Roberta, vc conseguiu resolver a questão 1 b da disciplina 2 ?
"Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos que devemos somar para obtê-lo? Porque isto acontece?"
Se vc conseguiu me envie por email!!!
b.balthazar_@hotmail.comObrigada
Olá pessoal....
E aii, alguem resolveu o exercicio 2 da disciplina 2...
Como muita gente aqui.. eu tb olhei nos livros de fisica, peguei as fórmulas, mas tá muito obvio pra ser só issooo..
Eu perguntei pro meu tutor se era só isso.. q não entendi direito o q está pedindo, mas ele não respondeu ainda..
Alguém tem certeza do que é pra fazer???
PS.: eu já resolvi os outros exercicios D1 e D2.. se alguem precisar..
Roberta
[/quote]
Simone Policiano escreveu:vanessa134 escreveu:LeandroMoraes escreveu:Vanessa,
Estou com um material que dá muita base para o estudo desse tema.
Se quiser, posso te enviar.
Sds
Leandro
Claro que eu quero. Meu e-mail é
vanestsza@hotmail.com.
Muito obrigada
Vanessa
Leandro mande pra mim também por favor
simone_policiano@yahoo.com.br
Boa Tarde, alguém pode me ajudar estou precisando muito de material para estudar e fazer estas atividades do REDEFOR. Obrigada. Elaine meu e-mail é
elaineflima21@hotmail.comGente não estou conseguindo devido a falta de tempo e estou perdida nem sei por onde começar. Obrigada pela atenção.
Como resolvi a atividade 1 da disciplina 2: Somei do 16 ao 25, consecutivamente (os dois quadrados perfeitos são o 16 e o 25) Depois somei os cinco primeiro impares consecutivos e deu 25, que é o maior numero das cadeiras. Agora porque deu 25, isso não sei explicar. Será que tem a ver com 5 ao quadrado = soma dos cinco primeiros ímpares. Porque se analisar n ao quadrado = soma dos n primeiro impares. Será que essa é a explicação?
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elaval21
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por lucinei daliberto » Qui Nov 10, 2011 20:05
Oi pessoal como eu disse ontem eu estou um pouco atrasada mas percebi que nenhum de voces resolveu a questão da cadeira por PA. Eu resolvi por PA com razão 1 e depois coloquei na formula da soma. Alguem resolveu assim? Porque fiquei na duvida.
E se alguem resolveu a demonstração de raiz quadrada de 5 me de uma luz poroque estou no escuro.
abraços
Lucinei
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por silvia fillet » Qui Nov 10, 2011 20:22
eu tambem resolvi por PA
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por Estrela_36 » Qui Nov 10, 2011 21:16
Boa noite Balthazar,
Tentei encaminhar a Atividade 5 da Disciplina 2 para seu e-mail, mas o mesmo retornou.
Tem algum outro e-mail de contato?
Atenciosamente,
Roberta
bbalthazar escreveu:Oi Roberta, vc conseguiu resolver a questão 1 b da disciplina 2 ?
"Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos que devemos somar para obtê-lo? Porque isto acontece?"
Se vc conseguiu me envie por email!!!
b.balthazar_@hotmail.comObrigada
Olá pessoal....
E aii, alguem resolveu o exercicio 2 da disciplina 2...
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Eu perguntei pro meu tutor se era só isso.. q não entendi direito o q está pedindo, mas ele não respondeu ainda..
Alguém tem certeza do que é pra fazer???
PS.: eu já resolvi os outros exercicios D1 e D2.. se alguem precisar..
Roberta
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por Cesar » Qui Nov 10, 2011 22:48
gente quem ja viu a atividade 6 de uma luz porque nao faço menor noçao de como resolver a primeira ja vi mais nao sei se esta certo.... digitei na escola e nao esta aqui em casa.
nao sei resolver as tal de max inequaçoes nem sei onde procurar no google.
help me rsrsrsrsrsrsrs
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Cesar
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por sangela » Qui Nov 10, 2011 23:55
navegadorasan escreveu:oi marina, eu quero o mesmo que a aparecida, referente a mesma atividade, posso te mandar meu email?
bem, já to mandando:
navegadora_san@hotmail.com
Olá pessoal estou entrando no fórum agora e tbem preciso de ajudar e claro posso contribuir com as atividades do redefor.
e-mail:
sangelaams@hotmail.comAngela
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por Jomatema » Sex Nov 11, 2011 02:32
Exercício: Como base na demonstração de que raiz de 2 é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, prove que raiz de 5 é irracional.
Eu desenvolvi da seguinte forma:
Segundo o Teorema Fundamental da Aritmética (TFA), temos que todo número inteiros e escreve como um produto de potências de primos distintos. A partir disso podemos supor que ?5 seja um número racional e podemos afirmar que pode ser escrito na forma a/b, com a ? Z, b ? Z*, e MDC(a,b) = 1, pois a e b são primos entre si.
Assim temos que ?5 = a/b, aplicando a potência quadrada aos dois membros da equação obtemos:
(?5)² = ( a/b )² ? 5 = a²/b² ? a²=5b²
Podemos concluir que a² é múltiplo de 5. Em decorrência do TFA, temos que, se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então esse número tem que ser múltiplo de 5.
Podemos então escrever que a=5k, com k ? N
Como 5 = a²/b², então b²=5a² e, da mesma forma que admitimos a=5k, temos que b=5k. Mas, se a e b são múltiplos de 5, chegamos a um absurdo, pois, admitimos por hipótese que a e b são primos entre si e MDC (a,b) = 1, portanto ?5 é um número irracional.
***************************************
Há uma incoerência, pois estou afirmando que b = 5k, o que levaria à conclusão de que a=b, mas isto não é o correto. Preciso de ajuda para reformular esta parte de minha demonstração!
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por ivanfx » Sex Nov 11, 2011 07:22
Jomatema escreveu:Exercício: Como base na demonstração de que raiz de 2 é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, prove que raiz de 5 é irracional.
Eu desenvolvi da seguinte forma:
Segundo o Teorema Fundamental da Aritmética (TFA), temos que todo número inteiros e escreve como um produto de potências de primos distintos. A partir disso podemos supor que ?5 seja um número racional e podemos afirmar que pode ser escrito na forma a/b, com a ? Z, b ? Z*, e MDC(a,b) = 1, pois a e b são primos entre si.
Assim temos que ?5 = a/b, aplicando a potência quadrada aos dois membros da equação obtemos:
(?5)² = ( a/b )² ? 5 = a²/b² ? a²=5b²
Podemos concluir que a² é múltiplo de 5. Em decorrência do TFA, temos que, se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então esse número tem que ser múltiplo de 5.
Podemos então escrever que a=5k, com k ? N
Como 5 = a²/b², então b²=5a² e, da mesma forma que admitimos a=5k, temos que b=5k. Mas, se a e b são múltiplos de 5, chegamos a um absurdo, pois, admitimos por hipótese que a e b são primos entre si e MDC (a,b) = 1, portanto ?5 é um número irracional.
***************************************
Há uma incoerência, pois estou afirmando que b = 5k, o que levaria à conclusão de que a=b, mas isto não é o correto. Preciso de ajuda para reformular esta parte de minha demonstração!
Se você está afirmando pelo teorema fundamental que só possuem um divisor comum 1, então onde está a incoerência ? pois, se você está concluindo que eles são iguais é porque possuem 2 divisores, o que seria um absurdo não é ?
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por bbalthazar » Sex Nov 11, 2011 09:11
Oi Roberta..
Digitei o email errado o certo é
bbalthazar_@hotmail.comdesculpe o engano!! Aguardo novo contato!!!
Abrçs
Estrela_36 escreveu:Boa noite Balthazar,
Tentei encaminhar a Atividade 5 da Disciplina 2 para seu e-mail, mas o mesmo retornou.
Tem algum outro e-mail de contato?
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bbalthazar escreveu:Oi Roberta, vc conseguiu resolver a questão 1 b da disciplina 2 ?
"Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos que devemos somar para obtê-lo? Porque isto acontece?"
Se vc conseguiu me envie por email!!!
b.balthazar_@hotmail.comObrigada
Olá pessoal....
E aii, alguem resolveu o exercicio 2 da disciplina 2...
Como muita gente aqui.. eu tb olhei nos livros de fisica, peguei as fórmulas, mas tá muito obvio pra ser só issooo..
Eu perguntei pro meu tutor se era só isso.. q não entendi direito o q está pedindo, mas ele não respondeu ainda..
Alguém tem certeza do que é pra fazer???
PS.: eu já resolvi os outros exercicios D1 e D2.. se alguem precisar..
Roberta
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por Marcia Chiuratto » Sex Nov 11, 2011 16:34
Fiz o exercicio 2 da ativida 5 por fórmulas de física, não entendi como e o que trocar (dicas)?? o que eles querem afinal?
alguem pode me ajudar?
Marcia
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por gelato » Sex Nov 11, 2011 16:43
Olá Ivan, fiz desta forma, mas tá faltando alguma coisa !
Se 5¹/² não é racional então será irracional
5¹/² é racional hipótese
para que 5¹/² seja racional temos que (5¹/²)² =( a/b)² a ? z e b ? z*
5 = a²/b² ? a² = 5b² então a² é múltiplo de 5, fazendo a = 5x temos
(5x)² = 5b²
25x² = 5b²
b² = 25x² / 5
b² = 5x²
b = x*5¹/²
logo b é irracional que é um absurdo pois a condição era que 5¹/² fosse racional.
Tá faltando algo que não sei oq ?
ivanfx escreveu:Jomatema escreveu:Exercício: Como base na demonstração de que raiz de 2 é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, prove que raiz de 5 é irracional.
Eu desenvolvi da seguinte forma:
Segundo o Teorema Fundamental da Aritmética (TFA), temos que todo número inteiros e escreve como um produto de potências de primos distintos. A partir disso podemos supor que ?5 seja um número racional e podemos afirmar que pode ser escrito na forma a/b, com a ? Z, b ? Z*, e MDC(a,b) = 1, pois a e b são primos entre si.
Assim temos que ?5 = a/b, aplicando a potência quadrada aos dois membros da equação obtemos:
(?5)² = ( a/b )² ? 5 = a²/b² ? a²=5b²
Podemos concluir que a² é múltiplo de 5. Em decorrência do TFA, temos que, se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então esse número tem que ser múltiplo de 5.
Podemos então escrever que a=5k, com k ? N
Como 5 = a²/b², então b²=5a² e, da mesma forma que admitimos a=5k, temos que b=5k. Mas, se a e b são múltiplos de 5, chegamos a um absurdo, pois, admitimos por hipótese que a e b são primos entre si e MDC (a,b) = 1, portanto ?5 é um número irracional.
***************************************
Há uma incoerência, pois estou afirmando que b = 5k, o que levaria à conclusão de que a=b, mas isto não é o correto. Preciso de ajuda para reformular esta parte de minha demonstração!
Se você está afirmando pelo teorema fundamental que só possuem um divisor comum 1, então onde está a incoerência ? pois, se você está concluindo que eles são iguais é porque possuem 2 divisores, o que seria um absurdo não é ?
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por gelato » Sex Nov 11, 2011 16:49
Se alguem tiver alguma coisa aí, manda pra mim.
proforlando32@hotmail.comivanfx escreveu:Jomatema escreveu:Exercício: Como base na demonstração de que raiz de 2 é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, prove que raiz de 5 é irracional.
Eu desenvolvi da seguinte forma:
Segundo o Teorema Fundamental da Aritmética (TFA), temos que todo número inteiros e escreve como um produto de potências de primos distintos. A par
disso podemos supor que ?5 seja um número racional e podemos afirmar que pode ser escrito na forma a/b, com a ? Z, b ? Z*, e MDC(a,b) = 1, pois a e b são primos entre si.
Assim temos que ?5 = a/b, aplicando a potência quadrada aos dois membros da equação obtemos:
(?5)² = ( a/b )
gelato escreveu:Olá Ivan, fiz desta forma, mas tá faltando alguma coisa !
Se 5¹/² não é racional então será irracional
5¹/² é racional hipótese
para que 5¹/² seja racional temos que (5¹/²)² =( a/b)² a ? z e b ? z*
5 = a²/b² ? a² = 5b² então a² é múltiplo de 5, fazendo a = 5x temos
(5x)² = 5b²
25x² = 5b²
b² = 25x² / 5
b² = 5x²
b = x*5¹/²
logo b é irracional que é um absurdo pois a condição era que 5¹/² fosse racional.
Tá faltando algo que não sei oq ?
ivanfx escreveu:Jomatema escreveu:Exercício: Como base na demonstração de que raiz de 2 é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, prove que raiz de 5 é irracional.
Eu desenvolvi da seguinte forma:
Segundo o Teorema Fundamental da Aritmética (TFA), temos que todo número inteiros e escreve como um produto de potências de primos distintos. A partir disso podemos supor que ?5 seja um número racional e podemos afirmar que pode ser escrito na forma a/b, com a ? Z, b ? Z*, e MDC(a,b) = 1, pois a e b são primos entre si.
Assim temos que ?5 = a/b, aplicando a potência quadrada aos dois membros da equação obtemos:
(?5)² = ( a/b )² ? 5 = a²/b² ? a²=5b²
Podemos concluir que a² é múltiplo de 5. Em decorrência do TFA, temos que, se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então esse número tem que ser múltiplo de 5.
Podemos então escrever que a=5k, com k ? N
Como 5 = a²/b², então b²=5a² e, da mesma forma que admitimos a=5k, temos que b=5k. Mas, se a e b são múltiplos de 5, chegamos a um absurdo, pois, admitimos por hipótese que a e b são primos entre si e MDC (a,b) = 1, portanto ?5 é um número irracional.
***************************************
Há uma incoerência, pois estou afirmando que b = 5k, o que levaria à conclusão de que a=b, mas isto não é o correto. Preciso de ajuda para reformular esta parte de minha demonstração!
Se você está afirmando pelo teorema fundamental que só possuem um divisor comum 1, então onde está a incoerência ? pois, se você está concluindo que eles são iguais é porque possuem 2 divisores, o que seria um absurdo não é ?
² ? 5 = a²/b² ? a²=5b²
Podemos concluir que a² é múltiplo de 5. Em decorrência do TFA, temos que, se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então esse número tem que ser múltiplo de 5.
Podemos então escrever que a=5k, com k ? N
Como 5 = a²/b², então b²=5a² e, da mesma forma que admitimos a=5k, temos que b=5k. Mas, se a e b são múltiplos de 5, chegamos a um absurdo, pois, admitimos por hipótese que a e b são primos entre si e MDC (a,b) = 1, portanto ?5 é um número irracional.
***************************************
Há uma incoerência, pois estou afirmando que b = 5k, o que levaria à conclusão de que a=b, mas isto não é o correto. Preciso de ajuda para reformular esta parte de minha demonstração!
Se você está afirmando pelo teorema fundamental que só possuem um divisor comum 1, então onde está a incoerência ? pois, se você está concluindo que eles são iguais é porque possuem 2 divisores, o que seria um absurdo não é ?
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por gelato » Sex Nov 11, 2011 16:51
Alguém pode me ajudar , tá faltando alguma coisa, mas não sei o q.
gelato escreveu:Olá Ivan, fiz desta forma, mas tá faltando alguma coisa !
Se 5¹/² não é racional então será irracional
5¹/² é racional hipótese
para que 5¹/² seja racional temos que (5¹/²)² =( a/b)² a ? z e b ? z*
5 = a²/b² ? a² = 5b² então a² é múltiplo de 5, fazendo a = 5x temos
(5x)² = 5b²
25x² = 5b²
b² = 25x² / 5
b² = 5x²
b = x*5¹/²
logo b é irracional que é um absurdo pois a condição era que 5¹/² fosse racional.
Tá faltando algo que não sei oq ?
ivanfx escreveu:Jomatema escreveu:Exercício: Como base na demonstração de que raiz de 2 é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, prove que raiz de 5 é irracional.
Eu desenvolvi da seguinte forma:
Segundo o Teorema Fundamental da Aritmética (TFA), temos que todo número inteiros e escreve como um produto de potências de primos distintos. A partir disso podemos supor que ?5 seja um número racional e podemos afirmar que pode ser escrito na forma a/b, com a ? Z, b ? Z*, e MDC(a,b) = 1, pois a e b são primos entre si.
Assim temos que ?5 = a/b, aplicando a potência quadrada aos dois membros da equação obtemos:
(?5)² = ( a/b )² ? 5 = a²/b² ? a²=5b²
Podemos concluir que a² é múltiplo de 5. Em decorrência do TFA, temos que, se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então esse número tem que ser múltiplo de 5.
Podemos então escrever que a=5k, com k ? N
Como 5 = a²/b², então b²=5a² e, da mesma forma que admitimos a=5k, temos que b=5k. Mas, se a e b são múltiplos de 5, chegamos a um absurdo, pois, admitimos por hipótese que a e b são primos entre si e MDC (a,b) = 1, portanto ?5 é um número irracional.
***************************************
Há uma incoerência, pois estou afirmando que b = 5k, o que levaria à conclusão de que a=b, mas isto não é o correto. Preciso de ajuda para reformular esta parte de minha demonstração!
Se você está afirmando pelo teorema fundamental que só possuem um divisor comum 1, então onde está a incoerência ? pois, se você está concluindo que eles são iguais é porque possuem 2 divisores, o que seria um absurdo não é ?
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por Cesar » Sáb Nov 12, 2011 18:27
Gente
na atividade 6 disciplins dois tem para resolver as inequacoes max. eu nao sei o q e isso max .. deve ser maximo divisor dos resultados ...nao faco ideia alguem sabe?
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por ivanfx » Sáb Nov 12, 2011 23:29
Cesar escreveu:Gente
na atividade 6 disciplins dois tem para resolver as inequacoes max. eu nao sei o q e isso max .. deve ser maximo divisor dos resultados ...nao faco ideia alguem sabe?
Vá no material de apoio, já possui exercício resolvido referente ao exercício, significa máximo e mínimo, fácil resolver
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ivanfx
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por lucinei daliberto » Dom Nov 13, 2011 12:02
Oi alguem ja começou a atividade 6 poroque estou mais perdida do que cachorro em diade mudança.
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por Cesar » Dom Nov 13, 2011 14:48
ivanfx escreveu:Cesar escreveu:Gente
na atividade 6 disciplins dois tem para resolver as inequacoes max. eu nao sei o q e isso max .. deve ser maximo divisor dos resultados ...nao faco ideia alguem sabe?
Vá no material de apoio, já possui exercício resolvido referente ao exercício, significa máximo e mínimo, fácil resolver
eu vi que tem mais mesmo assim é complicado ja resolvi mais acho que deve estar errado mesmo assim andei......

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por Cesar » Dom Nov 13, 2011 14:49
lucinei daliberto escreveu:Oi alguem ja começou a atividade 6 poroque estou mais perdida do que cachorro em diade mudança.
Lucinei
eu começei se quiser ...
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por rosemari » Dom Nov 13, 2011 16:14
Cesar vi que vc ja começou a responder a atividade 6, como vc fez a questão 1 letra a da atividade 6, disciplina 1. se vc puder mande o email
rosemariyukie@gmail.com.
obrigada
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por Estrela_36 » Dom Nov 13, 2011 17:50
Olá pessoal,
Comecei resolvendo a Atividade 6 da disciplina 2, já que a da disciplina 1 precisa usar um programa específico.
A questão diz: Sejam e números reais positivos satisfazendo as equações x² + y² = 1 e x^4 + y^4 = 17/18. Calcule o valor de 1/xy .
pelo que entendi se trata de um sistema de equações, é isso?
Devo substituir x² = 1 – y² na segunda equação?
Alguém me dá uma luz?
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por Estrela_36 » Dom Nov 13, 2011 19:17
Bom pessoal,
Acabei resolvendo usando a dica de uma colega (Marina) pelo grupo de estudo da Redefor e aproveito para transmitir pra vocês.
Primeiro vc eleva a equação x²+y²=1 ao quadradoo... dai vc vai ter o x^4+y^4.. q dá pra vc substituir por 17/18.. e resolve.. q vc consegue achar o valor de 1/xy=6
Bom estudo,
Roberta.
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por Aparecida » Dom Nov 13, 2011 21:22
Ola pessoal estou com uma pequena duvida. na atividade da disciplina dois. tenho que fatorar a x elevado a quarta potencia + y elevado a quarta potencia =17/18
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por Aparecida » Dom Nov 13, 2011 22:53
Sejam e números reais positivos satisfazendo as equações . Calcule o valor de .
2. Representemos por max(a, b) o maior dos números a e b. Resolva as inequações:
a) (1.0) max(2x + 3, 1 - x) < 4,
b) (1.0) max(2x + 3, 1 - x) > 5.
c) (1.0) min(x + 3, 1 - 2x) < 4,
d) (1.0) min(x + 3, 1 - 2x) > 5.
e) (2.0)
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por Francesca Vilanni » Dom Nov 13, 2011 23:00
2x+3<4
x<1/2
1-x<4
x>-3
Daí intersecção entre as retas -3<x<1/2
Acho que é só isso. Alguém confirma????
Editado pela última vez por
Francesca Vilanni em Dom Nov 13, 2011 23:34, em um total de 1 vez.
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por Aparecida » Dom Nov 13, 2011 23:06
Eu achei : o valor esta entre o -3 e 1/2 foi esses resultados que encontrei.
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por Aparecida » Dom Nov 13, 2011 23:14
2x+3<1-x
2x+x<1-3
3x<-2
x<-2/3
1-x<2x+3
-x-2x<3-1
-3x<2
x>-2/3
Se x<-2/3 temos:
2x+3<4
2x<4-3
2x<1
x<1/2
se x>-2/3 temos:
1-x<4
-x<4-1
-x<3
x>-3
S={x pertence aos numeros reais tal que -3<x<1/2
Foi assim que reolvi agora nao sei se esta certo.
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por Estrela_36 » Seg Nov 14, 2011 02:08
Oi Francesca,
Foi assim que resolvi.
Agora estou em dúvida na letra e . Se puder confirmar sua resposta, seria de grande ajuda.
Respostas:
1) 1/xy = +6
2)
a) {x ? R/ -3 < x < 1/2 }
b) {x ? R/ x > 1}
c) {x ? R/ - 3/2 < x < 1}
d) {x ? R/ x < 2 }
e) {x ? R/ x < 1 e x ? -2 }
Beijinhos,
Roberta
Francesca Vilanni escreveu:2x+3<4
x<1/2
1-x<4
x>-3
Daí intersecção entre as retas -3<x<1/2
Acho que é só isso. Alguém confirma????
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por silvia fillet » Seg Nov 14, 2011 12:40
pessoal, eu tambem cheguei aos seguintes resultados:
1) 1/xy = +6
2)
a) {x ? R/ -3 < x < 1/2 }
b) {x ? R/ x > 1}
c) {x ? R/ - 3/2 < x < 1}
d) {x ? R/ x < 2 }
e) {x ? R/ x < 1 e x ? -2
Atividade 6 d1 ja resolvi
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por Aparecida » Seg Nov 14, 2011 13:31
Essa atividade seis da disciplina dois ´´o calcular
ou tem que explicar cada passo. Estou com essa duvida?
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por bbalthazar » Seg Nov 14, 2011 14:02
Olá Aparecida!
Não fiz essa ativ ainda. Estou tentando resolver as frsções contínuas. Vs sabe fazer? pode me dar uma ajuda?
Obrigada
Aparecida escreveu:Eu achei : o valor esta entre o -3 e 1/2 foi esses resultados que encontrei.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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