Primeiramente, eu gostaria de agradecer muito o espaço! Minha dúvida é sobre como determinar Z em certos casos, como por exemplo, quando este é elevado ao quadrado(Z²) Vou tentar ser mais claro, por exemplo: Quando eu tenho Z3 = 2+3i e Z2 = 5+3i, e eu preciso determinar a conta Z3² + Z2, eu simplesmente não tenho certeza como efetuar o cálculo corretamente. Nesse exemplo eu resolvi essa questão da seguinte maneira: Z3² + Z2 = (2,3).(2,3)+(5,3)i = (4-6,6+9)+(5,3)i = (-2,15)+(5,3)i = (-2+5)+(15+3)i = Z3²+Z2= 3+18i O que fiz aí, foi simplesmente tentar seguir um exemplo q meu professor fez durante a aula, mas não consegui entender nada, acho que fiz alguma coisa errada ou tudo rs.
Também, não sei como fazer equações do tipo Z1+Z2-Z3... Mas nesse tipo de equação, acho que entendi, só não me sinto muito seguro ao calculá-lo. Vou tentar explicar como eu faria um exercício desse tipo Por exemplo, se eu tenho Z1+Z2 = 7+1i, então acho q fica fácil é só trocar Z1+Z2 por 7+1i depois é separar o termo real do imaginário, ficando assim: (7+1)-(2+3)i = 8-5i Gostaria muito de tirar essas dúvidas, nessas duas contas, eu praticamente tive q improvisar uma maneira de resolvê-las, mas não tenho certeza se fiz da maneira certa, por preciso muito que alguém me ajude! Gostaria de mostrar também um video aula que acompanhei atentamente e que realmente consegui aprender muito, mas infelizmente, não ensina como resolver questões como essas que aprensentei. Mas uma vez, muito obrigado pela atenção, espero que alguem me ajude logo, grato!
Uma maneira é fazer a distributiva normalmente e agrupar. Por exemplo: , então .
Note que quando somamos ou subtraimos números complexos, fazemos parte real mais/menos parte real e parte imaginária mais/menos parte imaginária. No exemplo, .
Editado pela última vez por MarceloFantini em Qua Nov 09, 2011 17:45, em um total de 2 vezes.
MarceloFantini, No primeiro exemplo, vc econtrou z3² = -5+6i depois você calcular z3²+z2, no entanto, o que eu acho engraçado é que seguindo outra maneira, o resultado é diferente, veja: z3²+z2 = 2,3).(2,3)+(5,3)i= (4-9,6+6)+(5,3) (-5,12)+(12+3) 0+15i z=15i
Gostaria de saber, porque essa maneira está errada... pois foi meu proprio prof que ensinou dessa maneira, entao tenho medo de errar ao seguir outro modelo e obter uma resposta diferente.. Muito orbigado pela ajuda !
Essa maneira não está errada (apesar que a forma que você escreveu não faz sentido e está errada a notação), mas o que acontece é que eu errei a conta. Reveja minha mensagem anterior, agora com as contas refeitas. O resultado é o mesmo.
Ola MarceloFantini, Desculpe a demora pra respondê-lo, estive sem internet durante esse tempo. Gostaria de agradecê-lo muito, realmente consegui entender perfeitamente. Mas ainda, tenho outras duvidas envolvendo números complexos, irei trabalhar num novo tópico do qual irei fazer alguns exercícios seguindo o raciocínio que aprendi´, assim como fiz neste tópico. Se você puder novamente me ajudar, ficarei muito agradecido novamente. Abraços!
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois
2°) Admitamos que , seja verdadeira: (hipótese da indução)
e provemos que
Temos: (Nessa parte)
Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para .
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso: , certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como é a , e este por sua vez é sempre que , logo:
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.