Primeiramente, eu gostaria de agradecer muito o espaço! Minha dúvida é sobre como determinar Z em certos casos, como por exemplo, quando este é elevado ao quadrado(Z²) Vou tentar ser mais claro, por exemplo: Quando eu tenho Z3 = 2+3i e Z2 = 5+3i, e eu preciso determinar a conta Z3² + Z2, eu simplesmente não tenho certeza como efetuar o cálculo corretamente. Nesse exemplo eu resolvi essa questão da seguinte maneira: Z3² + Z2 = (2,3).(2,3)+(5,3)i = (4-6,6+9)+(5,3)i = (-2,15)+(5,3)i = (-2+5)+(15+3)i = Z3²+Z2= 3+18i O que fiz aí, foi simplesmente tentar seguir um exemplo q meu professor fez durante a aula, mas não consegui entender nada, acho que fiz alguma coisa errada ou tudo rs.
Também, não sei como fazer equações do tipo Z1+Z2-Z3... Mas nesse tipo de equação, acho que entendi, só não me sinto muito seguro ao calculá-lo. Vou tentar explicar como eu faria um exercício desse tipo Por exemplo, se eu tenho Z1+Z2 = 7+1i, então acho q fica fácil é só trocar Z1+Z2 por 7+1i depois é separar o termo real do imaginário, ficando assim: (7+1)-(2+3)i = 8-5i Gostaria muito de tirar essas dúvidas, nessas duas contas, eu praticamente tive q improvisar uma maneira de resolvê-las, mas não tenho certeza se fiz da maneira certa, por preciso muito que alguém me ajude! Gostaria de mostrar também um video aula que acompanhei atentamente e que realmente consegui aprender muito, mas infelizmente, não ensina como resolver questões como essas que aprensentei. Mas uma vez, muito obrigado pela atenção, espero que alguem me ajude logo, grato!
Uma maneira é fazer a distributiva normalmente e agrupar. Por exemplo: , então .
Note que quando somamos ou subtraimos números complexos, fazemos parte real mais/menos parte real e parte imaginária mais/menos parte imaginária. No exemplo, .
Editado pela última vez por MarceloFantini em Qua Nov 09, 2011 17:45, em um total de 2 vezes.
MarceloFantini, No primeiro exemplo, vc econtrou z3² = -5+6i depois você calcular z3²+z2, no entanto, o que eu acho engraçado é que seguindo outra maneira, o resultado é diferente, veja: z3²+z2 = 2,3).(2,3)+(5,3)i= (4-9,6+6)+(5,3) (-5,12)+(12+3) 0+15i z=15i
Gostaria de saber, porque essa maneira está errada... pois foi meu proprio prof que ensinou dessa maneira, entao tenho medo de errar ao seguir outro modelo e obter uma resposta diferente.. Muito orbigado pela ajuda !
Essa maneira não está errada (apesar que a forma que você escreveu não faz sentido e está errada a notação), mas o que acontece é que eu errei a conta. Reveja minha mensagem anterior, agora com as contas refeitas. O resultado é o mesmo.
Ola MarceloFantini, Desculpe a demora pra respondê-lo, estive sem internet durante esse tempo. Gostaria de agradecê-lo muito, realmente consegui entender perfeitamente. Mas ainda, tenho outras duvidas envolvendo números complexos, irei trabalhar num novo tópico do qual irei fazer alguns exercícios seguindo o raciocínio que aprendi´, assim como fiz neste tópico. Se você puder novamente me ajudar, ficarei muito agradecido novamente. Abraços!
Se A = {} e B = {}, então o número de elementos A B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
Se A = {} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?