por Walquiria » Sáb Nov 05, 2011 19:12
Monte um histograma com os seguintes dados:
Supondo que a medição do tamanho de antenas de inseto coletados em uma região onde a variação dos tamanhos em centímetros seja:
2,5;3,2;3,3;5,1;4,2;2,1;1,1;2,9;4,1;3,8;2,7;3,4;3,9;1,2;1,3;1,6;2,6;2,7;4,2;4,8;2,7;2,4;4,5;5,8;6,1;5,7;6,4;5,8;2,1;3,2;2,5;1,2;1,6;4,2;2,1;3,3;2,7;3,3.
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por Neperiano » Sáb Nov 05, 2011 21:40
Ola
Monte uma tabela de frequencias primeiro, depois monte o histograma
Atenciosamente
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por Walquiria » Sáb Nov 05, 2011 22:31
Mas eu não sei fazer nenhum dos dois por isso peço AJUDA!!!
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por Neperiano » Dom Nov 06, 2011 11:47
Ola
Você primeiro deve montar classes, por exemplo de 1 a 2, de 3 a 4
E agrupar todos que pertencem a ela, tipo 1,2 1,4, conte todos e monte uma tabela, tipo
Classes frequencia
1 - 2 10
2 - 3 20
Depois é só montar o histograma, coloque frequencia do lado esquerdo e classes do direito
Atenciosamente
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por Walquiria » Dom Nov 06, 2011 12:48
Desculpe mas está muito confuso não consigo entender mesmo é muitos números??????????
Já tentei mas não está dando certo.
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por Neperiano » Dom Nov 06, 2011 16:13
Ola
Primeira coisa, ordene os numeros, coloque em ordem crescente
Ex: 1 1,2 1,5 2 ...
Depois estabeleça classes
Ex:
1 - 2
2 - 3
3 - 4
Conte quantos numeros se encaixam dentro de cada classe
Ex
Classes Frequencias
1-2 10
2-3 5
3-4 1
Após isso monte o histrograma, no eixo x coloque as classes e no y o numero de frequencias
Ex
10 ----
5 ---------
1 -------------
1-2 2-3 3-4
Mais ou menos isso, ficou meio ruim, mas acho que dá para entender
Tente agora
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por Walquiria » Dom Nov 06, 2011 16:54
Eu fiz de dois jeitos verifica Por Favor qual está certo
Organizei em Rol:
1,1;1,2;1,2;1,3;1,6;1,6;2,1;2,1;2,1;2,4;2,5;2,5;2,6;2,7;2,7;2,7;2,7;2,9;3,2;3,2;3,3;3,3;3,3;3,4;3,8;3,9;4,1;4,2;4,2;4,2;4,5;4,8;5,1;5,7;5,8;5,8;6,1;6,4;
Oganize tabela com distribuição de frequencia:
Classes/Frequencia
1,1 - 1
1,2 - 2
1,3 - 1
1,6 - 1
2,1 - 3
2,4 - 1
2,5 - 2
2,6 - 1
2,7 - 4
2,9 - 1
3,2 - 2
3,3 -3
3,4 -1
3,8 -1
3,9 -1
4,1 -1
4,2 -3
4,5 -1
4,8 -1
5,1 -1
5,7 -1
5,8 -2
6,1 -1
6,4 -1
Ou é assim?????? Creio que essa tabela de baixo é com intervalo de classe não é??????????
Classes Frequencia
1-2 6
2-3 12
3-4 8
4-5 6
5-6 4
6-7 2
Agora Qual das duas tabelas fica mais fácil para que eu possa fazer um histograma. Você poderia pelo menos Por Favor iniciar o histograma apenas para que eu possa ter uma idéia.
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por Neperiano » Dom Nov 06, 2011 17:12
Ola
Você pode fazer dos dois jeitos, entretanto o segundo é melhor, tem menos classes.
Para mim montar aqui é complicado, faça isso:
12
6
8
4
0 1-2 2-3 3-4 4-5 5-6 6-7
E só relacione qual com qual e desenhe
Tente fazer
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por Walquiria » Dom Nov 06, 2011 17:40
Tirando uma dúvida Por Favor
a) Neste mesmo exercício pediram uma tabela com distribuição de frequencia foi a primeira que eu fiz correto?????
b) Neste mesmo exercicio também pediram a distribuição de frequencia com intervalo de classe então é o segundo quadro que eu fiz certo??????
c) Neste mesmo exercicio também pediram determine o número de classes:
Seriam a quantidade de classes que tem na tabela??????
d)Também pediram Determine a amplitude de classes???? Esse eu não sei??????
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por Neperiano » Dom Nov 06, 2011 21:27
Ola
Amplitude de classes é o maior numero da classe menos o menor
De 1-2, é 2-1=1, ou seja a amplitude das classes é 1
O resto está certo
Atenciosamente
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por Walquiria » Seg Nov 07, 2011 19:02
Dúvida?????? desse exercicio: Como eu fiz duas tabelas o número de classes será 06 ou 14?????
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por Neperiano » Ter Nov 08, 2011 14:06
Ola
O numero de classes é 6, porque no outro você não agrupou em classes
Atenciosamente
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por Walquiria » Ter Nov 08, 2011 19:11
Muito Obrigada!
Uma Boa Noite!
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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