por jlrlima » Qua Nov 02, 2011 17:39
Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.comNESTA QUESTÃO........... COMO O PERÍODO DA DIZIMA SÃO OS ALGARISMOS NESTA ORDEM (142857)
E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.
JOSE LUIZ: CONTATO
PROFMATLIMA@HOTMAIL.COMa) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
=)
-
jlrlima
- Novo Usuário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licen em Matemática
- Andamento: formado
por Rosangela Braulino » Qua Nov 02, 2011 19:14
Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Eu encontrei a resposta de 425g o copo com 3/5 da agua.
-
Rosangela Braulino
- Novo Usuário

-
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
por marina23484 » Qua Nov 02, 2011 20:56
Atividades 5 liberadaaaa....
DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:
a)(2,5) Raiz cúbica de 5.
b)(2,5) Raiz cúbica de 11.
2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.
Sugestão: Utilize o Teorema Fundamental da Aritmética.
" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."
a) (5.0) Raiz quadrada de 5.
DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.
2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
-
marina23484
- Usuário Ativo

-
- Área/Curso: Matemátoca
por Maria Vieira » Qua Nov 02, 2011 22:32
Nossa, eu estou ainda quebrando a cabeça na MA2 exerc.1 e no 2c, acho que estou muito atrasada.
-
Maria Vieira
- Novo Usuário

-
- Área/Curso: Matemática
por Maria Vieira » Qua Nov 02, 2011 22:35
Rosangela Braulino escreveu:Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Maria Vieira escreveu:Nossa, eu estou ainda quebrando a cabeça na MA2 exerc.1 e no 2c, acho que estou muito atrasada.
-
Maria Vieira
- Novo Usuário

-
por lucinei daliberto » Qui Nov 03, 2011 06:01
Oi pessoal, todas as atividades que foi proposta cheguei a mesma conclusão de voces. A unica que eu não tenho certeza é aformula da sequencia gostaria que alguem confirmasse que o meu raciocinio esta correto.
n^2 +3n+3, foi nesta formula que cheguei mas...............
Lucinei
-
lucinei daliberto
- Usuário Dedicado

-
- Área/Curso: Matematica
por marina23484 » Qui Nov 03, 2011 06:34
Rosangela Braulino escreveu:Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Rooo.. Tá certoo...
A resposta é 425 gramas...
-
marina23484
- Usuário Ativo

-
por marina23484 » Qui Nov 03, 2011 06:36
lucinei daliberto escreveu:Oi pessoal, todas as atividades que foi proposta cheguei a mesma conclusão de voces. A unica que eu não tenho certeza é aformula da sequencia gostaria que alguem confirmasse que o meu raciocinio esta correto.
n^2 +3n+3, foi nesta formula que cheguei mas...............
Lucinei
Lucinei...
Eu cheguei nessa mesma formulaa....
Mas o q???
Vc resolveu o produto notavel..
(n+2)² - (n+1)
Marina
=)
-
marina23484
- Usuário Ativo

-
por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:18
atividade 5
2) provar para raiz de 5
jlrlima escreveu:Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3+1/3+1/3=375g
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.comNESTA QUESTÃO........... COMO O PERÍODO DA DIZIMA SÃO OS ALGARISMOS NESTA ORDEM (142857)
E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.
PROFMATLIMA@HOTMAIL.COMa) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
a=b=c=5
se a²+b²+c²=75 e ab+bc+ac=75 então : a²+b²+c²=ab+bc+ac , logo a²=b*a => b=a²/a=> b=a fazendo o mesmo para os 3 temos a=b=c substituindo b e c por a temos : a+a+a=15 => 3a=15 => a=5 como a=b=c resulta em a=5 b=5 c=5.
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
=)
Editado pela última vez por
rstta7 em Qui Nov 03, 2011 16:26, em um total de 1 vez.
-
rstta7
- Novo Usuário

-
por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:21
jlrlima escreveu:Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
Disciplina 1 atividade 4
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3+1/3+1/3=375g
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
dividi 2012/6 = 335,33
meu msn é
Olá..
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
poderia ter usado o quadrado da soma de n termos:
(a+b+c)²=a²+b²+c²+2ab+2bc+2ac
a=b=c=5
Marina
=)
-
rstta7
- Novo Usuário

-
por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:31
marina23484 escreveu:Atividades 5 liberadaaaa....
DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:
2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.
" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."
analise no material de apoio tema3 a raiz de 2 (prova) leiam a sugestão acima no lugar de par para raiz de 2 é múltiplo para raiz de 5!!
DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.
2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
-
rstta7
- Novo Usuário

-
por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:32
marina23484 escreveu:Atividades 5 liberadaaaa....
DISCIPLINA 1
analise no material de apoio tema3 a raiz de 2 (prova) leiam a sugestão acima no lugar de par para raiz de 2 é múltiplo para raiz de 5!!
DISCIPLINA 2
-
rstta7
- Novo Usuário

-
por marina23484 » Qui Nov 03, 2011 18:31
Pessoal
Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..
1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?
-
marina23484
- Usuário Ativo

-
por Cesar » Qui Nov 03, 2011 22:56
Pessoal boa noite, ja saiu a atividade 5 ja resolvi mais queria trocar algumas ideias como pode ser feito????? por exemplo eu resolvi o exercicio assim.
1) Mostre uma aproximação por falta com uma casa decimal dos seguintes números.
a) Raiz cúbica de 5
Resolução
Ao resolver temos 1,709975947
Podemos, como sugerido no enunciado, fazer a aproximação por falta.
Vejamos:
raiz cubica de 5 tem por aproximação 1,...
Tomando o 1 ( por falta ) estamos cometendo um erro pois o resultado esta entre 1 e 2 que temos 1< raiz cubica de 5 <2, assim podemos dizer que 1 é a aproximação por falta e o 2 é a aproximação por excesso.
Outro exemplo quando usamos casas decimais.
Exemplo: raiz cubica de 5 = 1,7
Aproximação por falta com um erro de 0,1 caso usemos o 7 e assim por diante caso usemos mais casas decimais.
-
Cesar
- Usuário Dedicado

-
por Cesar » Qui Nov 03, 2011 22:59
marina23484 escreveu:Pessoal
O exercicio 1 mudou..
1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?
o que achei mais dificil foi achar o porque da soma ....
o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5
-
Cesar
- Usuário Dedicado

-
por xandeproenca12 » Sex Nov 04, 2011 00:20
Módulo 1
Disciplina 2 – Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática
Tema 2 – Linguagem Álgebrica
Data de entrega: 04/11/2011
1.
a) n^2 + 3n + 3
b) aplique bhaskara = 183 que encontrará 12ª posição.
2. a) 75
b) 0
c)a=b=c= 5
-
xandeproenca12
- Novo Usuário

-
- Área/Curso: Licenciatura em Ciências/Matemática/Físi
por marina23484 » Sex Nov 04, 2011 07:46
Cesar escreveu:marina23484 escreveu:Pessoal
O exercicio 1 mudou..
o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5
Olá Cesar...
vc achou mais dificil, mas conseguiu resolver???
Ainda nao achei nenhum lugar q me explicasse o pq dissoo...
Por favor se puder me mandar o q achou...
marina23484@hotmail.comMarina
=)
-
marina23484
- Usuário Ativo

-
por deboralino » Sex Nov 04, 2011 11:49
Bom diaa pessoal!!
Gostaria de uma pequena ajuda de vocês se possível claro...
Na disciplina 1 e atividade 4 e execício 3:
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
Aguardo!! =]
-
deboralino
- Usuário Ativo

-
por deboralino » Sex Nov 04, 2011 11:49
deboralino escreveu:Bom diaa pessoal!!
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
Aguardo!! =]
-
deboralino
- Usuário Ativo

-
por marina23484 » Sex Nov 04, 2011 11:55
deboralino escreveu:Bom diaa pessoal!!
Aguardo!! =]
Esse exercicio é o da dizima periódica???
1/7???
Se for.. entao.. o exercicio quer saber a 2012 posicao..
se vc dividir 1/7, ele tem um periodo q se repete de 6 em 6..
Se vc dividir 2012 por 6, vai ter 335 e resto 2...
POr causa do resto 2, a posição é a segunda.. q será o numero 4..
Espero ter ajudadooo..
Marina
=)
-
marina23484
- Usuário Ativo

-
por silvia fillet » Sex Nov 04, 2011 15:20
Cesar, envie um e-mail para voce sobre as atividades MA001 e MA002
-
silvia fillet
- Usuário Parceiro

-
- Área/Curso: licenciatura em matematica
por deboralino » Sex Nov 04, 2011 17:33
Obrigada colega pela ajuda!!
=]
-
deboralino
- Usuário Ativo

-
por Cesar » Sáb Nov 05, 2011 09:25
Galera bom dia.
como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5
1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20
Porque isso????
achei muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
acho que isso que é a resposta da atividade das cadeiras .....
-
Cesar
- Usuário Dedicado

-
por Cesar » Sáb Nov 05, 2011 09:34
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:marina23484 escreveu:Pessoal
O exercicio 1 mudou..
Olá Cesar...
vc achou mais dificil, mas conseguiu resolver???
Ainda nao achei nenhum lugar q me explicasse o pq dissoo...
Por favor se puder me mandar o q achou...
marina23484@hotmail.comMarina
=)
claro meu bem... de uma olhada vou mandar as duas atividades para vc ver se bate com a sua, pois sempre gosto de postar no domingo, assim da tempo da tutora ver se tem algo de errado............ estou mandando o email agora ( sabado).
-
Cesar
- Usuário Dedicado

-
por Lucineia Benetti » Sáb Nov 05, 2011 12:57
propriedade do quadrado perfeito diz que a soma de numeros impares a parir de um encontra-se um quadrado perfeito.exemplo 1+3+5+7+9=25
-
Lucineia Benetti
- Novo Usuário

-
por Francesca Vilanni » Sáb Nov 05, 2011 14:28
Acho que os números são de 16 até 25!!
Estou começando agora para ver se posto amanhã!!!!!
Logo enviarei o que pensei.
-
Francesca Vilanni
- Usuário Ativo

-
por bbalthazar » Sáb Nov 05, 2011 16:22
Olá Cesar,
Também resolvi desse jeito ... será que é só isso mesmo??
Abrçs.
Margarete
quote="Cesar"]Pessoal boa noite, ja saiu a atividade 5 ja resolvi mais queria trocar algumas ideias como pode ser feito????? por exemplo eu resolvi o exercicio assim.
1) Mostre uma aproximação por falta com uma casa decimal dos seguintes números.
a) Raiz cúbica de 5
Resolução
Ao resolver temos 1,709975947
Podemos, como sugerido no enunciado, fazer a aproximação por falta.
Vejamos:
raiz cubica de 5 tem por aproximação 1,...
Tomando o 1 ( por falta ) estamos cometendo um erro pois o resultado esta entre 1 e 2 que temos 1< raiz cubica de 5 <2, assim podemos dizer que 1 é a aproximação por falta e o 2 é a aproximação por excesso.
Outro exemplo quando usamos casas decimais.
Exemplo: raiz cubica de 5 = 1,7
Aproximação por falta com um erro de 0,1 caso usemos o 7 e assim por diante caso usemos mais casas decimais.[/quote]
-
bbalthazar
- Usuário Ativo

-
por Francesca Vilanni » Sáb Nov 05, 2011 16:33
Galera consegui fazer a questão 2 da disciplina 1, vendo esse vídeo.
youtube.com/watch?v=Taw0yr4kxtE
-
Francesca Vilanni
- Usuário Ativo

-
por Marcao » Sáb Nov 05, 2011 17:19
Olá Cesar, tudo bem?
Tbm estou nesse Redefor.
Na questão 1(b) eu entendi que ele quer demonstrar que a soma de números ímpares distintos é sempre um quadrado perfeito?
Ou seja, 1+3+5+7+9=25, que é o número da décima cadeira. Se´ra isso, ou estou enganado?
Marcos
Cesar escreveu:Galera bom dia.
como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5
1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20
Porque isso????
-
Marcao
- Novo Usuário

-
por Cesar » Sáb Nov 05, 2011 18:36
pelo que entendi foi que a soma de 5 numeros consecutivos o resultado sempre vai ser um numero multiplo de 5
Marcao escreveu:Olá Cesar, tudo bem?
Tbm estou nesse Redefor.
Na questão 1(b) eu entendi que ele quer demonstrar que a soma de números ímpares distintos é sempre um quadrado perfeito?
Ou seja, 1+3+5+7+9=25, que é o número da décima cadeira. Se´ra isso, ou estou enganado?
Marcos
Cesar escreveu:Galera bom dia.
1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20
Porque isso????
-
Cesar
- Usuário Dedicado

-
Voltar para Equações
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- números: racionais
por Victor Gabriel » Dom Mai 12, 2013 14:35
- 0 Respostas
- 2832 Exibições
- Última mensagem por Victor Gabriel

Dom Mai 12, 2013 14:35
Álgebra Elementar
-
- Conjunto dos números racionais.
por scggomes » Sex Fev 18, 2011 10:38
- 4 Respostas
- 38200 Exibições
- Última mensagem por scggomes

Sex Fev 18, 2011 16:17
Álgebra Elementar
-
- Adição e Subtração de números racionais
por LuizCarlos » Sex Mar 16, 2012 20:09
- 1 Respostas
- 4436 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sex Mar 16, 2012 22:29
Álgebra Elementar
-
- Numero irracional entre numeros racionais
por Roni Martins » Qua Fev 24, 2010 10:36
- 1 Respostas
- 5968 Exibições
- Última mensagem por Molina

Qua Fev 24, 2010 13:18
Números Complexos
-
- problemas com expressões numeros inteiros e racionais.
por Julie » Qua Jul 28, 2010 10:00
- 3 Respostas
- 11518 Exibições
- Última mensagem por Firstlovi

Sex Jun 10, 2016 05:54
Tópicos sem Interação (leia as regras)
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m: